Pular para o conteúdo principal

Sun, Oracle, JavaOne e mais algumas páginas desta longa história...

Desde abril de 2009 estamos acompanhando todo o processo de aquisição da Sun pela Oracle, que aconteceu muito perto da crise, e no ambiente de negativismo da crise. Parte da comunidade, principalmente os mais velhos tinham um relacionamento de admiração à Sun e e aos engenheiros da Sun. E tantas carreiras e mesmo famílias sendo sustentadas pelo capital gerado ao redor da tecnologia Java. É natural sentir um pouco de medo do impacto deste negócio milionário:

O que a Oracle vai fazer com o Java? Vai continuar OpenSource ? Vão mudar a política de distribuição da JVM ? E o JCP está seguro ? Haverá impacto negativo para o Java ? E para as outras ferramentas e tecnologias da Sun ? Com esta enorme mudança de poder dentro da comunidade Java como as outras empresas irão reagir ?

Foi realizado hoje um WebCast gratuito "Sun Oracle Strategy", com quatro horas de duração, bastante marketing, muitos adjetivos, resolvi resumir os fatos mais importantes para a nossa comunidade nos com uma seleção de tweets das pessoas que estavam ouvindo a conferência como eu, por isto, fiz uma seleção de tweets em ordem cronológica que fazer a cobertura do Web Cast de hoje.

Antes do inicio do WebCast:
@jasondlee: Shaved. Showered. Wearing my Sun shirt. I'm ready for whatever today brings. Please make it good news!
Primiras notícias:
@edburns:  Keep the Sun brands: Java, Solaris, Sparc.
Apresentação de Charles Philps, presidente da Oracle:
@fribeiro1: People like Philips bother me very freaking much they can talk for hours and say nothing.
@edburns:  here comes the open standards. Listen for JCP?
@arungupta: Charles Phillips: "Committed to investing in the Java community, we have a vested interest to see Java is successful"
@fribeiro1: Now it is when they bring customers who say there are terribly excited just so to get renewal discounts. 
@edburns: exposure to the defense industry. The first customer on stage is from atomic weapons
@edburns: Nice to see a slide that says: "We're Hiring".
@fribeiro1: Of course they are hiring, they must have lost a lot of engineers along the way. @edburns:  Charles Phillips gives a not-so-subtle shout out to the Obama jobs program.
@fribeiro1: Vai ter JavaOne no Brasil
@yarasenger And OracleWorld is in setember... RT @mr__m: Now it makes sense: JavaSE7 deadline'd been moved to Sep2010; JavaOne has been moved to Sep2010
@binkyscave @yarasenger JavaOne will happen the same time as Oracle One but will be in three hotels and not in the Moscone Center
@edburns: I'm very glad they are keeping the JavaOne brand. It would have been silly to scuttle that brand.
...tempo depois:
@fribeiro1: Loosing my faith that they will answer any of the questions developers have.
@renatobellia @joshbloch: Been listening to Oracle/Sun strategy webcast for the past two hours. I still haven't a clue as to the future of Java.

Mais notícias: 

@fribeiro1: Good thing they will merge HotSpot and JRockit.
@fribeiro1: GlassFish remains Java EE RI and for tactical applications, Weblogic remains strategic Enterprise Application Server
@fribeiro1: Glassfish survived, but only as the RI, Oracle will continue to push WebLogic.
@edermagalhaes:  "javafx to rich internet application"
@jasondlee OpenOffice gets continued support and development. Excellent news!
@rafanunes  Unifying JSE and JME! WOW!!
@arungupta: NetBeans continues as light-weight IDE for Java developers, focus on Java EE 6, ME, and Scripting #oraclesun
@fribeiro1: NetBeans survived as a "lightweight" IDE, whatever it means to Oracle.
@fribeiro1: Oh, I got it, "strategic" means "actual portfolio".
@fribeiro1: All open source SOA from Sun needs to be forked now.
Piadinha:
@rafanunes: Uma coisa é certa, agora vai todo mundo trabalhar sério, de terno e gravata.....hehehe
@binkyscave: @yarasenger I am refusing to wear a suit. Have at least six in my closet. They come out for funerals and weddings. Ok, maybe it's the former
@fribeiro1: MySQL and OpenOffice survived, god knows how.
Mais notícias:

@jasondlee Nice! The SunRay also gets some loving. Those little machines are FANTASTIC!
@fribeiro1:Oracle just increased my confidence that open source is the best model for our industry.
@jasondlee: VirtualBox will be part of the Oracle VM family.
Larry's presentation in the end:
@fribeiro1: Nothing really to say about Larry's words.
Ainda tem muita gente twittando, então, quem quiser saber mais busque #sunoracle.

