Pular para o conteúdo principal

Retrospectiva 2010

A vida é composta por diversos ciclos: horas, dias, semanas, meses, anos... e a cada ciclo é natural que façamos planos e retrospectivas e, naturalmente, buscamos melhorar e conquistar novos objetivos e formas de superar os problemas e situações que não dependem da nossa vontade.

Este ano foi muito importante para o Brasil por diversas razões: aumento da confiança nacional em relação à crise internacional, eleições, ascenção total das redes sociais para as corporações, Copa do Mundo e planejamento para 2014, reaquecimento do mercado de trabalho para TI, finalização do processo da Sun/Oracle e muitas definições em relação ao futuro da plataforma Java, entre outros milhares de fatos importantes.

Cada empresa reagiu diferentemente em relação a tudo isto, e qual foi a forma que nós da Globalcode encontramos para superar os desafios dos últimos anos ?

Nossa estratégia de crescimento não é vertical, não buscamos o crescimento apenas da Globalcode transformando-se em uma mega corporação, mas sim o crescimento horizontal, plural, junto com diversas outras empresas e pessoas, criando um ecossistema comercial onde todos juntos ficamos muito mais fortes.
Globalcode, V.Office, Season, Divus, YouAndWe, Destaque Capacitação, Grupo Fernão Gaivota, Adekz, Catho, Lambda3, LinuxMall, Microsoft, Adex Gráfica, Anhembi Morumbi, Unicsul, WTV, SoaExpert e todas as outras empresas que estiveram conosco em 2010!
São 12 Unidades Globalcode espalhadas por diversas cidades e estados do Brasil onde potencializamos o talento de outras pessoas e empresas que representam nossos treinamentos. Da mesma forma criamos novos treinamentos em parceria com outras pessoas e empresas de forma que ganhamos amplitude sem perder profundidade, distribuindo os novos treinamentos para toda a rede de parceiros Globalcode.

O mesmo conceito foi aplicado aos eventos da Globalcode, que não são mais realizados no singular, mas sim em conjunto com muitas empresas, em um modelo onde todos crescem. O sucesso do The Developer's Conference 2010 foi um grande marco, definitivamente um rito de passagem do modelo de negócios no singular para o plural.

Vale a pena conferir algumas realizações e conquistas marcantes para nós da Globalcode em 2010.


Retrospectiva Globalcode
Iniciativa Open4Education

A iniciativa Open4Education é um dos mais importantes pilares da Globalcode e fez parte da nossa história desde o inicio. Por isto, resolvi fazer uma retrospectiva especial para Open4Education, que em 2010 ficou muito mais Open através das transmissões, vídeos e parcerias!
Blog Globalcoders

O Blog Globalcoders, também é uma amostra do poder do coletivo, do plural, o resultado da competência de diversos instrutores e autores que colaboraram na difusão do conhecimento e da informação em mais de 120 posts.

Vale a pena conferir os 10 posts mais acessados, o que não quer dizer que são os melhores ou mais importantes, apenas uma forma de classificação e reconhecimento.
Fica aqui nosso sincero agradecimento a todos os colaboradores do blog, e esperamos que o Globalcoders tenha ainda muito mais posts em 2011.


Vídeos, Vídeos e muito mais vídeos!
A disponibilização dos vídeos foi uma das maiores conquistas da Globalcode em 2010, foram mais de 30 vídeos disponibilizados este ano, e ainda tem muito mais para 2011!

Vale lembrar que tudo isto foi possível graças à parceria com a WTV, que além de fazer a transmissão dos eventos em alta qualidade em tempo real também fez a edição e a disponibilização dos vídeos!

Vale a pena ver de novo!

Top 10 vídeos Profissão Java
Top 5 - Vídeos The Developer's Conference 2010
    Iniciativa ElétronLivre

    A iniciativa ElétronLivre foi uma das grandes conquistas da Globalcode em 2010, foram muitas realizações, criações e novidades.
    Confira a Retrospectiva 2010 Elétron Livre!

