Pular para o conteúdo principal

Inspire a mudança com a liderança ágil

Grupo de colaboradores conversando e trocando insights.

A liderança ágil é essencial para que uma organização realize mudanças de negócios significativas.

Ser líder é uma tarefa desafiadora, especialmente em um cenário de constantes transformações, principalmente na forma de lidar com a relação empresa e pessoal.

Pesquisas sobre liderança na era digital revelam que algumas soft skills têm sido substituídas por outras, o profundo conhecimento na área de negócio, ser referência nas tecnologias utilizadas, ter foco total no prazo e nas entregas e conhecer um arsenal de técnicas e ferramentas, têm dado espaço a habilidades, como:

  • empatia;
  • adaptabilidade;
  • senso de equipe;
  • visão e propósito;
  • engajamento constante.

A colaboração entre pessoas de todos os níveis hierárquicos são vitais, afinal, as equipes estão trabalhando para o mesmo objetivo: o encantamento e atendimento das necessidades do cliente que proporcionarão um crescimento sustentável da organização.

Com propósito claro, estratégia e prioridades definidas, os times desfrutam de uma maior liberdade para atuar de forma autônoma e ágil, trabalhando de modo a proporcionar a melhor experiência ao cliente.

Neste artigo, falaremos sobre a liderança ágil e suas competências. Aproveite a leitura!

O que é liderança ágil?

A liderança ágil é um estilo de gestão caracterizado pela capacidade de:

  • envolver os colaboradores;

  • ter e dar abertura à inovação;

  • encontrar maneiras de inspirar;

  • manter as equipes no caminho certo.

Ao valorizar mais as pessoas do que os processos, focando nas necessidades dos clientes tanto internos quanto externos e observando a mudança, como oportunidade de agregar mais valor, organizações e líderes podem sobreviver e evoluírem tempos de crise e mudança.

Com isso, os líderes se tornam mais humanos, democráticos e inclusivos. Eles dão às suas equipes a confiança para realizarem seus trabalhos e incentivam a autonomia.

Quais são as competências para ser um líder ágil?

A liderança ágil é a capacidade de manter uma empresa funcionando corretamente, navegando com sucesso em processos, pessoas e inovação eficientes e confiáveis. Assim, foco excessivo em uma área pode prejudicar o desempenho em outra.

Por exemplo, a obsessão por eficiência pode levar uma empresa a reduzir qualquer atividade que não contribua diretamente nas operações, incluindo o desenvolvimento das lideranças, pesquisas e soluções, precisamos olhar para a empresa como um organismo vivo, através da complexidade dos sistemas que a compõe, onde um pode influenciar o outro.

Confira, a seguir, algumas das principais competências para uma liderança ágil.

Comunicação regular

A liderança ágil incentiva a colaboração multifuncional e eficaz, removendo silos e acelerando o fluxo de entrega.

Por isso, os líderes precisam estimular a comunicação constante e transparente entre as equipes, reforçar o propósito compartilhado e sentimento de dono pelos resultados da empresa.

Intraempreendedorismo

O termo intraempreendedorismo se refere ao sistema que permite que um colaborador aja como empreendedor na empresa ou em outra organização.

Os intraempreendedores são pessoas automotivadas, proativas e orientadas à ação. Por esse motivo, são profissionais que tomam a iniciativa de buscar um produto ou serviço inovador.

Além disso, essas pessoas podem desenvolver e usar a criatividade para aprimorar os produtos e serviços do negócio, tudo sem nenhum risco associado de ser empreendedor.

Usar essas habilidades como parte de uma equipe permite que o intraempreendedor teste hipóteses e determine quais métodos são mais eficazes para resolver problemas.

Foco em resultados

Como falado anteriormente, o foco deixa de ser apenas na entrega e volta-se aos resultados ligados diretamente à estratégia organizacional. A liderança ágil ajuda a estabelecer objetivos, equilibrando metas de longo prazo com necessidades e solicitações de curto prazo, nunca perdendo de vista o que é importante.

Essa é uma competência que requer planejamento excepcional, gerenciamento de tempo e paciência. Mesmo os líderes experientes lutam para acertar e direcionar o foco em resultados.

Inclusão

A liderança ágil é mais justa e democrática, ajudando a criar sentimento de inclusão em todos os colaboradores. Com isso, o ambiente se torna inclusivo e receptivo à inovação.

A consequência é o sentimento de comunidade, em que ocorre a inspiração e incentivo à mudança na organização.