Nem tudo foi definido neste WebCast de hoje, por isto separei outros vários links e fatos interessantes que foram publicados recentemente: 

  • Notícia da aprovação da União Europeia: 
    • A união europeia ainda não havia aprovado a aquisição por causa do possível monopólio em relação a banco de dados da Oracle na aquisição da Sun, que era dona do MySQL. 
    • Se a compra fosse vetada haveria pelo menos duas possibilidades: Vender o MySQL para outra empresa, ou cancelar a aquisição da Sun, o que poderia ser um problema enorme segundo a especulação da comunidade.
    • Página atualizada com principais links e documentos e a notícia da aprovação pela União Europeia: http://www.oracle.com/us/sun/index.htm
  • Blog do James Gosling: 
    • O James Gosling sempre gostou de ilustrações com o Duke, e com a finalização do projeto de aquisição não poderia ser diferente, ele se expressou com uma imagem, que sugere a morte da Sun. O que não deixa de ser uma realidade. Mas, vale reforçar, não é a morte do Java.
    • http://blogs.sun.com/jag/date/20100121
  • JavaOne 2010 :
    • Esta publicação foi surpreendente, quando fui no SunTechDays ouvi uma pessoa falar que haveria JavaOne, e logo depois outras pessoas negaram, e o principal argumento era, não foi aberto o processo de submissão, portanto não haverá JavaOne. Felizmente, parece que haverá JavaOne, em junho no Moscone Center. 
    • Como mostra o agendamento do Moscone Center em São Francisco : http://www.moscone.com/site/do/event/view?nav.type=0&nav.filter=1005&nav.base=0911&id=440
  • Carta que dizem ter sido enviada por Jonathan Swartz para todos os funcionários:
    • Muitas pessoas têm criticado muito o Jonathan Swarts e questionado a sua competência dentro da Sun, eu particularmente não me sinto capaz de julgá-lo, mas acredito que ele fez pelo menos uma coisa importante: transformou o Java em OpenSource.
    • Eu gostei muito do discurso que ele fez no JavaOne sobre a coragem de um líder, a coragem de realizar um novo projeto, investir em uma ideia que pode dar certo... ou pode dar errado. 
    • Confesso que também gostei da carta, que dizem ter sido enviada por ele para os funcionários: http://digitaldaily.allthingsd.com/20100121/sun-ceo-go-oracle-internal-memo/
  • Últimas palavras do Scott McNealy no seu blog
    Conforme já publiquei no post "Muitas vagas, otimismo e sensação de reaquecimento da economia", eu estou otimista com  a plataforma Java e Java EE 6 que chega madura e finalizada marcando uma história de sucesso da Sun, e valorizando ainda mais a história da Oracle.
    Muitas destas notícias chegaram até mim pelo Twitter (Twitter: porque? como? quem?) :
    Fernando Ribeiro, Arun Gupta, Jason Lee e Ed Burns.


    Seguindo a mesma linha dos "disclamers" no inicio do WebCast: Tudo o que está escrito aqui é apenas uma coleção de dados da internet, e não me responsabilizo pela informação, tem alguma coisa errada ? Me fala que eu corrigo. Foi apenas uma forma de tentar persistir esta informação que está jorrando no twitter, que por sua vez é "volátil".

    Desejo sucesso e comprometimento aos que ficam na Oracle, bem como para aqueles que não querem ficar.
    []s
    Yara
    http://twitter.com/yarasenger
    http://twitter.com/globalcode
    http://twitter.com/globalcode/globalcode-team

    Comentários

    Anônimo disse…
    No túmulo deveria estar escrito:

    The network IS...the database!
    Anônimo disse…
    poderia estar traduzido. meu ingles é muito fraquinho..
    Wagner Santos disse…
    Ótima cobertura Yara, Parabéns!

    Particularmente, estou mais preocupado com o que pode acontecer com o GlassFish, pelos testes que fiz, a versão V3 está sensacional!! Talvez o ritmo de atualizações do V3 acabe diminuindo com a compra da Sun, ainda mais agora que estou para colocar um grande projeto (Mobile Payment) em produção, totalmente desenvolvido com Java EE 6 (talvez um dos primeiros cases do Brasil =) ) , e isso me deixa um pouco preocupado!!
    Abraço,
    Rael disse…
    Yara, e pensar que aprendi Java com vc e o Vinícius numa das primeiras turmas da Globalcode aqui em Sanca (lá no Parqtec, acho que em 2000).

    E pensar que quando estudávamos na USP, Java estava na crista da onda, representava o que hoje é o Ruby (ou seja, estava na moda programar em Java, era cool).

