Pular para o conteúdo principal

Fazer networking em eventos pode transformar a sua carreira! Saiba como

Como fazer networking em eventos

O networking em eventos é vital ao desenvolvimento da sua carreira para construir relacionamentos de longo prazo, bem como uma boa reputação no mercado.

Construir uma forte rede de contatos pode te ajudar a se tornar um nome conhecido no mercado, que influencia e causa impacto na sua área de interesse. Além disso, o networking colabora para:

  • aprendizado contínuo;

  • relacionamentos profissionais duradouros;

  • troca de conhecimento com pessoas renomadas no mercado.

O bom networking em eventos tem base de confiança e apoio — e pode significar a diferença entre uma carreira comum e fenomenal.

Uma maneira de potencializar o networking, é pelo aprendizado continuado, que permite se especializar na área de atuação e expandir o leque de oportunidades.

Neste artigo, reunimos algumas dicas para você saber como tirar o melhor proveito de eventos e fortalecer sua carreira. Aproveite a leitura!

O que é networking?

Networking é sobre construir relacionamentos profissionais de longo prazo, que sejam benéficos para ambas as partes.

Dessa forma, você conhece profissionais com quem pode conversar, trocar experiências e que podem te oferecer (ou receber) conselhos profissionais, mentorias e orientações de carreira ou tornarem-se parceiros de negócios.

O networking em eventos cria conexões certas com as pessoas ideais e promove essas relações regularmente. Nos negócios, tem sua importância devido aos seguintes fatores:

  • desenvolve confiança;

  • proporciona motivação;

  • constrói sua reputação;

  • inspira o pensamento criativo;

  • cria ou encontra oportunidades.

Como fazer networking?

O networking em eventos pode ser importante ponto de virada para que os participantes se envolvam e se conectem com outros indivíduos. Afinal, não se trata apenas de participar de uma reunião superficial, mas de uma oportunidade de encontrar conexões valiosas.

Vale observar que existem diferentes formatos de eventos, como presenciais, virtuais ou híbridos, e o mais importante, em todos os cenários, é participar efetivamente e não apenas ouvir. Participar das discussões, investir na conversa e diálogo com os outros participantes, além de tentar se conectar com palestrantes e organizadores. 

Você sempre pode começar gerando valor para a outra pessoa, veja alguns exemplos:

  • fotografar a conferência e iniciar um diálogo a pessoa que estava palestrando nas redes sociais mencionando a palestra;

  • fazer perguntas e iniciar o diálogo após a palestra ou no chat dos eventos virtuais;

  • realizar conexão com as pessoas nas principais redes sociais durante o evento, mencionando sua participação na conferência. 

No caso do último tipo, há a incorporação de uma variedade de componentes digitais, desde competições de jogos, comunicação entre participantes presenciais e on-line.

Em qualquer um dos casos, o networking em eventos desempenha papel crucial no crescimento de carreira e no aumento de visibilidade. Conheça algumas das principais vantagens:

1 — Contato com quem vivencia desafios similares na prática

Networking em eventos é sobre compartilhar, formar confiança e ajudar uns aos outros em direção aos seus objetivos.

Por isso, ter contato com quem vivencia os mesmos desafios, é um grande diferencial para encontrar oportunidades. Dessa forma, o que foi aprendido com a prática de outras pessoas pode ser aplicado na sua carreira.

Ao fazer isso, você também incentiva a assistência recíproca quando precisar de ajuda em alguma situação no futuro.

Se você assistiu uma palestra interessante, é possível levar o conteúdo para dentro da sua organização de modo a apresentar as ideias e experiências aos seus colegas. Uma opção é convidar a pessoa que palestrou para participar de um evento na sua empresa. Assim, gere valor ao seu negócio e amplie seu networking interno.

2 — Estar em um ambiente de audiência qualificada

Você nunca sabe quem você pode encontrar durante conferências, encontros e feiras. Assim, fazer networking em eventos é uma chance de conhecer pessoas influentes que podem oferecer seu próximo emprego, oportunidade de carreira ou cliente.

Alguns deles podem ser empreendedores ou investidores bem-sucedidos que estão por dentro das novas tendências. Logo, é possível conversar e se relacionar com esses profissionais de modo a melhorar seu repertório e ter novos contatos no mercado.

Por isso, um ambiente de audiência qualificada é interessante para fazer conexões importantes.

3 — Novas visões de mercado

Sua rede pode ser uma excelente fonte de novas perspectivas e ideias para desenvolver a carreira.

Trocar informações sobre desafios, experiências e objetivos é um benefício fundamental do networking em eventos, pois permite obter insights que não seriam possíveis de outra forma.

