O mercado dinâmico da atualidade, com mudanças constantes e concorrência elevada, exige aperfeiçoamento do gestor de TI para se destacar em suas atividades.
Pensando em te ajudar nesse processo, separamos 4 desafios do gestor de TI e como superá-los. Acompanhe!
Transformação digital na atualidade
A transformação digital é constante e define os caminhos futuros da nossa sociedade. Por isso, o setor de TI vem se tornando mais estratégico em empresas de todos os segmentos.
O home office é um bom exemplo de como a revolução digital está se processando. Vamos falar sobre ele e outros pontos nos tópicos a seguir. Confira!
Desafios do gestor de TI
Para se manter atualizado sobre o tema e permanecer competitivo no mercado, é necessário acompanhar as tendências de TI.
Confira, abaixo, alguns dos principais desafios do gestor de TI que você deve conhecer.
1. Modelo de trabalho híbrido
Todas as empresas encaram desafios da transformação digital, considerando que a tecnologia evolui rapidamente.
Durante a pandemia, a necessidade de contornar as dificuldades do isolamento social levou ao desenvolvimento do home office, que já era uma tendência em alta no cenário econômico.
O modelo híbrido envolve o trabalho remoto e presencial. Assim, o colaborador tem autonomia para escolher entre o escritório e sua casa, sendo possível reduzir o desgaste causado pelo deslocamento, principalmente no trânsito. E, ao optar pelo home office, o funcionário evita a insegurança nas ruas.
Nesse caso, os desafios do gestor de TI se referem, principalmente, à gestão de equipes e às ferramentas de trabalho. Esse profissional deve se preocupar em:
manter a motivação da equipe: é necessário fazer com que todos os profissionais fiquem alinhados com as metas e os objetivos, o que nem sempre pode ser fácil devido à flexibilidade, considerando que não é possível uma fiscalização rigorosa devido à distância. Para contornar essa limitação, é preciso contar com indicadores de desempenho e processos constantes de feedback;
efetuar o controle de horas trabalhadas: trata-se de um desafio técnico, podendo ser contornado com uso de ferramentas que registrem a jornada em qualquer local;
alinhar todos os integrantes: fazer com que as informações estejam alinhadas e integradas; Isso é possível com uso de software específico e rotinas de alinhamento que reduzam os problemas;
ter uma comunicação eficiente: na impossibilidade de se comunicar presencialmente, o gestor precisa se ajustar ao ambiente de trabalho, criando comunicações para quem está no presencial e home office.
2. Gerenciamento de atividades
O gerenciamento de atividades sempre é um dos desafios do gestor de TI. Há muitas questões com que se preocupar: organização de projetos, alinhamento de expectativas e prazos.
Para isso, existem algumas metodologias eficazes:
Scrum: coloca em prática o método ágil, o qual efetua projetos com rapidez a partir da cooperação, organização e papéis bem definidos;
Information Technology Infrastructure Library (ITIL): pela aplicação correta dos recursos, essa metodologia permite que as organizações atinjam suas metas;
Kanban: estrutura utilizada para implantação do desenvolvimento ágil de software com uso de um quadro de trabalho, que permite a todos os colaboradores acompanharem cada etapa do projeto.
3. Segurança dos dados
É fundamental que as empresas mantenham as soluções de segurança constantemente atualizadas. Elas devem acompanhar as novas formas de ataque e lacunas que aparecerem. Além disso, é necessário considerar os cuidados com:
senhas;
acessos;
controle de licenças;
bloqueios de mídias removíveis nos computadores e outros aparelhos.
Os dados devem ser protegidos contra ataques e vazamentos de modo a garantir confiabilidade aos clientes e cumprir as normas da LGPD. Além da tecnologia, os colaboradores precisam ser treinados para evitar situações de risco.
4. Qualificação do time
A área de TI se expande de forma rápida e, consequentemente, a busca por profissionais qualificados tende a crescer. Não investir na qualificação dos profissionais implica em graves prejuízos para o setor.
Os prejuízos aparecem na forma de:
baixa qualidade nos resultados;
desmotivação dos colaboradores;
aumento da quantidade de erros.
dificuldade de retenção dos colaboradores nas equipes
Colaboradores sem a devida capacitação produzem menos e ficam desmotivados, já que consomem mais tempo na conclusão do trabalho e sentem dificuldades em executar suas tarefas, além disso, acabam desmotivando outras pessoas da equipe
É recomendado procurar bons parceiros que ofereçam eventos para maior aprendizagem dos profissionais.
Para ajudar a enfrentar os desafios do gestor de TI, conheça o TDC, uma plataforma de inovação aberta com conferências dinâmicas para apresentar os assuntos mais relevantes em tecnologia conforme as necessidades locais e internacionais.
Aproveite e saiba mais sobre o TDC 2022. Participe e convide seus amigos gestores. Será uma experiência valiosa para sua equipe!
Comentários