Pular para o conteúdo principal

Academia do Programador no Ensino Médio

Logo após o lançamento da Academia do Programador, esta carreira foi apresentada para a Flávia Teresa de Lima, que é a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio da Escola Fernão Gaivota, que após verificar o pré-requisito, o conteúdo e os objetivos, ressaltou:

“Trabalhar este conteúdo ajudaria o desenvolvimento do pensamento lógico, visto que o exercício realizado na resolução de um problema computacional consiste na análise dos objetivos determinados, das ferramentas disponíveis, bem como a definição dos passos necessários para alcançar estes objetivos possibilita a reversibilidade do pensamento e o pensamento antecipatório. Habilidades que são fundamentais para a construção do conhecimento.”

Então a ideia de incluir a Academia do Programador como conteúdo integrante do Ensino Médio foi amadurecendo e foi definido que em 2010 os alunos do 2º ano do Ensino Médio teriam 2 aulas semanais dedicadas a Academia do Programador, totalizando as 80h desta carreira.

A experiência que tive na primeira aula foi interessante, pois quando apresentei o Program-ME os alunos fizeram diversas perguntas interessantes:

“Dá para acender a lâmpada do meu quarto, ao invés de acender esta lampadinha (se referindo ao LED)?”

“Funciona sem estar conectado ao computador?”


“Tem um computador em miniatura aí dentro?”


Acredito que será muito gratificante trabalhar este conteúdo com alunos que estão na faixa dos 16 anos, apresentando este mundo tecnológico ‘por dentro’ e, quem sabe, despertando o desenvolvedor ou inventor que existe dentro deles.


Fiz um post no Globalcoders (Fechando o 2º ano do Ensino Médio com chave de ouro: Programação, Arduino, Automação e Cloud Computing) ao final do ano para compartilhar um projeto realizado com a turma.

Comentários

Unknown disse…
Muito legal sua experiência Marcelo. Na YaW tbém estamos apostando nessa iniciativa, aproximar esse treinamento da "garotada" do Ensino médio, algo como um curso técnico.
rbellia disse…
Muito importate isso...

Faz um tempo estava conversando com um colega de trabalho que estava estudando realidade aumentada na faculdade de Design, e ele estava me mostrando umas experiências com o Arduino.
Depois que fui no Open TDC 2009 e tomei mais conhecimento sobre o Arduino, voltei a discutir o assunto com ele e mostrei um vídeos, onde uma turma de alunos (~ 16, 17 anos, acho que era na Itália) fazia uma bicileta andar sozinha com o Arduino.
Esse meu colega falou: "Sabe o que eu estava aprendendo na escola quando tinha 16 anos ? Excell ! Enquanto os caras tão fazendo uma bicicleta andar sozinha..."

Hoje o ritmo de inovações é tão forte que as empresas de tecnologia já não conseguem fazer previsão para mais do que 05 anos. Surgem ocupações no mercado de trabalho e as instituições de ensino/profissionalizantes não conseguem acompanhar.

O único caminho é ensinar essa garotada a pensar !

Parabéns pela iniciativa da Globalcode e da escola Fernão Gaivota...
Unknown disse…
O que falar... Um verdadeiro sonho!!!! Fragozo, Marcelo e equipe da escola Fernão Gaivota são pessoas incrivelmente sonhadoras na mesma proporção que são realizadores. Parabéns!

Estou muito feliz com este resultado e poder de alguma forma colaborar com o ensino médio é algo difícil de descrever.

Aproveito para agradecer a toda equipe que se empenhou e continua se empenhando no desenvolvimento da Academia do Programador: Paulo Santos, Elaine, Kleber, Dr. Spock, André, Yara e Mel.

Espero em breve visitar a turma e já estamos combinando uma data para isso.

-Vinicius Senger
CALERA disse…
Grande iniciativa!

Mais do que nunca se faz necessário despertar o "desejo" de saber e de aprender dessa garotada.

É muito gratificante.

Sou aluno do Marcelo na Fernão Gaivota e portanto sou suspeito por postar este comentário, mas não pude deixar passar a oportunidade de deixar o meu apoio.

Parabéns Marcelo!
Parabéns Flávia!
Sucesso Fernão Gaivota!

Grande abraço!
Emerson disse…
Eu realmente tenho uma frustração enorme de na minha época(1989-1991) não ter tido a oportunidade de contar com uma academia dessa no ensino médio. Talvez eu tivesse seguido carreira na área. Fiz o superior em Proc. de Dados na faculdade da mini-saia mais famosa do Brasil(Geisy Arruda) que não me serviu pra nada. Uma academia dessa no colegial teria feito a diferença pra mim. Agora, infelizmente, se eu quiser, tenho que pagar($$$), paciência né galera? Parabéns a Globalcode por influenciar o ensino em TI , tão positivamente no país.
Fiz um post no Globalcoders (Fechando o 2º ano do Ensino Médio com chave de ouro: Programação, Arduino, Automação e Cloud Computing: http://blog.globalcode.com.br/2010/03/academia-do-programador-no-ensino-medio.html) ao final do ano para compartilhar um projeto realizado com a turma.