    Não sei se é bom ou não a Oracle ter comprado a Sun (ao menos melhor que a IBM foi, sem dúvida). Mas fico triste... a Sun sempre foi admirada pela turma mais "velha", por ser uma empresa de geeks, a responsável por liberar o RPC/NIS/NFS, a empresa do Solaris (nossos velhos servidores de emails da USP)...

    E eu gostei de várias atitude do Schwartz, inclusive na época elogiavam muito ele (e as ações da Sun subiram). Mas aí veio a crise and... :(

    Postagens mais visitadas deste blog

    10 reasons why we love JSF

    1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

    Palestras do TDC Business Disponíveis Online

    🚨 Atenção, TDC Lovers! O TDC Business em São Paulo acabou, mas os conteúdos mal começaram!  Não pô de aproveitar a STADIUM ao vivo? Não tem problema, porque trouxemos ela até você. Todas as palestras da STADIUM, palco principal do TDC, já estão no ar e liberadas para qualquer pessoa assistir. Essa Trilha incrível conta com palestras de Trilhas Premium e temas variados de forma GRATUITA para você poder maratonar de casa!  Aproveite para prestigiar seu evento de TI favorito com pipoca direto do seu sofá. 🎥 🍿 Gravação da STADIUM, 22 a 24 de Agosto de 2022, disponível aqui: https://www.globalcode.com.br/videos/tdc-2022-business/  Todas as demais trilhas do TDC Business serão publicadas gradualmente nas próximas semanas, fique atento aos nossos e-mails, você será notificado por lá quando sua Trilha estiver disponível. Acompanhe nossas redes sociais para não perder nada e ficar por dentro de todas as novidades do TDC!

    TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

    Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

    TDC INNOVATION lança University Pass

    Modalidade de ingresso tem como objetivo ajudar na capacitação dos universitários Uma pesquisa realizada em 2020 pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) diz que até o ano de 2024 o Brasil precisará de cerca de 420 mil profissionais na área de Tecnologia da Informação. Porém, por ano, a mesma pesquisa diz que o país forma apenas 46 mil profissionais capacitados no nicho. Pensando nisso, para ajudar na formação e capacitação desses jovens profissionais, o TDC INNOVATION, segunda edição do ano do The Developer's Conference, lança o University Pass, modalidade de ingresso que possibilita aceso digital gratuito a todas as palestras do evento, ou com 50% de desconto para quem preferir ir pessoalmente. Com o tema central “Desafios para a criação do futuro Digital”, o TDC INNOVATION ocorrerá entre 1 e 3 de junho, de forma híbrida: presencialmente no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis, e com transmissão simultaneamente pela

    Inspire a mudança com a liderança ágil

    A liderança ágil é essencial para que uma organização realize mudanças de negócios significativas. Ser líder é uma tarefa desafiadora, especialmente em um cenário de constantes transformações, principalmente na forma de lidar com a relação empresa e pessoal. Pesquisas sobre liderança na era digital revelam que algumas soft skills têm sido substituídas por outras, o profundo conhecimento na área de negócio, ser referência nas tecnologias utilizadas, ter foco total no prazo e nas entregas e conhecer um arsenal de técnicas e ferramentas, têm dado espaço a habilidades, como: empatia; adaptabilidade; senso de equipe; visão e propósito; engajamento constante. A colaboração entre pessoas de todos os níveis hierárquicos são vitais, afinal, as equipes estão trabalhando para o mesmo objetivo: o encantamento e atendimento das necessidades do cliente que proporcionarão um crescimento sustentável da organização. Com propósito claro, estratégia e prioridades definidas, os times desfrutam de uma ma

    Top 4 desafios do gestor de TI e como superá-los

      O setor de TI se apresenta como uma área essencial ao desenvolvimento e expansão da empresa, em especial, aquelas que têm a criação de soluções tecnológicas como core business. O mercado dinâmico da atualidade, com mudanças constantes e concorrência elevada, exige aperfeiçoamento do gestor de TI para se destacar em suas atividades. Pensando em te ajudar nesse processo, separamos 4 desafios do gestor de TI e como superá-los. Acompanhe! Transformação digital na atualidade A transformação digital é constante e define os caminhos futuros da nossa sociedade. Por isso, o setor de TI vem se tornando mais estratégico em empresas de todos os segmentos. O home office é um bom exemplo de como a revolução digital está se processando. Vamos falar sobre ele e outros pontos nos tópicos a seguir. Confira! Desafios do gestor de TI Para se manter atualizado sobre o tema e permanecer competitivo no mercado, é  necessário acompanhar as tendências de TI . Confira, abaixo, alguns dos principais desafios