Fechando o 2º ano do Ensino Médio com chave de ouro: Programação, Arduino, Automação e Cloud Computing
No início do ano (2010), mais precisamente em março, fiz um post sobre a introdução da Academia do Programador no Ensino Médio da Escola Fernão Gaivota, e agora ao término do ano apresento um projeto desenvolvido pelos alunos intitulado "CodeHome".
A Escola Fernão Gaivota realiza um evento anual intitulado “Fernão de Portas Abertas”, que tem como objetivo apresentar projetos desenvolvidos pelos alunos para toda comunidade. O projeto desenvolvido pelos alunos da Academia do Programador (Bianca, Caroline, Catarina, Leticia, Natália, Symon e Wesley) consistia na construção de uma casa de madeira com teto solar sensível a luminosidade controlado pelo Program-Me e pela placa Tomad@.
Programação do firmware
Mesmo antes da montagem da casa o firmware foi desenvolvido pelos alunos da Academia do Programador. Para a realização da programação, a turma foi divida em grupos e o programa escolhido foi o que conseguiu atender as necessidades do problema proposto, que consistia basicamente em fazer a utilização do sensor de luminosidade do Program-Me para controlar o motor, realizando a abertura e o fechamento do teto da casa.
A primeira versão do firmware apresentada pelos alunos continuava acionando o motor no sentido da abertura do teto mesmo com teto aberto e vice-versa. Este problema foi solucionado mantendo o estado do teto em uma variável booleana. O código final pode ser visto no site da "CodeHome".
A montagem do "hardware"
Falando do "hardware" da casa, podemos dizer que a “arquiteta” foi a Professora Christina, que além de projetar a casa, providenciou o trabalho de corte das madeiras e me orientou sobre a montagem. Na montagem os alunos estavam meio ressabiados com o martelo e trabalharam colando as paredes da casa e a maioria dos pregos “sobraram” para o Professor Adilson e para mim, que acabei martelando o dedo no processo.
Depois da montagem da estrutura da casa, a Professora Christina voltou para orientar os alunos
sobre o acabamento que foi realizado com massa corrida e tinta. Nesta hora teve início da montagem do teto propriamente dito, com ajuda providencial do Professor Márcio para a montagem da engrenagem e da cremalheira.
Ponte H controlando o motor do teto solar
O circuito utilizado para a realização do controle do motor DC, responsável pela abertura e fechamento do teto solar da casa foi baseado no artigo, do Jose Luiz Sanchez Lorenzo no blog da Elétron Livre, Ponte H de relés com Progra-Me e Placa Tomad@.
O firmware sofreu alguns ajustes finos após a montagem, como a configuração do tempo de funcionamento do motor e a sensibilidade do sensor de luminosidade de acordo com o ambiente.
Então no dia 16/10/2010 houve a apresentação do projeto no evento “Fernão de Portas Abertas” (Álbum no Facebook), no qual uma luminária no estilo Luxo (mascote da Pixar) fazia o papel do Sol. O tema norteador do evento foi “Sustentabilidade” e uma casa com teto solar sensível a luminosidade estava totalmente em sintonia com a proposta geral do evento.
Cloud Computing: Alunos do Ensino Médio nas nuvens
Porém o trabalho não parou por aqui, pois com o lançamento do 1º Concurso para alunos Globalcode: Google AppEngine, três alunas (Caroline, Letícia e Natália) aceitaram o desafio e se propuseram a desenvolver um site, intitulado "CodeHome" e a inscrevê-lo no concurso. No site podemos ver entre outras coisas, o código fonte do firmware, fotos da montagem, vídeo da casa em funcionamento, fechando com chave de ouro este projeto, que acredito foi muito proveitoso para todos os envolvidos.
Que venha 2011!
Até mais!
Marcelo de Castro
http://twitter.com/mcastroinfo
http://www.globalcode.com.br/instrutores/MarceloCastro
Marcelo de Castro
http://twitter.com/mcastroinfo
http://www.globalcode.com.br/instrutores/MarceloCastro
Comentários