Pular para o conteúdo principal

Browsers para todos os gostos e um aperitivo de Selenium nas nuvens

Em 1989, foi derrubado o muro de Berlim. O ensaista Francis Fukuyama decretou o "fim da história": o capitalismo norteamericano havia vencido a guerra fria com seu sistema rival, o antes temido comunismo soviético. De fato, o sistema capitalista se tornou dominante, com a exceção de um par de cenários de reality show onde moram alguns milhões de pessoas: o Pedro Bial de um deles usa um topete midiático e o outro, que não raspa a barba há meio século, virou garoto propaganda da Adidas.

Na geopolítica, de lá pra cá, a hegemonia norteamericana sofreu abalos: vivemos em um novo mundo multipolar, onde outros atores passaram a crescer em relevância, principalmente os BRICs.

Em 2002/2003, a primeira guerra dos browsers também chegou ao fim. Com mais de 95% de participação, o Internet Explorer se tornou o único browser relevante. Os webdesigners colocavam avisos dizendo que, se você não atualizasse seu browser para IE 6, você não teria o privilégio de visitar aquele site.

Assim, para quê se preocupar com os padrões do W3C ou da ECMA ? Se não funcionava para os desajustados, eles que se ajustassem. Naquela época, acessar a web a partir do celular era uma raridade, e apenas os nerds mais radicais insistiam em usar um desktop Linux: assim como os grupúsculos de ultraesquerda que só existem em diretórios de estudantes de universidades públicas, eles se dividiam entre os partidários de cada distribuição. Para o dono da confecção que queria divulgar suas promoções na internet, ou simplesmente falar orgulhosamente para os clientes "agora temos um saitenauebe !", o fato de alguém não poder acessar a página inicial dele usando o Konqueror era irrelevante.

Hoje, a situação é bem diferente. O acesso à web por celulares e PDAs, dos quais apenas uma minoria consegue rodar IE, é corriqueiro. Computadores de mesa, laptops e netbooks comprados nas Casas Bahia já vêm com Ubuntu instalado, e Macs não são mais exclusivos de designers estilosos. Em novos dispositivos como mini-tablets (Kindle, iPad = iPhone de Itu), ainda não se sabe se haverá uma plataforma dominante. O ChromeOS também deve mexer nesse mix.

Nas estatísticas, a participação do IE já se reduziu aproximadamente à metade dos dispositivos que acessam a web, e a metade restante está bastante pulverizada. Hoje, o dono da confecção que passou a depender mais da web e não reformulou seu site IE-only desde 2002, pode estar deixando de fora metade dos seus clientes.

Quem já leu algum outro post deste blog, deve ter percebido que sou viciado em teste de software: como fazer para testar seu site com um número crescente de browsers ? Comprar diversos tipos de hardware, instalar sistemas operacionais diversos e contratar um exército de testadores manuais não parece ser uma estratégia viável para o dono da confecção.

É ai que começamos a pensar no assunto da moda: cloud. Seria possível montar uma infraestrutura com máquinas virtuais, cada uma executando um sistema operacional e um browser diferente, e poder controlá-los remotamente, executando um mesmo roteiro de testes ?

Felizmente, isso é possível. A família de ferramentas Selenium permite montar tal infraestrutura através do Selenium Grid. No site tem um passo-a-passo de como montar um conjunto de nós escravos de Selenium Grid no serviço EC2 da Amazon (http://selenium-grid.seleniumhq.org/setting_up_selenium_grid_on_ec2.html)

Outra possibilidade, talvez menos nerd, é contratar alguém que já fez isso e que oferece o teste como serviço (TaaS ?), a partir dos seus próprios scripts para Selenium, numa nuvem pública. Você paga o que o taxímetro indicar, e recebe os relatórios no conforto do seu browser. Este serviço é oferecido pela BrowserMob (http://browsermob.com). De quebra, você pode fazer testes de carga com um número grande de browsers reais, reutilizando toda a lógica dos seus testes funcionais, em vez de precisar escrever testes específicos para ferramentas como JMeter.

Se, por algum motivo, você não deseja confiar sua preciosa lógica de teste (o que provavelmente não é o caso do dono da confecção) aos cuidados de terceiros, daria para montar uma nuvem interna usando, por exemplo, o Eucalyptus nos computadores que normalmente ficariam ociosos durante a noite.

Pretendo explorar esta possibilidade nas próximas semanas e postar os resultados do experimento.
Aguardem.

