Pular para o conteúdo principal

D.B.C.D. - Desenvolvimento baseado na "Caverna do Dragão"

Depois de muito tempo sem assistir este épico desenho, acabei topando com ele novamente enquanto esperava minhas crianças acordarem (é sério mesmo!).

Assisti por 60 segundos e logo peguei meu laptop pois acabava de ter o meu último insigth do ano: você já imaginou ensinar desenvolvimento de software para aqueles personagens? Teríamos uma equipe PERFEITA, pense bem:

- Bob: o jovem valente com um tacape aparentemente podereso, mas poucas vezes ajuda efetivamente. É o programador Ruby on Rails.
- Daiana: teríamos aquela jovem com bastão mágico que pode dar longos pulos. Casa perfeitamente com metodologias ágeis e Sprint.
- Erick: o bundão com aquele escudo. É o cara da auditoria PMI com pós em CMM. Sabe tudo de logs é expert em TXT.
- Sheila: a fulana que tem a capa que pode sumir. Bem, essa nem precisa de explicação. Muitos programadores sofrem de síndrome de Sheila.
- Presto: é o mágico que em situações extremas tenta tirar algo do chapéu, mas nunca funciona. Basicamente é o fulano que tem a idéia de dar um reboot no servidor.
- Henck: o cara valente que lidera a galera e tal. Tipo do cara certinho que quando solta um pum logo levanta a mão e fala: "fui eu!!!". Obviamente é o Scrum Master.
- Mestre dos magos: nossa senhora! esse é o arquiteto terceirizado que colocam alguns minutos por semana dele no seu projeto, ele dá sugestões mas nunca a implementa, afinal, ele já parou de programar há mais de 10 anos.

E pense sobre o mundo onde eles estão presos: este mundo é o mundo corporativo, onde todos tentam encontrar uma saída mas ela não existe. Cada capítulo é um projeto e em cada projeto pessoas pensam em sair daquele mundo e abrir uma pousada, virar marceneiro, caminhoneiro, vagabundo...

Adicionalmente imaginem o quanto isso vai facilitar um bocado para o RH: procura-se desenvolvedor Java EE tipo Presto, ou tipo Henck, Bob, Diana.

É uma semelhança absurda. E cada um ainda tem um "Vingador".... Desculpem a viagem, mas não pude deixar de documentá-la.

-Vinicius Senger

Comentários

Wagner Santos disse…
Nossa, viagem total kkkkkkkkkkk =), já estou pensando em criar o D.O.S (Desenvolvimento Orientado a Smurfs) O_o
Wagner Santos disse…
Fica uma outra sugestão,

Vamos adicionar a UNI (a unicórnio miserável que sempre atrapalha os caras de voltarem para o casa), ela pode ser a analista de qualidade que sempre impede o sistema de subir para produção XD .kkkkkkkkk que tal?
chunga disse…
KKKKK!!!! Muito bom!
Anônimo disse…
Depois de ler o post eu remeto-me aos anos 80 onde a maoria dos desenvolvedores não seguiam metodologia alguma, copiavam códigos da internet, as aplicações tinham as piores performances de consultas. A questão é que eles ainda se achavam o tal. Mal conhecem estrutura de dados e só usam subquery com union para alongar o código. Agora que usam um ou outro framework, continuam se achando, porque colocam um sistema na Web e mal sabem calcular um volume de dados e performance de acesso. Viva ao profissional copy-paste!!!. Não precisa de metodologia e tão pouco de processo, porque a sua aplicação é anti-bug.
MDantas disse…
Caramba Vinícius .... viagem mesmo! heheheee

Feliz ano novo!
Perenha disse…
E quem seria o Tiamat??? Talvez um chefe carrasco, que chega amedrontando todo mundo e criando uma desordem geral, hehehehe...
ReiTak disse…
Boa Vinicius, bela de uma viagem, só complementaria dizendo que os clientes estão mais para nivel Vingador hohoho Já que é oq sempre tenta matar a equipe hehehe
Anônimo disse…
Caraca, não falta mais nada!
:s
Anderson disse…
Tiamat na vdd são os clientes , pois cada hora diz uma coisa , é o mesmo q fazer a "entrevista" com uma cabeça diferente a cada reunião.

D.O.S = Desenvolvimento Orientado a Smurfs , boa essa , gostei. só tenho a curiosidade de saber onde se encaixaria a Smurfete kkkkk
Anônimo disse…
boa é a visão a respeito do rail, pmi e do scrum. mostra a falta de conhecimento em relação a outras tecnologias e metodologias.
Ri muito !! :-D
Amiguinho disse…
Simplesmente do outro mundo. Excelente !
Raphael disse…
A Uni acho que representa o Go Hourse Process, sempre obrigado todos a voltar ao msmo ponto.
Unknown disse…
Temos outras metodologias surgindo por aí:

D.O.D => Desenvolvimento Orientado a Dragonball
D.O.D.Z => Desenvolvimento Orientado a Dragonball "Z" (versão "EZtreme" do D.O.D)
B.T.D.D => Ben-Ten-Driven-Development (Metodologia desenvolvida no planeta "Galvan Prime" por Azmuth, criador do OmniTrix e guru do paradigma de OOD (Object-Oriented-DNA)

P.S.