Longe de ser um incômodo, a maioria das pessoas gosta de se sentir útil e isso é até lisonjeiro. Assim, se você está lidando com uma decisão, desafio ou precisa encontrar uma nova direção, ter contato com um especialista é uma maneira de superar esse momento.

Da mesma forma, oferecer ideias úteis em troca é uma excelente maneira de construir sua reputação como pensador inovador.

4 — Absorver estratégias que já deram certo em outras empresas

Ao realizar networking em eventos, é possível acompanhar apresentações de profissionais que compartilham suas experiências. Dessa forma, você conhece os desafios superados e quais foram as estratégias adotadas.

Com esses relatos, você pode ter insights de melhorias e inovações para os obstáculos da sua empresa ou carreira. O contato com quem já passou por determinadas situações é sempre importante de modo a ter visões diferentes do mesmo problema.

5 — Possibilidade de parcerias e novos contatos

O networking em eventos é sobre ser altruísta e compartilhar experiências que podem ajudar os outros. É importante lembrar que todos ganham.

Engajar-se com suas conexões regularmente, é uma ótima maneira de manter bons relacionamentos. Afinal, é quase impossível criar ou gerir novos negócios sem a ajuda de outras pessoas — empresários bem-sucedidos têm algumas das melhores equipes ao seu redor.

Os melhores relacionamentos são construídos sobre as primeiras impressões que se transformam em conexões duradouras. Enquanto você for amigável, profissional e comprometido, seu resultado sempre será positivo.

Networking em eventos

Embora seus conhecimentos sejam fundamentais na criação ou expansão do seu negócio, seus contatos também fazem parte do processo.

O networking em eventos desempenha papel crucial no crescimento da sua marca pessoal e aumento da sua visibilidade.

Há várias maneiras de fortalecer o relacionamento profissional, como encontrar seus contatos para o café e participar em eventos, como o TDC, o maior quando se trata de desenvolvimento de softwares no Brasil.

No TDC, você tem acesso a 12 trilhas por dia, que incluem conferências, seminários e palestras com profissionais renomados da área de atuação. Ainda há intervalos para incentivar o networking e compartilhamento de conhecimentos.

Nesse artigo, vimos como o networking é importante para sua carreira, podendo transformá-la com os contatos certos e nos lugares certos, como o The Developer’s Conference.

O que você acha de começar agora mesmo a fazer networking em eventos? Conheça o TDC CONNECTIONS!

Palestras indicadas:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhorando Performance de JPA com Spring Web Flow

No TDC2009 realizado pela Globalcode em São Paulo foi apresentado um Lightning Talk sobre um problema específico de performance em aplicações Web com JPA e uma possível solução usando o Spring Web Flow . Num período de 15 minutos, os slides a seguir foram apresentados e seguidos de alguns vídeos de demonstração de uma aplicação Web em execução. Melhorando performance do JPA com Spring Web Flow View more presentations from Dr. Spock . Nesta apresentação foi dito que temos encontrado problemas de performance em aplicações Web que utilizam as tecnologias JSF + JPA + Ajax quando precisamos gerenciar um contexto de persistência (EntityManager). Estes problemas se manifestam quando aplicamos uma resposta errada para a pergunta: Como gerenciar o contexto de persistência numa aplicação Web? Se as aplicações não usam Ajax e limitam-se ao modelo orientado a requisições, a solução mais comum é o uso do design pattern chamado "Open Session In View Filter". Através deste design

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

Dica rápida: Apagando registros duplicados no MySQL

Ola pessoal, Sei que vocês estão acostumados a ver posts meus sobre tecnologia móvel ou algo relacionado, mas hoje vou falar sobre um pequeno "truque" que usei esse final de semana com o MySQL. Eu estava desenvolvendo o lado servidor de uma nova aplicação mobile (ahh, então "tem a ver" com mobile hehe), e quando fui fazer alguns testes percebi que tinha quase 7 mil registros duplicados (!!!) na minha base de dados! Bom, o meu primeiro reflexo como programador foi pensar em fazer um "programinha" Java para buscar e deletar todos esses registros duplicados. Mas ai, resolvi tirar as teias de aranha dos neurônios e usar os vários anos de experiência que passei com SQL e criar uma query que fizesse esse trabalho todo de uma vez!! E a query ficou assim: delete from TABLE_NAME USING  TABLE_NAME, TABLE_NAME  AS  auxtable WHERE   ( NOT  TABLE_NAME.id  =  auxtable.id ) AND   ( TABLE_NAME.name  =  auxtable.name ) Explicação direta: TABLE_NAME

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa