Pular para o conteúdo principal

ScrumToys disponível no NetBeans 6.8

Com o lançamento da versão final do NetBeans 6.8 realizado recentemente em conjunto com o anúncio da versão final do Java EE 6 e Glassfish v3, resolvemos experimentar a versão do projeto ScrumToys que acompanha esta IDE e certificar que está tudo ok.

Quem instalar a nova versão do NetBeans (download aqui!) já terá imediatamente disponível o projeto ScrumToys como um exemplo de aplicação Web que demonstra diversas das novas funcionalidades do JSF 2.0. Basta acessar a IDE e criar um novo projeto e escolher no painel de exemplos o ScrumToys, como ilustra a imagem ao lado. Após ter o projeto aberto, basta executar (pressionar F6 ou 'play'). Considerando que o Glassfish foi instalado junto com o NetBeans, a compilação, empacotamento e deploy serão realizados. Em alguns segundos o usuário verá a página inicial da aplicação através do navegador de internet disponível.

O vídeo a seguir ilustra como experimentar esta aplicação.


O código fonte completo estará disponível após criar o projeto exemplo e poderá ser analisado a qualquer momento pelo desenvolvedor.

Esta aplicação foi desenvolvida por um grupo de instrutores e desenvolvedores do corpo técnico da Globalcode atendendo à solicitação do líder da especificação do JSF 2.0, Ed Burns. Logo o projeto ganhou espaço e foi incorporado ao pacote de exemplos que acompanham esta nova versão do NetBeans. Este projeto também está disponível no repositório SVN do projeto Mojarra (implementação de referência do JSF 2.0) que pode ser acessado no site java.net. Quem desejar propor melhorias ou correções pode contribuir enviando sugestões para os responsáveis pelo projeto indicados no site.

Para outras informações sobre o ScrumToys veja em:
By Spock
http://blog.spock.com.br/
P.S.: Read this post in english!

Comentários

Yara Senger disse…
Gostaria de parabenizar todos que participaram deste projeto, é simplesmente sensacional ver o resultado. Baixar o NetBeans, e lá está nosso projeto educaciona.

Sem palavras para agradecer o esforço de cada um de vocês : domingos, noites, almoços resolvendo bugs e melhorias no projeto.

Um abraço,
Yara
Daniel disse…
Olá,

vcs poderiam dar uma olhada nesse tópico do fórum para me ajudar? Encontrei problemas ao rodar o exemplo.
Clique no meu nome(link) para ver o erro no fórum do netbeans.
Dr. Spock disse…
Olá Daniel,

Notei que o problema reportado é um bug no ScrumToys.

Em uma classe customizada que implementa um custom scope tem um atributo privado do tipo Application, que não é serializável. Quando fazermos o shutdown do Glassfish ou da aplicação, o Glassfish serializaem disco a sessão do usuário. Após ligar o Glasshfish ou a aplicação novamente, o Glasshfish restaura todas as sessões serializadas. Ao recuperar o TaskScope, o Glassfish tenta colocar uma String no lugar do Application, resultando no erro de ClassCasException reportado.

Para efeito de demostração das funcionalidades do JSF 2.0, este erro não prejudica porque a sessão recuperada será perdida. Mas, a aplicação e o Glasshfish continuam rodando. Então, o usuário conseguirá abrir o navegador e acessar a aplicação com uma nova sessão.

O certo seria não usar um atributo privado para o Application e sim sempre usar o FacesContext para obter este objeto dentro do metódo implementado.

Obrigado pelo feedback!
[]'s
Spock
http://blog.spock.com.br/
iluminati disse…
parabens pela iniciativa cara
agradeço fortemente

Postagens mais visitadas deste blog

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

Palestras do TDC Business Disponíveis Online

🚨 Atenção, TDC Lovers! O TDC Business em São Paulo acabou, mas os conteúdos mal começaram!  Não pô de aproveitar a STADIUM ao vivo? Não tem problema, porque trouxemos ela até você. Todas as palestras da STADIUM, palco principal do TDC, já estão no ar e liberadas para qualquer pessoa assistir. Essa Trilha incrível conta com palestras de Trilhas Premium e temas variados de forma GRATUITA para você poder maratonar de casa!  Aproveite para prestigiar seu evento de TI favorito com pipoca direto do seu sofá. 🎥 🍿 Gravação da STADIUM, 22 a 24 de Agosto de 2022, disponível aqui: https://www.globalcode.com.br/videos/tdc-2022-business/  Todas as demais trilhas do TDC Business serão publicadas gradualmente nas próximas semanas, fique atento aos nossos e-mails, você será notificado por lá quando sua Trilha estiver disponível. Acompanhe nossas redes sociais para não perder nada e ficar por dentro de todas as novidades do TDC!

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

TDC INNOVATION lança University Pass

Modalidade de ingresso tem como objetivo ajudar na capacitação dos universitários Uma pesquisa realizada em 2020 pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) diz que até o ano de 2024 o Brasil precisará de cerca de 420 mil profissionais na área de Tecnologia da Informação. Porém, por ano, a mesma pesquisa diz que o país forma apenas 46 mil profissionais capacitados no nicho. Pensando nisso, para ajudar na formação e capacitação desses jovens profissionais, o TDC INNOVATION, segunda edição do ano do The Developer's Conference, lança o University Pass, modalidade de ingresso que possibilita aceso digital gratuito a todas as palestras do evento, ou com 50% de desconto para quem preferir ir pessoalmente. Com o tema central “Desafios para a criação do futuro Digital”, o TDC INNOVATION ocorrerá entre 1 e 3 de junho, de forma híbrida: presencialmente no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis, e com transmissão simultaneamente pela

Inspire a mudança com a liderança ágil

A liderança ágil é essencial para que uma organização realize mudanças de negócios significativas. Ser líder é uma tarefa desafiadora, especialmente em um cenário de constantes transformações, principalmente na forma de lidar com a relação empresa e pessoal. Pesquisas sobre liderança na era digital revelam que algumas soft skills têm sido substituídas por outras, o profundo conhecimento na área de negócio, ser referência nas tecnologias utilizadas, ter foco total no prazo e nas entregas e conhecer um arsenal de técnicas e ferramentas, têm dado espaço a habilidades, como: empatia; adaptabilidade; senso de equipe; visão e propósito; engajamento constante. A colaboração entre pessoas de todos os níveis hierárquicos são vitais, afinal, as equipes estão trabalhando para o mesmo objetivo: o encantamento e atendimento das necessidades do cliente que proporcionarão um crescimento sustentável da organização. Com propósito claro, estratégia e prioridades definidas, os times desfrutam de uma ma

Facelets ainda mais divertido! Parte II

De volta ao Facelets , na primeira parte mantive o foco na utilização de templates e técnicas de reutilização visando maior agilidade para desenvolver telas com JSF , mas o Facelets vai bem além disso! Nesse post vou comentar e mostrar um pouco sobre a criação de componentes UI (User Interface) usando xht ml - na minha opinião esse é o grande diferencial da tecnologia. Com esse recurso é possível customizar / padronizar componentes usando xhtml + tags JSF + JavaScript + Css, sem código Java. A ideia é bem próxima ao Tag File em uma rápida comparação com JSP (JavaServer Pages), mas no caso do Facelets feito de uma forma ainda mais simples e com aderência a (infra)estrutura do JSF. Vou descrever o mesmo cenário da primeira parte, um sistema composto por vários cadastros ( C reate R ead U pdate D elete). Pensando especificamente em cada formulário, usando como exemplo um rascunho ou protótipo para o cadastro de Fornecedores, podemos assumir o seguinte formato: campos para preenchi