Viajadas maiores são bem-vindas. Afinal, é Natal!

Postagens mais visitadas deste blog

TDC BUSINESS, chega a São Paulo com novas trilhas de Inteligência Artificial e Inovação

Maior conferência de profissionais de tecnologia do Brasil abordará temas em alta no momento como, por exemplo, Inteligência Artificial, Segurança, Ciência de Dados e Inovação O TDC BUSINESS, a 17° edição do The Developer's Conference na cidade de São Paulo, que acontece entre os dias 19 e 21 de Setembro, reunirá profissionais e especialistas da área para troca de experiência, compartilhamento de conteúdos e networking. Com o tema central: “Tecnologia para negócios transformadores”, o evento será totalmente híbrido, ocorrendo presencialmente no espaço Pro Magno, e com transmissão simultânea e atividades de network pela internet. A expectativa é reunir mais de 14.000 pessoas, somando a participação presencial e online.   Segundo Yara Mascarenhas, Fundadora e Host do Evento, “nosso objetivo com o TDC é inspirar a colaboração entre os profissionais e empresas para construir uma nova realidade para o mercado de TI.  Vamos juntar tecnologia e negócios com as trilhas técnicas...

12 ESQUENTAS TDC ESPERANDO POR VOCÊ

O TDC nasceu do sonho de profissionais que valorizam o compartilhamento de conhecimento, experiências e oportunidades entre as comunidades de desenvolvedores.  Por isso, o crescimento do TDC nunca poderia ficar longe do crescimento das comunidades! Pensando nessa união, criamos um projeto quente: O ESQUENTA TDC ! Visando divulgar os meetups de comunidades que querem transformar e inspirar carreiras, foi co-criado este projeto lindo e cheio de apoio, onde o TDC abraça meetups de diversas comunidades espalhadas pelo Brasil e elas contribuem com a divulgação da edição regente.  O TDC Innovation vai rolar de 14 a 16 de JUNHO, mas até lá vão acontecer muitos encontros incríveis!  Fique por dentro das comunidades que vão participar, quais temas irão abordar e claro as datas e locais para você participar. 💥Esquentas TDC Innovation 2023: 24/05 - Esquenta TDC: Carreira e Desenvolvimento Presencial em Floripa das 19:00 as 21:30 com inscrição AQUI Comunidade: Google Developer...

Site da Globalcode: Design e integração com JSF, Facelets, RichFaces e JBossSeam

O site da Globalcode foi criado por uma agência e depois desenvolvido internamente, utilizando algumas das nossas tecnologias preferidas: - JavaServer Faces - Facelets - RichFaces - JPA - JBoss Seam (que não poderia faltar na nossa arquitetura). O site é abastecido com informações do sistema de gestão educacional, o GES ( Global Education System ). Na prática isto quer dizer que as turmas, o conteúdo dos cursos, o Orçamento Eletrônico , matrícula eletrônica em minicursos gratuitos, páginas Unidades Globalcode , tudo vem do GES. Ou seja, estes dados são alterados automaticamente quando alteramos os dados no GES e não precisa passar nas mãos de ninguém da área de TI. E o pessoal de vendas e negócios adora ficar livre do pessoal da TI. A utilização de Facelets gerou muitos benefícios e facilidades, e agora até o André Frota , que era mais designer que programador fica aflito para eliminar uma ou outra página 100% HTML, que não usa Facelets. Além dos muitos novos requisitos ...

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad...

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android...

JavaOne Brasil, dicas para submissão de palestras

Não quero parecer pretensiosa dando dicas para submissão de palestras para o JavaOne Brasil, mas sim repassar os tantos conselhos e sugestões recebidas pelos vetaranos do JavaOne: Bruno Souza e Leonardo Galvão que revisaram dezenas de submissões para o JavaOne e ajudaram a aprovar tantas palestras, e também misturar um pouco da minha experiência na seleção de palestras nos eventos realizados pela Globalcode e SouJava . 10 anos de JavaOne: http://www.globalcode.com.br/noticias/Globalcode10AnosNoJavaOne Os palestrantes ganham a entrada! A submissão pode ser feita em português! O passo mais importante para ser aprovado como palestrante no JavaOne é sem dúvida nenhuma submeter pelo menos uma palestra. Então, independente de qualquer coisa, participe, arrisque, divulgue.  Mas, se quiser aumentar as suas chances...   1) Leve a sério: peça para amigos fazerem uma leitura crítica do texto, e claro uma boa revisão ortográfica. 2) Submissão de várias palestras ou variações do ...