Em um local de trabalho que proporcione a segurança psicológica necessária para dar abertura a todos, que seja transparente e confiável, os colaboradores se sentem mais seguros e se tornam mais empáticos.

Comprovadamente, times diversos e com segurança para experimentação constroem as melhores soluções para seus clientes.

Desenvolvimento de equipes

Alguns colaboradores lutam com a ideia de mudança contínua, enquanto outros a veem como uma oportunidade de aprender novas habilidades. Porém, trabalhar com um time forte é essencial em qualquer local de trabalho ou organização bem-sucedida.

A liderança ágil e as equipes de alto desempenho funcionam em conjunto, pois, a fraqueza de um atinge a todos. Em contrapartida, a liderança forte reforça, fortalece e inspira as equipes.

Para atingir as competências da liderança ágil é preciso estar em busca não só do progresso da equipe, mas também do desenvolvimento próprio.

Desenvolva sua liderança ágil em uma plataforma de inovação aberta. Inscreva-se no TDC 2022 e aprimore seus conhecimentos!

Agradecemos a colaboração da Guayçara Gonçalves na revisão deste artigo. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Compilador GWT, não se preocupe com JavaScript!

Nesse post vou escrever um pouco sobre o Compilador do Google Web Toolkit , qual é o seu papel no kit, além de algumas dicas para o dia-a-dia no desenvolvimento com a tecnologia. Como exemplo vou usar um novo Projeto Web no Eclipse criado a partir do Google Plugin   para desenvolvimento GWT e/ou App Engine, acesse aqui mais informações e download. Depois de instalar o plugin, dentro do Eclipse siga a sequência para criar o projeto: New - Others - Google - Web Application Project - Defina o nome do projeto e a estrutura raiz de pacotes - Finish. Vou adotar como nome do projeto appGWT e pacote br.com.globalcode . O plugin gera uma aplicativo pronto que permite ao usuário preencher um campo e realizar o envio ao servidor de forma assíncrona (Ajax), quando o servidor responde um Dialog é apresentado com a mensagem de retorno. Para testar a aplicação é só executar o projeto com a opção Wep Application . Veja: O GWT, como já foi comentado , adota um conceito bem interess

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um

Dica rápida: Apagando registros duplicados no MySQL

Ola pessoal, Sei que vocês estão acostumados a ver posts meus sobre tecnologia móvel ou algo relacionado, mas hoje vou falar sobre um pequeno "truque" que usei esse final de semana com o MySQL. Eu estava desenvolvendo o lado servidor de uma nova aplicação mobile (ahh, então "tem a ver" com mobile hehe), e quando fui fazer alguns testes percebi que tinha quase 7 mil registros duplicados (!!!) na minha base de dados! Bom, o meu primeiro reflexo como programador foi pensar em fazer um "programinha" Java para buscar e deletar todos esses registros duplicados. Mas ai, resolvi tirar as teias de aranha dos neurônios e usar os vários anos de experiência que passei com SQL e criar uma query que fizesse esse trabalho todo de uma vez!! E a query ficou assim: delete from TABLE_NAME USING  TABLE_NAME, TABLE_NAME  AS  auxtable WHERE   ( NOT  TABLE_NAME.id  =  auxtable.id ) AND   ( TABLE_NAME.name  =  auxtable.name ) Explicação direta: TABLE_NAME

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Lançamento do JDK 7 no TDC2011 em São Paulo

O The Developer's Conference foi realmente um grande momento para toda comunidade de desenvolvedores, um encontro de comunidades de TI onde foi possível interagir com pessoas incríveis das comunidades .NET, PHP, Python, Cloud, Games e tantas outras. Com mais de 200 palestrantes e 25 coordenadores é difícil até citar nomes sem ser injusta. Neste post gostaria de falar um pouco sobre um acontecimento muito especial para a comunidade Java, o Lançamento mundial do JDK 7! A história toda começou há muito tempo atrás, num relacionamento construído ao longo de vários anos de atuação dos membros do SouJava, participando do JavaOne, das JSRs e muito networking. Mas, durante o último JustJava conversamos com Roger Brinkley e Bruno Souza, e tivemos a felicidade de ter o TDC2011 exatamente no dia planejado para o Lançamento Mundial do JDK7. O grande mérito foi do SouJava e do amigo Bruno Souza (JavaMan). Com a participação formal no Executive Committeé do JCP estamos ficando cada vez ma