    Yara Senger
    http://twitter.com/yarasenger
    http://twitter.com/globalcode
    http://twitter.com/open4education

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    10 reasons why we love JSF

    1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

    EJB 3: Uma evolução sob os conceitos do Hibernate e Spring

    Definitivamente o modelo de componentização definido no Java EE 5 e 6 evoluiu e melhorou muito. Mas, sem dúvida muita dessa evolução se deve às pressões do Hibernate e Spring Framework. Estes dois últimos frameworks nasceram baseados no conceito de POJO, que nada mais é do que a concepção de um modelo de componentização baseado em classes Java sem as regras impostas pelo EJB (curioso, sem o EJB não existiria o Hibernate ou o Spring). A morte dos Entity Beans O Hibernate nasceu da idéia de promover um modelo de persistência mais simples que o proposto pelos EJBs do tipo Entity Beans definido na especificação EJB 2.x. Este foi o primeiro tipo de EJB a sofrer com a evasão de desenvolvedores com o surgimento deste framework e a conscientização sobre os problemas nos Entity Beans. A partir de um modelo baseado em JavaBeans e o uso do JDBC, o Hibernate usa a Reflection API para gerar os SQLs necessários para persistir o estado de beans em diversos banco de dados relacionais, além de defini...

    O que é Lógica de programação?

    Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad...

    JavaOne Brasil, dicas para submissão de palestras

    Não quero parecer pretensiosa dando dicas para submissão de palestras para o JavaOne Brasil, mas sim repassar os tantos conselhos e sugestões recebidas pelos vetaranos do JavaOne: Bruno Souza e Leonardo Galvão que revisaram dezenas de submissões para o JavaOne e ajudaram a aprovar tantas palestras, e também misturar um pouco da minha experiência na seleção de palestras nos eventos realizados pela Globalcode e SouJava . 10 anos de JavaOne: http://www.globalcode.com.br/noticias/Globalcode10AnosNoJavaOne Os palestrantes ganham a entrada! A submissão pode ser feita em português! O passo mais importante para ser aprovado como palestrante no JavaOne é sem dúvida nenhuma submeter pelo menos uma palestra. Então, independente de qualquer coisa, participe, arrisque, divulgue.  Mas, se quiser aumentar as suas chances...   1) Leve a sério: peça para amigos fazerem uma leitura crítica do texto, e claro uma boa revisão ortográfica. 2) Submissão de várias palestras ou variações do ...

    Tendências: NoSQL

    Muitos de nós já fomos testemunhas e presenciamos tendências tecnológicas virem com intensidade e se dispersarem tão rapidamente como surgiram. Há alguns anos acompanho a popularização e a adesão de padrões de infraestruras e plataformas para suportar aplicações web. A decisão de usar uma ou outra solução é com freqüência respaldada por casos de sucessos. Notadamente é considerável o peso dado ao que a start-up de sucesso do momento está utilizando. Tais decisões levam a uma reação em cadeia que direciona o mercado de desenvolvimento de software de uma maneira bem significativa. Uns dos mais populares stacks de hoje tem uma abreviação peculiar: LAMP. Esta combinação de letras são, na verdade, atalhos para os mais famosos projetos open source que se tem conhecimento: Linux, Apache (servidor HTTP) e MySQL. A última letra desta seqüência merece um destaque pela sua ambigüidade pois pode simbolizar a inicial de uma entre as mais populares linguagens script ( Python , PHP e Perl )....

    Java no mundo das Telecomunicações

    Este é meu primeiro post aqui no blog e gostaria de dizer que estou muito feliz em também poder contribuir com esta grande (e crescente) família Globalcode. Vou começar escrevendo aqui sobre um tópico pouco explorado no universo Java: o seu uso no mundo das telecomunicações. Vários de vocês podem ter trabalhado em projetos para empresas de telecom utilizando a tecnologia Java. Eu mesmo já participei de alguns, implantando sistemas de tarifação, faturamento, CRM e cobrança. Mas o objetivo deste post é um pouco diferente: estou falando do uso de Java na própria rede de telecom. Como vocês podem imaginar, esta rede que permite que ligações telefônicas sejam feitas de seu celular ou aparelho fixo é um tanto quanto complexa, lidando com aspectos como roteamento, bilhetagem, roaming , etc. E o Java está presente neste cenário também. Para provar que não estou mentindo, abram o site do JCP e cliquem no link "JSRs by Technology". Observem que uma das categorias lista é a JAIN ( Jav...