Postagens mais visitadas deste blog

TDC BUSINESS, chega a São Paulo com novas trilhas de Inteligência Artificial e Inovação

Maior conferência de profissionais de tecnologia do Brasil abordará temas em alta no momento como, por exemplo, Inteligência Artificial, Segurança, Ciência de Dados e Inovação O TDC BUSINESS, a 17° edição do The Developer's Conference na cidade de São Paulo, que acontece entre os dias 19 e 21 de Setembro, reunirá profissionais e especialistas da área para troca de experiência, compartilhamento de conteúdos e networking. Com o tema central: “Tecnologia para negócios transformadores”, o evento será totalmente híbrido, ocorrendo presencialmente no espaço Pro Magno, e com transmissão simultânea e atividades de network pela internet. A expectativa é reunir mais de 14.000 pessoas, somando a participação presencial e online.   Segundo Yara Mascarenhas, Fundadora e Host do Evento, “nosso objetivo com o TDC é inspirar a colaboração entre os profissionais e empresas para construir uma nova realidade para o mercado de TI.  Vamos juntar tecnologia e negócios com as trilhas técnicas...

JavaOne Brasil, dicas para submissão de palestras

Não quero parecer pretensiosa dando dicas para submissão de palestras para o JavaOne Brasil, mas sim repassar os tantos conselhos e sugestões recebidas pelos vetaranos do JavaOne: Bruno Souza e Leonardo Galvão que revisaram dezenas de submissões para o JavaOne e ajudaram a aprovar tantas palestras, e também misturar um pouco da minha experiência na seleção de palestras nos eventos realizados pela Globalcode e SouJava . 10 anos de JavaOne: http://www.globalcode.com.br/noticias/Globalcode10AnosNoJavaOne Os palestrantes ganham a entrada! A submissão pode ser feita em português! O passo mais importante para ser aprovado como palestrante no JavaOne é sem dúvida nenhuma submeter pelo menos uma palestra. Então, independente de qualquer coisa, participe, arrisque, divulgue.  Mas, se quiser aumentar as suas chances...   1) Leve a sério: peça para amigos fazerem uma leitura crítica do texto, e claro uma boa revisão ortográfica. 2) Submissão de várias palestras ou variações do ...

Seja palestrante no TDC!

Os interessados em palestrar na maior plataforma de Inovação Aberta para desenvolvimento do ecossistema de teologia, tem até 25 de setembro para se inscrever A última edição do ano do TDC (The Developer's Conference), maior conferência para profissionais de tecnologia do Brasil, já tem data confirmada. O TDC Future, que acontece nos dias 6 a 8 de dezembro, em formato híbrido, ocorrerá presencialmente na UniRitter de Porto Alegre, e com transmissão simultânea pela plataforma Hopin. O evento traz como tema central: “O papel da tecnologia na construção do amanhã”, e reúne gestores, especialistas e profissionais da área para debater sobre o futuro da tecnologia, o impacto na vida das pessoas e seu papel na transformação da sociedade. A seleção de palestras nacionais e internacionais, ainda está com o Call4Papers aberto até 25 de setembro, os interessados em participar poderão submeter uma proposta por meio do site do evento . O tema deve estar vinculado a uma trilha específica, que é...

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa...

Facelets uma forma mais ágil para construção de telas – Parte I

A construção de telas ou camada de apresentação em um sistema MVC seja web ou desktop é uma tarefa complexa e de extrema importância. Nesse post vou comentar e mostrar algum exemplo do Facelets como solução para os desafios existentes nessa etapa especificamente para web. Com a web cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, um fato é que com isso nossos usuários tornam-se mais exigentes em relação a usabilidade, agilidade, performance ou de uma forma bem resumida “o usuário espera uma navegação simples e agradável aonde uma determinado tarefa possa ser concluída em poucos passos e em um curto espaço de tempo”. Atender as expectativas em relação ao que o usuário espera com o que realmente ele precisa, definir uma estrutura flexível a mudanças sem engessar o desenvolvimento, acessibilidade, portabilidade em múltiplos navegadores, tudo isso e muito mais, num prazo que quase sempre é apertado. Um outro ponto fundamental é manter o time motivado e produtivo em um ambiente que favoreça a...

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger