Pular para o conteúdo principal

O futuro é data driven! Prepare-se dominando as aplicações de inteligência artificial

Uma mão segura um celular com ícones de conectividade, como wifi e e-mail. Atrás, a cidade é composta por inúmeros prédios, conectados com o celular.


Até pouco tempo, o conceito de Inteligência Artificial (I.A) era visto como algo futurista e ainda muito distante de se concretizar. Porém, observando o panorama atual, pode-se perceber como essa tecnologia evoluiu e, agora, já integra diversas atividades do dia a dia.

Este recurso foi incorporado a diversos segmentos de negócios, como na utilização de técnicas de análise de dados (Data Analytics), para transformá-los em insights acionáveis. 

Mas como a I.A pode agregar valor ao seu time e sua empresa? É o que vamos explorar neste conteúdo. Continue a leitura e veja como ficar por dentro dessa inovação!

Melhorias na gestão de dados

Os grandes volumes de dados são um campo vasto e fascinante que pode esclarecer quase todos os aspectos de uma organização ou indústria. Coletar dados de seus processos de negócios e analisá-los pode permitir a descoberta de algumas percepções surpreendentes.

Você pode usar essas informações para:

  • aumentar a produtividade;
  • criar melhorias no processo;
  • reduzir o desperdício e aumentar os lucros.

Quando se trata de melhoria de processos de análise de dados, podemos destacar:

  • análise precisa dos dados;

  • melhorias locais e medição contínua;

  • informação para aprimoramento do processo;

  • definição do que exatamente você precisa mensurar;

  • visão panorâmica de todas as etapas de um processo de negócios.

Visão geral sobre os clientes

Utilizando técnicas de análise de dados com inteligência artificial, sua empresa terá melhor compreensão do que seus consumidores estão comprando e o que eles não estão.

O acompanhamento dos dados de compras por cliente revelará tendências de demanda e oportunidades de venda cruzada de outros produtos.

Se um de seus clientes estiver comprando software administrativo de RH, por exemplo, mas não o serviço de suporte financeiro, você poderá criar campanhas de marketing visando essa oportunidade específica.

Ao acompanhar os hábitos de compra, você pode criar uma visão completa das necessidades de negócios de seus clientes.

Com inteligência acionável de técnicas de análise de dados, sua equipe de vendas pode entrar em reuniões de clientes bem preparadas para responder a perguntas, além disso, sua equipe de desenvolvimento conseguirá entender melhor as necessidades do usuário.

À medida que você e sua equipe aprendem mais sobre as necessidades de seus clientes, você pode oferecer um serviço melhor, fortalecer os relacionamentos e conquistar a fidelização de clientes.

Vendas personalizadas

Com base em análise de dados e automatização de processos, é possível alcançar vendas mais altas ou a reaproximar relacionamentos com consumidores afastados, visto que, com poucos cliques é possível criar jornadas de compra personalizadas para atender a necessidade de cada potencial cliente.

Por meio de detalhes sobre histórico de vendas de produtos em vários setores, você é capaz de garantir que sua equipe esteja preparada para picos de demanda e pronta para resolver qualquer questão.

Estes são apenas dois exemplos de como você pode tomar mais decisões baseadas em dados. Ter informações precisas e oportunas ao alcance dos seus dedos facilitarão a justificação de ações realizadas com sua equipe e seus clientes.

Alta demanda de profissionais

A Inteligência Artificial é totalmente adaptável, uma vez que ela se beneficia da capacidade de interação entre humanos e máquinas.

Não é à toa que cada vez mais as empresas estejam investindo nesse nicho, já que é possível traçar padrões de personalização e análises preditivas em cenários diversos.

Sendo assim, o colaborador pode trabalhar melhor os dados e simular alterações no número de pedidos, clientes novos, visitas, arrecadação financeira e gastos, o que possibilita criar uma vantagem competitiva mercadológica.

Por ser um mercado extremamente aquecido, existe uma grande demanda por profissionais na área,  o que faz com que cada vez mais os profissionais queiram se especializar em inteligência artificial e análise de dados.

Poucos especialistas em inteligência artificial no mercado


Se pensarmos nas possibilidades que a IA oferece ao mercado de trabalho, podemos notar uma grande variedade de escolhas, especializações e perfis profissionais capazes de atender a esse nicho de atuação.

Um ponto interessante sobre tudo isso é que não é apenas o segmento de TI que oferecerá oportunidades de trabalho com inteligência artificial. Empresas de segmentos como marketing, transportes, finanças, até medicina, serão beneficiadas com a tecnologia da informação automatizada.

​Como você pôde conferir neste artigo, a inteligência artificial chegou para manter o mercado ainda mais aquecido, fazendo com que equipes estejam bem preparadas e ganhem destaque, alavancando também a qualidade do serviço entregue pelas empresas.

Comece a preparar sua equipe para o sucesso agora, investindo no treinamento de I.A. O The Developer's Conference tem uma trilha especifica para Inteligência Artificial que você pode conhecer, clique para acessar a trilha premium!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Compilador GWT, não se preocupe com JavaScript!

Nesse post vou escrever um pouco sobre o Compilador do Google Web Toolkit , qual é o seu papel no kit, além de algumas dicas para o dia-a-dia no desenvolvimento com a tecnologia. Como exemplo vou usar um novo Projeto Web no Eclipse criado a partir do Google Plugin   para desenvolvimento GWT e/ou App Engine, acesse aqui mais informações e download. Depois de instalar o plugin, dentro do Eclipse siga a sequência para criar o projeto: New - Others - Google - Web Application Project - Defina o nome do projeto e a estrutura raiz de pacotes - Finish. Vou adotar como nome do projeto appGWT e pacote br.com.globalcode . O plugin gera uma aplicativo pronto que permite ao usuário preencher um campo e realizar o envio ao servidor de forma assíncrona (Ajax), quando o servidor responde um Dialog é apresentado com a mensagem de retorno. Para testar a aplicação é só executar o projeto com a opção Wep Application . Veja: O GWT, como já foi comentado , adota um conceito bem interess

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

Dica rápida: Apagando registros duplicados no MySQL

Ola pessoal, Sei que vocês estão acostumados a ver posts meus sobre tecnologia móvel ou algo relacionado, mas hoje vou falar sobre um pequeno "truque" que usei esse final de semana com o MySQL. Eu estava desenvolvendo o lado servidor de uma nova aplicação mobile (ahh, então "tem a ver" com mobile hehe), e quando fui fazer alguns testes percebi que tinha quase 7 mil registros duplicados (!!!) na minha base de dados! Bom, o meu primeiro reflexo como programador foi pensar em fazer um "programinha" Java para buscar e deletar todos esses registros duplicados. Mas ai, resolvi tirar as teias de aranha dos neurônios e usar os vários anos de experiência que passei com SQL e criar uma query que fizesse esse trabalho todo de uma vez!! E a query ficou assim: delete from TABLE_NAME USING  TABLE_NAME, TABLE_NAME  AS  auxtable WHERE   ( NOT  TABLE_NAME.id  =  auxtable.id ) AND   ( TABLE_NAME.name  =  auxtable.name ) Explicação direta: TABLE_NAME

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um