Pular para o conteúdo principal

JavaOneBrasil 2010

O JavaOneBrasil foi sensacional, muito networking, palestras de alta qualidade, uma oportunidade maravilhosa de encontrar muitos amigos.
É verdade que houveram alguns problemas, salas lotadas e filas muitas longas, mas muitos problemas foram rapidamente corrigidos ou amenizados. Diversas palestras foram repetidas no terceiro dia. Ficou claro que a comunidade está sendo ouvida, e certamente teremos um JavaOneBrasil muito maior e muito melhor em 2011.

Gostaria de agradecer principalmente a Daniela Berthe e Sharat Chander, ambos da Oracle,  não apenas pelo profissionalismo que demonstraram desde o inicio, mas também pela forma que nos receberam e pela rapidez com que trabalharam na resolução dos problemas.

O primeiro dia do evento foi praticamente um aquecimento, entendendo o evento, o público do evento, reconhecendo as salas e as pessoas, com poucas palestras e muitos keynotes!


Quiosque da Globalcode no JavaOneBrasil
Além de participar do comitê de seleção de palestras tivemos a oportunidade corporativa de apoiar o evento com campanhas de divulgação na Globalcode, newsletter, twitter, e pudemos participar do evento com um quiosque no mesanino do JavaOneBrasil, foi excelente!
Fizemos diversos sorteios de kits da LinuxMall e de pendrives Globalcode e exposicão das invenções e projetos da iniciativa ElétronLivre, liderada pelo Vinicius Senger.



Algumas palestras dos instrutores no JavaOneBrasil
Veja algumas fotos das palestras do Vinicius Senger, Raphael Adrien e Dr. Spock (Alberto Lemos) e Danival Calegari, todas estavam lotadas e foram repetidas no último dia do evento.


Infelizmente não consegui tirar fotos de todas, mas se você tiver fotos das palestras do Julio Viegas ou do Thiago Vespa, ou outras, por favor nos envie!

Veja algumas apresentações disponíveis:


Discussão sobre Frameworks
O Vinicius, Bruno Borges, Maiko Rocha e muitos outros twitteiros vinham discutindo muito sobre os frameworks JavaEE. O Vinicius convidou o Arun Gupta e Maiko Rocha e eles confirmaram, a discussão foi aberta e transmitida na quarta-feira as 19h, e literalmente "fechamos" o JavaOne, risos. Foi um dos melhores momentos do JavaOneBrasil!

Eu adorei, foi totalmente paz e amor. Cada um falando das vantagens do seu, ao invés dos defeitos dos outros.  Valeu Bruno Borges, sem seus tweets não teria discussão nenhuma!


Networking
Além de tudo isto, o networking foi sensacional. Tive a oportunidade de conversar um pouco com Danny Coward, com quem fiz uma entrevista publicada na JavaMagazine alguns anos atrás. Além do trabalho na comunidade Java ele toca violino, e ganhou um concurso recentemente e irá fazer uma apresentação como solista como uma orquestra em São Francisco. Da pra acreditar ?

Finalmente tivemos o prazer de conhecer pessoalmente o Arun Gupta (veja o blog com a cobertura do JavaOneBrasil)) , Sharat Chander, Daniela Berthe,  os colegas do Maranhão, Piaui, Campinas, Goiania, Rio de Janeiro, Uberlândia, São José dos Campos e tantas outras cidades! Impressionando, a comunidade Java Brasileira estava muito bem representada, pessoas de muitos outros estados!

O Vinicius foi convidado pelo  Terrence Barr para fazer um podcast sobre OpenSource Hardware e SunSpot, que deverá ser publicado em breve! O Arun Gupta e o Roger Brinkely também estão preparando muitos outros podcasts e vídeos.

TV Digital
O tema TV Digital Interativa também recebeu muito destaque, pessoal saindo super empolgado das palestras do Dimas Oliveira/Oracle e do Aguinaldo Boquimpani /TQTVD (com quem também fiz uma entrevista publicada na edição 72 da JavaMagazine).

