Pular para o conteúdo principal

Inscrever sua equipe em eventos de TI vale a pena? Entenda aqui

Desenvolvedor em evento de TI


Os eventos de TI são importantes para o aprendizado contínuo, especialmente em uma área tão dinâmica, como a de tecnologia.

A necessidade de estar sempre por dentro das tendências pode esbarrar em algumas objeções, como investir em especializações pouco práticas ou opções pulverizadas de mercado.

Por isso, participar de conferências e assistir palestras de especialistas é uma excelente oportunidade para sua equipe se desenvolver.

O melhor de participar de eventos de TI é expandir os conhecimentos e habilidades independentemente da experiência específica, seja um desenvolvedor web ou full stack, por exemplo, as conferências de tecnologia podem ajudar o profissional a se aperfeiçoar.

Isso ocorre devido ao contato com outros especialistas e colegas da mesma área. Além disso, é possível descobrir novas soluções e fazer networking.

Neste artigo, você conhecerá as vantagens da sua equipe participar em eventos de TI. Aproveite a leitura!

Vantagens de participar de eventos de TI

Se o seu objetivo é ter uma empresa bem-sucedida, sua equipe é significativa para impulsionar seus negócios. Dessa forma, incentivar seus colaboradores a desenvolverem suas qualificações pode resultar em motivação e engajamento.

A participação em eventos de tecnologia é uma maneira de manter seus colaboradores atualizados sobre as últimas tendências do mercado, sendo um excelente investimento.

Existem algumas vantagens que seu time pode desfrutar quando participa de conferências e acompanha palestras de especialistas em sua área. Confira, a seguir, as principais!

Especialização do colaborador

Geralmente, as pessoas participam de eventos com intuito de permanecer na vanguarda do seu setor. Outras razões, incluem:

  • assistir a palestras cheias de dicas;

  • ouvir estudos de caso de grandes players;

  • acompanhar a maneira como seus concorrentes operam.

As palestras e apresentações principais oferecem oportunidades valiosas de aprendizado — e ver alguém compartilhar sua história pessoalmente ou on-line pode ser ainda mais impactante.

A maioria das pessoas costuma escolher suas sessões de palestrante com base no assunto mais inspirador, ou útil, e participará apenas de uma pequena parte delas. 

Já no The Developer's Conference (TDC), é possível montar trilhas com as palestras mais relevantes para cada integrante da sua equipe, ajudando a desenvolver e especializar o colaborador.

Valorização do profissional

Atrair e reter talentos é um desafio para qualquer negócio e, com uma força de trabalho diversificada, as necessidades dos funcionários estão se individualizando.

Os benefícios da participação dos eventos de TI podem ajudar na atração e demonstração de apreço pelos colaboradores.

Além de incentivar a produtividade e o desenvolvimento da eficiência, a valorização dos colaboradores pode ser uma ferramenta fundamental com objetivo de atrair e reter os melhores talentos.

Networking com profissionais da área

O networking é outro aspecto incrível das conferências de tecnologia e uma grande razão pela qual sua equipe deve participar de eventos de TI.

Além de ser uma ótima oportunidade de conhecer especialistas e colegas da mesma área, também abre portas para a construção de relacionamentos profissionais.

Esse é um ótimo complemento ao benefício de compartilhar informações e continuar se atualizando à medida que novas mudanças tecnológicas surgem.

Benchmarking do setor de atuação e visibilidade

O benchmarking para equipes significa que a empresa está investindo nos colaboradores e buscando oferecer o melhor aos seus clientes.

O objetivo é a melhoria contínua, algo que todas as empresas devem almejar. Dessa forma, durante eventos de TI, é possível comparar seu negócio com outros, o que pode colaborar a ter novas ideias para desenvolver a organização.

Maiores desafios na hora de inscrever as pessoas da sua empresa em eventos

Separamos alguns dos maiores desafios para inscrições de pessoas em eventos e formas de minimizá-los.

1 — Muitas áreas e temas diferentes de especialização

Com tantas áreas diferentes de especialização, é complicado escolher um evento para cada necessidade, pois envolve:

  • conhecer os eventos;

  • negociar;

  • fazer a inscrição;

  • conciliar a agenda dos colaboradores com as datas do evento.

Uma vantagem do The Developer's Conference é a divisão do evento por trilhas, em que cada trilha é um evento independente, permitindo a escolha dos temas do interesse do seu colaborador para participar. Dessa forma, minimiza os dias fora do projeto e maximiza o aprendizado e aprofundamento no mesmo tema!

