Pular para o conteúdo principal

CInTeQ 2010: Rex Black e testes ágeis

"De chiquilín te miraba de afuera ...", começa o tango. "Quando era moleque te olhava de fora". Essa nostalgia tangueira foi evocada quando li algumas coberturas do CInTeQ 2010, que aconteceu aqui mesmo em SP nos dias 22 e 23/03. Infelizmente, não pude comparecer. Felizmente, foi anunciada uma nova edição para o próximo ano, e farei todo o possível para participar.

Da cobertura, me chamou a atenção o foco de algumas das palestras, particularmente a do Rex Black (um dos papas do teste de software), sobre agilidade. Gostaria muito de ter assistido a palestra. Segundo a cobertura do Fabrício Ferrari, do QualidadeBR (http://bit.ly/9Tw2Ys) , ele abordou assuntos como o papel da automação, gestão dos testes no contexto de Scrum, testes exploratórios e testes baseados em risco.

É ótimo ver que, também na área de testes, os conceitos da agilidade começam a fazer parte da corrente principal dos projetos de tecnologia da informação. Talvez no Brasil ainda a gente esteja bem no início: lá fora agilidade em geral já é "mainstream".

Até pouco tempo atrás, me sentia um pregador solitário no meio do deserto, tentando mostrar como não é apenas possível, como indispensável adotar pelo menos alguns conceitos de agilidade para poder testar eficazmente. Participo de comunidades ligadas à agilidade e ao teste de software, e vejo que ainda é preciso construir pontes entre elas: as diferenças entre modelos mentais ainda são grandes.

Na comunidade ágil, da qual participo desde que esta começou a se organizar no Brasil (palestrei já no XP Brasil 2002 sobre refactoring com AOP), os profissionais de teste são percebidos em geral como muito ligados ao modelo em cascata e à gestão baseada em comando e controle, e atividades de terceirização de serviços de testes são vistas com bastante reserva: afinal, teste é visto como algo indivisível do desenvolvimento: já fazemos example-driven development, certo ?

Comecei a trabalhar com automação de testes (capture & replay em ambiente AIX/Motif) em 94, depois de fazer um curso de tópicos de teste no mestrado da FEEC/UNICAMP, com o prof. Jino (um dos pioneiros na área no Brasil). A automação estava bem nos primórdios, e mais ou menos naquela época é que começou a se configurar o mercado das ferramentas comerciais de automação de teste baseadas na interface usuário (licenças caríssimas e soluções sem dor).

Essa percepção da automação baseada apenas na interface usuário ainda é forte na comunidade de testes, mas os agilistas vêem com reservas o investimento excessivo nesse tipo de automação, assim como a gestão segregada das atividades de teste e a insistência em documentação formal.

Em contrapartida, o uso eficaz de técnicas de automação para testes de unidade, convergência entre requisitos e testes automatizados (ATDD, BDD) , dev+ops, dublês de teste e padrões de projeto para apoiar a testabilidade (dependências injetáveis, presenter-first) parecem ter um eco bem maior na comunidade ágil: alguns desses conceitos são ainda estranhos para muitos profissionais de teste.

Em suma, ainda há um longo caminho a ser percorrido para unir experiências e avançar nos testes e na agilidade, com o objetivo de ter melhor qualidade e entregar software com mais valor para o negócio. Cada vez dependemos mais de software no dia a dia, para trabalhar, para nos comunicarmos e até para garantir nossa integridade física. Tendo começado com uma letra de tango, termino parafraseando a bossa nova:

"Os pogueiros que me desculpem, mas qualidade é fundamental."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad...

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op...