Um detalhe interessante: a TQTVD estava com expondo o StickCenter no segundo andar, junto com as salas de palestras do JavaOne, na área de desenvolvedores, não no sofisticado pavilhão de expositores! Conheci pessoalmente a Cláudia e Andréa e tivemos uma verdadeira aula particular com o Aguinaldo, e a platéia foi aumentando a medida que eles foram mostrando os "stickers" (widgets) similares as aplicações do iPhone/Android.

Você escolhe os programas que quer instalar na sua TV. Havia algumas opções de jogos, e também widgets de gigantes como UOL, Banco do Brasil, Walmart, G1 e outros.  Este é um modelo de negócios onde participam emissora, desenvolvedor e fabricante do middleware.

Ficamos muito animados com os planos de disponibilização do set top box para desenvolvedores a curto prazo.


Uma reflexão sobre o SouJava
Como sempre o Bruno Souza (JavaMan) organizou um encontro de grupos de usuários que superou muito as nossas expectativas, com uma sala praticamente lotada de líderes de grupos de usuários do Brasil inteiro, e diversas pessoas interessadas em criar novos grupos!



O SouJava participou ativamente do JavaOne, não apenas durante o evento, mas na concepção do evento, influenciando a decisão de abrir o processo de submissão de palestras, no suporte e interação com os palestrantes internacionais durante todo o evento, na resolução de alguns problemas em tempo real, nos happy hours, com diversas palestras e até com a participação do mascote oficial dos JUGs, o Juggy na sessão com Arun Gupta!

Eu ouvi/li algumas críticas em relação a lista de palestras aprovadas, ou reprovadas. E até mesmo algumas criticas um pouco injustas a Oracle, como se ela tivesse aprovado ou reprovado as palestras, digo injusta pois a responsabilidade total foi do comitê, e acho importante isto ficar claro pra todos.

Particularmente, achei que as palestras foram muito boas, e conversando com muitas pessoas durante o evento, achei que o feedback técnico foi ótimo e as críticas foram mais relacionadas ao operacional.

Mas, isto tudo me fez lembrar amigo Reza Rahman, membro do JCP nas JSRs JSF 2 e JavaEE6, que bem resumidamente: "É fácil criticar o JavaEE , mas tente tira-lo do tabuleiro e imaginar como seria o jogo sem ele...".

Acho que a mesma coisa serve para o comitê de avaliação de palestras. Como seria o JavaOneBrasil sem o comitê de avaliação de palestras ? Ou seja, toda a grade montada pela Oracle, como era o Sun Tech Days?

Eu acredito que foi realmente uma conquista podermos submeter e aprovar palestras para o JavaOneBrasil. E o SouJava participou desta conquista, e tem sido fundamental para crescimento e melhoria não apenas da comunidade Java Brasileira, mas também da comunidade internacional : Java.net, OpenJDK, divulgação dos projetos Brasileiros, e na organização de eventos JustJava, Café Brasil, Abaporu, É Dia de Java, FISL, Campus Party, Sun Tech Days e agora, JavaOne Brasil!

Com certeza aconteceram muitas outras coisas bacanas que eu gostaria de compartilhar, principalmente os happy-hours, jantares e bate-papo informais.

JavaOneBrasil já deixou saudades!

Mais uma vez gostaria de agradecer toda a equipe da Oracle pela receptividade durante o evento!

Yara Senger
http://twitter.com/yarasenger

Comentários

Bruno Borges disse…
Poderia ter sido melhor em alguns aspectos? Sim. Sempre pode ser. Foi ruim de um modo geral? Definitivamente não, pelo contrário: foi ótimo. Principalmente graças às pessoas que lá estavam.

Obrigado Yara!

E em 2011 nos vemos no JustJava, ou em qualquer evento no meio do caminho... :-)
Yara Senger disse…
Bruno Borges, obrigada pelo feedback. A indignação é fundamental para a evolução. Foi ótimo ter acontecido a discussão. Podemos ter mais openspaces como estes no JavaOneBrasil 2011. E que venham os próximos eventos!
Um abraço,
Yara

Postagens mais visitadas deste blog

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa...