Jorge Diz
http://twitter.com/jorgediz

Comentários

Dr. Spock disse…
Oi Jorge,

Acho que o tico e teco aqui não captaram os binds. Qual o bind entre guerra fria, BBB, esquerda, radicalismo, etc com os browsers, testes e selenium? Eles conseguiram captar sobre a necessidade de testes automatizados com a crescente adoção de vários browsers e meios diferentes de conexão (konqueror, safari, firefox, chrome, opera, iphone, ipod, pc, mac, smartphones, netbooks, ipad, etc). Nesse ponto tudo bem! Começou com história/filosofia e parou no técnico ... aí pifou o teco ... e o tico ficou confuso :)
Jorge Diz disse…
Explicando:

Guerra fria ~ Guerra dos browsers

Capitalismo ~ IE : vitória esmagadora

Relíquias comunistas ~ Usuários de outros browsers

BRICs ~ FOCS (Firefox, Opera, Chrome, Safari)

A geopolítica mudou desde o fim da guerra fria ~ O cenário da web mudou desde o fim da guerra dos browsers.

Ai talvez faltou continuar com a metáfora ...
mas a ideia era tentar mostrar que o mundo mudou e que vc espanta metade dos seus clientes se continuar com a ideia de que o IE marcou o "fim da história"

Acho que dei um cavalo de pau quando comecei a falar de testes, uma vez montado o cenário...

Obrigado pelo feedback :)

Jorge
Anônimo disse…
Pois sua "metafora" ficou excelente! So nao havia entendido o lance do BRICs, que esclareceu aqui. Parabens! - Daniel

Postagens mais visitadas deste blog

Compilador GWT, não se preocupe com JavaScript!

Nesse post vou escrever um pouco sobre o Compilador do Google Web Toolkit , qual é o seu papel no kit, além de algumas dicas para o dia-a-dia no desenvolvimento com a tecnologia. Como exemplo vou usar um novo Projeto Web no Eclipse criado a partir do Google Plugin   para desenvolvimento GWT e/ou App Engine, acesse aqui mais informações e download. Depois de instalar o plugin, dentro do Eclipse siga a sequência para criar o projeto: New - Others - Google - Web Application Project - Defina o nome do projeto e a estrutura raiz de pacotes - Finish. Vou adotar como nome do projeto appGWT e pacote br.com.globalcode . O plugin gera uma aplicativo pronto que permite ao usuário preencher um campo e realizar o envio ao servidor de forma assíncrona (Ajax), quando o servidor responde um Dialog é apresentado com a mensagem de retorno. Para testar a aplicação é só executar o projeto com a opção Wep Application . Veja: O GWT, como já foi comentado , adota um conceito bem interess

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um

Dica rápida: Apagando registros duplicados no MySQL

Ola pessoal, Sei que vocês estão acostumados a ver posts meus sobre tecnologia móvel ou algo relacionado, mas hoje vou falar sobre um pequeno "truque" que usei esse final de semana com o MySQL. Eu estava desenvolvendo o lado servidor de uma nova aplicação mobile (ahh, então "tem a ver" com mobile hehe), e quando fui fazer alguns testes percebi que tinha quase 7 mil registros duplicados (!!!) na minha base de dados! Bom, o meu primeiro reflexo como programador foi pensar em fazer um "programinha" Java para buscar e deletar todos esses registros duplicados. Mas ai, resolvi tirar as teias de aranha dos neurônios e usar os vários anos de experiência que passei com SQL e criar uma query que fizesse esse trabalho todo de uma vez!! E a query ficou assim: delete from TABLE_NAME USING  TABLE_NAME, TABLE_NAME  AS  auxtable WHERE   ( NOT  TABLE_NAME.id  =  auxtable.id ) AND   ( TABLE_NAME.name  =  auxtable.name ) Explicação direta: TABLE_NAME

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u

Lançamento do JDK 7 no TDC2011 em São Paulo

O The Developer's Conference foi realmente um grande momento para toda comunidade de desenvolvedores, um encontro de comunidades de TI onde foi possível interagir com pessoas incríveis das comunidades .NET, PHP, Python, Cloud, Games e tantas outras. Com mais de 200 palestrantes e 25 coordenadores é difícil até citar nomes sem ser injusta. Neste post gostaria de falar um pouco sobre um acontecimento muito especial para a comunidade Java, o Lançamento mundial do JDK 7! A história toda começou há muito tempo atrás, num relacionamento construído ao longo de vários anos de atuação dos membros do SouJava, participando do JavaOne, das JSRs e muito networking. Mas, durante o último JustJava conversamos com Roger Brinkley e Bruno Souza, e tivemos a felicidade de ter o TDC2011 exatamente no dia planejado para o Lançamento Mundial do JDK7. O grande mérito foi do SouJava e do amigo Bruno Souza (JavaMan). Com a participação formal no Executive Committeé do JCP estamos ficando cada vez ma