TDC BUSINESS, chega a São Paulo com novas trilhas de Inteligência Artificial e Inovação

Maior conferência de profissionais de tecnologia do Brasil abordará temas em alta no momento como, por exemplo, Inteligência Artificial, Segurança, Ciência de Dados e Inovação O TDC BUSINESS, a 17° edição do The Developer's Conference na cidade de São Paulo, que acontece entre os dias 19 e 21 de Setembro, reunirá profissionais e especialistas da área para troca de experiência, compartilhamento de conteúdos e networking. Com o tema central: “Tecnologia para negócios transformadores”, o evento será totalmente híbrido, ocorrendo presencialmente no espaço Pro Magno, e com transmissão simultânea e atividades de network pela internet. A expectativa é reunir mais de 14.000 pessoas, somando a participação presencial e online.   Segundo Yara Mascarenhas, Fundadora e Host do Evento, “nosso objetivo com o TDC é inspirar a colaboração entre os profissionais e empresas para construir uma nova realidade para o mercado de TI.  Vamos juntar tecnologia e negócios com as trilhas técnicas...

12 ESQUENTAS TDC ESPERANDO POR VOCÊ

O TDC nasceu do sonho de profissionais que valorizam o compartilhamento de conhecimento, experiências e oportunidades entre as comunidades de desenvolvedores.  Por isso, o crescimento do TDC nunca poderia ficar longe do crescimento das comunidades! Pensando nessa união, criamos um projeto quente: O ESQUENTA TDC ! Visando divulgar os meetups de comunidades que querem transformar e inspirar carreiras, foi co-criado este projeto lindo e cheio de apoio, onde o TDC abraça meetups de diversas comunidades espalhadas pelo Brasil e elas contribuem com a divulgação da edição regente.  O TDC Innovation vai rolar de 14 a 16 de JUNHO, mas até lá vão acontecer muitos encontros incríveis!  Fique por dentro das comunidades que vão participar, quais temas irão abordar e claro as datas e locais para você participar. 💥Esquentas TDC Innovation 2023: 24/05 - Esquenta TDC: Carreira e Desenvolvimento Presencial em Floripa das 19:00 as 21:30 com inscrição AQUI Comunidade: Google Developer...

JSON fácil em Java com GSon !

Ola pessoal ! O formato JSON ( J ava S cript O bject N otation) vem se consagrando cada vez mais na comunicação de dados, principalmente nos dispositivos móveis devido a esse formato ser mais leve que o XML e também mais legível. Uma prova disso são as inúmeras bibliotecas que existem para manipular esse formato, e no caso do Android, o suporte ao JSON é nativo. Mas apesar de ter esse suporte nativo, algumas operações devem ser feitas manualmente e o código acaba ficando um pouco verboso e repetitivo, já que para cada objeto que se deseja transmitir é necessário fazer um método que lê as propriedades do JSON e faz as devidas atribuições no seu objeto Java. Vamos supor o seguinte objeto sendo transmitido em JSON: {   user: {     id: 123456,     name: "Neto Marin",     username: "netomarin",     email: "netomarin@globalcode.com.br"   } } Se você fosse tratar um Webservice que envia esse JSON para o seu aplicativo Android...

JavaOne Brasil, dicas para submissão de palestras

Não quero parecer pretensiosa dando dicas para submissão de palestras para o JavaOne Brasil, mas sim repassar os tantos conselhos e sugestões recebidas pelos vetaranos do JavaOne: Bruno Souza e Leonardo Galvão que revisaram dezenas de submissões para o JavaOne e ajudaram a aprovar tantas palestras, e também misturar um pouco da minha experiência na seleção de palestras nos eventos realizados pela Globalcode e SouJava . 10 anos de JavaOne: http://www.globalcode.com.br/noticias/Globalcode10AnosNoJavaOne Os palestrantes ganham a entrada! A submissão pode ser feita em português! O passo mais importante para ser aprovado como palestrante no JavaOne é sem dúvida nenhuma submeter pelo menos uma palestra. Então, independente de qualquer coisa, participe, arrisque, divulgue.  Mas, se quiser aumentar as suas chances...   1) Leve a sério: peça para amigos fazerem uma leitura crítica do texto, e claro uma boa revisão ortográfica. 2) Submissão de várias palestras ou variações do ...