Sistema interativo de TV Digital com Ginga-J

No início de 2009, os estudantes de Sistema de Informação do Centro Universitário de Votuporanga ( UNIFEV ), Caio César Pereira de Souza e Rodrigo Gonçalves Constantino me apresentaram uma proposta para que eu fosse co-orientador junto ao professor orientador Djalma Domingos da Silva , em seu Trabalho de conclusão de curso (TCC) com tema TV Digital. A base que motivou o assunto, foi a palestra apresentada por Maurício Leal na I Conferência Java Noroeste sobre o tema TV Digital, realizada em 2006 em Votuporanga-SP. Ficamos muito entusiasmados com a possibilidade de interatividade na TV Digital, e a grande quantidade de possibilidades de desenvolvimento de aplicativos nesta área. Acompanhamos de perto as notícias na imprensa e todo o esforço e iniciativas realizadas pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) , que organizou e produziu especificações ABNT, normatizando o sistema de TV Digital Terrestre. O foco do TCC foi realizar o desenvolvimento de uma pequena ...

JSF 2 - Composite Components, você não precisa mais ser um ninja

Estamos em uma nova era da computação, os dados não estão mais localizados em um banco dentro de sua empresa, vivemos a explosão de redes sociais, informações são geradas a todo instante, e se torna essencial que sua aplicação conheça os serviços disponíveis na web e consumam suas APIs geralmente disponíveis por serviços REST. Legal, mas como ficam meus aplicativos Java EE neste novo cenário? Para quem vem acompanhando a evolução da plataforma, é notório que todo esforço vem sendo utilizado para aumentar a produtividade e a integração com novos serviços. Basicamente duas especificações surgem com muita força para atender este cenário, a JSR - 314 (JSF-2) e JSR - 311 (JAX-RS), neste post exploraremos a JSR-314 (JSF2) e sua nova forma de criar Composite Components. Uma das grandes queixas dos desenvolvedores JSF era a complexidade em criar composite components, era necessário um vasto conhecimento sobre o ciclo de vida de uma aplicação JSF. Agora, você não precisa ser mais um “ninja” em ...

Exemplo de CRUD para o AppEngine(Struts 2 + Google Guice + JPA)

E dando continuidade a série "Who wants to be a milionaire"... Ok, então você já teve a sua idéia milionária, já deu uma lida no Google AppEngine(GAE) depois do meu último post mas agora tá faltando aquele 'empurrãozinho' para iniciar seu projeto. Tudo bem, aqui vai um empurrão ladeira abaixo... Vou detalhar neste post uma aplicação completa(CRUD) utilizando alguns frameworks Java(Struts 2, Google Guice, JPA) sendo hospedada no Google AppEngine(GAE). Não vou entrar em detalhes específico de cada um dos frameworks pois precisaria de algumas dezenas de posts para isso, o intuito é somente a adaptação necessária para ser executada no GAE, e alguns comentários sobre a arquitetura do projeto. > Struts 2 Infelizmente não é plug-and-play neste ambiente, porém para utilizar o Struts 2 no ambiente do GAE, as modificações são bem simples. A primeira delas é em relação ao framework Ognl que para execução de Reflection acaba esbarrando em algumas problemas de segurança. Para...

Lançamento vídeo aulas da Academia Java 2010

É com grande prazer que anunciamos a primeira versão das vídeo aulas da Academia Java 2010 ! A partir de hoje, sem sair de casa e sem limites de acesso, todos os ex-alunos da Academia Java e Intensivo Academia Java podem assistir às vídeo aulas que oferecem uma revisão completa dos tópicos exigidos na certificação SCJP (Sun Certified Java Programmer). As vídeo aulas estarão cada vez mais presentes no futuro da Globalcode, assim como a transmissão dos minicursos gratuitos pela internet já são realidade na Open4Education 2.0 . Nosso objetivo com essas iniciativas é a democratização ainda maior do acesso à informação, reduzindo drasticamente o fator custo para as pessoas que não estão nas cidades onde os treinamentos, eventos ou palestras são realizados. Outra dimensão fundamental para a iniciativa com vídeo aulas é o tempo. As vídeo aulas estão disponíveis a qualquer hora, o que significa que você tem o conteúdo certo na hora que você precisa. Para se adequar ao modelo de aces...