Para isso, o TDC conta com as seguintes grandes áreas em trilhas específicas:

  1. Cloud, Devops e Segurança;

  2. Web e Mobile (JavaScript, Front-end, Android, Flutter, iOS);

  3. Agile e Negócios (Gestão Ágil, Agile Coaching, Kanban, RH Ágil, Transformação Digital, Business Agility, Gestão de Produtos e Análise de Negócios);

  4. Arquitetura, Desenvolvimento e Testes (Arquitetura Java, .NET, Python, Design de Código, Microservices, API, Testes e DevTest);

  5. UX e Design (UX Design, Service Design, Product Design, UI Design e Customer Success);

  6. Inteligência Artificial e Dados (IA e Machine Learning, BigData e NoSQL, Arquitetura de Dados e DataScience).

2 — Imprevistos que impedem a participação no evento

Após realizar a inscrição dos colaboradores, imprevistos podem acontecer, como:

  • desligamento do funcionário da empresa;

  • realocação de colaboradores em projetos;

  • novas demandas que impossibilitem a participação.

Por isso, a flexibilidade e personalização no atendimento de inscrições corporativas é fundamental.

No TDC, você receberá códigos para distribuição entre os colaboradores de modo que cada pessoa faça sua própria inscrição. Em caso de imprevistos, você poderá trocar a inscrição do colaborador para outra edição ou pessoa!

E, inscrições adquiridas e não utilizadas podem ser usadas ao longo do ano!

3 — Dificuldade em liberar muitos colaboradores para o mesmo evento

Quando chega a data de um grande evento, a equipe completa quer participar, mas sabemos que não é fácil liberar todas as pessoas ao mesmo tempo, o que gera motivação aos que participam, mas frustração aos que ficaram de fora.

O TDC conta com quatro edições e, com isso, é possível criar um programa de incentivo e participação anual. Você compra um lote de inscrições com desconto progressivo por inscrição e usa ao longo do ano da melhor forma.

TDC: maior evento de TI da América Latina

O TDC é um dos maiores eventos de TI da América Latina e conecta organizadores, palestrantes e participantes em um ambiente de inovação aberta.

Com a possibilidade de escolher trilhas com palestras e temas relacionados aos desafios de um mundo em transformação, os participantes podem acompanhar apenas o que for mais interessante e adequado ao desenvolvimento da sua carreira no momento.

Dessa forma, sua equipe estará por dentro das inovações tecnológicas, e contato com outros profissionais para trazer insights que possam ser integrados ao ecossistema da sua empresa.

O que acha de conhecer as trilhas do TDC 2022? Acesse o site e invista na atualização constante da sua equipe de TI!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Compilador GWT, não se preocupe com JavaScript!

Nesse post vou escrever um pouco sobre o Compilador do Google Web Toolkit , qual é o seu papel no kit, além de algumas dicas para o dia-a-dia no desenvolvimento com a tecnologia. Como exemplo vou usar um novo Projeto Web no Eclipse criado a partir do Google Plugin   para desenvolvimento GWT e/ou App Engine, acesse aqui mais informações e download. Depois de instalar o plugin, dentro do Eclipse siga a sequência para criar o projeto: New - Others - Google - Web Application Project - Defina o nome do projeto e a estrutura raiz de pacotes - Finish. Vou adotar como nome do projeto appGWT e pacote br.com.globalcode . O plugin gera uma aplicativo pronto que permite ao usuário preencher um campo e realizar o envio ao servidor de forma assíncrona (Ajax), quando o servidor responde um Dialog é apresentado com a mensagem de retorno. Para testar a aplicação é só executar o projeto com a opção Wep Application . Veja: O GWT, como já foi comentado , adota um conceito bem interess

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

Dica rápida: Apagando registros duplicados no MySQL

Ola pessoal, Sei que vocês estão acostumados a ver posts meus sobre tecnologia móvel ou algo relacionado, mas hoje vou falar sobre um pequeno "truque" que usei esse final de semana com o MySQL. Eu estava desenvolvendo o lado servidor de uma nova aplicação mobile (ahh, então "tem a ver" com mobile hehe), e quando fui fazer alguns testes percebi que tinha quase 7 mil registros duplicados (!!!) na minha base de dados! Bom, o meu primeiro reflexo como programador foi pensar em fazer um "programinha" Java para buscar e deletar todos esses registros duplicados. Mas ai, resolvi tirar as teias de aranha dos neurônios e usar os vários anos de experiência que passei com SQL e criar uma query que fizesse esse trabalho todo de uma vez!! E a query ficou assim: delete from TABLE_NAME USING  TABLE_NAME, TABLE_NAME  AS  auxtable WHERE   ( NOT  TABLE_NAME.id  =  auxtable.id ) AND   ( TABLE_NAME.name  =  auxtable.name ) Explicação direta: TABLE_NAME

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um