Pular para o conteúdo principal

Sun, Oracle, JavaOne e mais algumas páginas desta longa história...

Desde abril de 2009 estamos acompanhando todo o processo de aquisição da Sun pela Oracle, que aconteceu muito perto da crise, e no ambiente de negativismo da crise. Parte da comunidade, principalmente os mais velhos tinham um relacionamento de admiração à Sun e e aos engenheiros da Sun. E tantas carreiras e mesmo famílias sendo sustentadas pelo capital gerado ao redor da tecnologia Java. É natural sentir um pouco de medo do impacto deste negócio milionário:

O que a Oracle vai fazer com o Java? Vai continuar OpenSource ? Vão mudar a política de distribuição da JVM ? E o JCP está seguro ? Haverá impacto negativo para o Java ? E para as outras ferramentas e tecnologias da Sun ? Com esta enorme mudança de poder dentro da comunidade Java como as outras empresas irão reagir ?

Foi realizado hoje um WebCast gratuito "Sun Oracle Strategy", com quatro horas de duração, bastante marketing, muitos adjetivos, resolvi resumir os fatos mais importantes para a nossa comunidade nos com uma seleção de tweets das pessoas que estavam ouvindo a conferência como eu, por isto, fiz uma seleção de tweets em ordem cronológica que fazer a cobertura do Web Cast de hoje.

Antes do inicio do WebCast:
@jasondlee: Shaved. Showered. Wearing my Sun shirt. I'm ready for whatever today brings. Please make it good news!
Primiras notícias:
@edburns:  Keep the Sun brands: Java, Solaris, Sparc.
Apresentação de Charles Philps, presidente da Oracle:
@fribeiro1: People like Philips bother me very freaking much they can talk for hours and say nothing.
@edburns:  here comes the open standards. Listen for JCP?
@arungupta: Charles Phillips: "Committed to investing in the Java community, we have a vested interest to see Java is successful"
@fribeiro1: Now it is when they bring customers who say there are terribly excited just so to get renewal discounts. 
@edburns: exposure to the defense industry. The first customer on stage is from atomic weapons
@edburns: Nice to see a slide that says: "We're Hiring".
@fribeiro1: Of course they are hiring, they must have lost a lot of engineers along the way. @edburns:  Charles Phillips gives a not-so-subtle shout out to the Obama jobs program.
@fribeiro1: Vai ter JavaOne no Brasil
@yarasenger And OracleWorld is in setember... RT @mr__m: Now it makes sense: JavaSE7 deadline'd been moved to Sep2010; JavaOne has been moved to Sep2010
@binkyscave @yarasenger JavaOne will happen the same time as Oracle One but will be in three hotels and not in the Moscone Center
@edburns: I'm very glad they are keeping the JavaOne brand. It would have been silly to scuttle that brand.
...tempo depois:
@fribeiro1: Loosing my faith that they will answer any of the questions developers have.
@renatobellia @joshbloch: Been listening to Oracle/Sun strategy webcast for the past two hours. I still haven't a clue as to the future of Java.

Mais notícias: 

@fribeiro1: Good thing they will merge HotSpot and JRockit.
@fribeiro1: GlassFish remains Java EE RI and for tactical applications, Weblogic remains strategic Enterprise Application Server
@fribeiro1: Glassfish survived, but only as the RI, Oracle will continue to push WebLogic.
@edermagalhaes:  "javafx to rich internet application"
@jasondlee OpenOffice gets continued support and development. Excellent news!
@rafanunes  Unifying JSE and JME! WOW!!
@arungupta: NetBeans continues as light-weight IDE for Java developers, focus on Java EE 6, ME, and Scripting #oraclesun
@fribeiro1: NetBeans survived as a "lightweight" IDE, whatever it means to Oracle.
@fribeiro1: Oh, I got it, "strategic" means "actual portfolio".
@fribeiro1: All open source SOA from Sun needs to be forked now.
Piadinha:
@rafanunes: Uma coisa é certa, agora vai todo mundo trabalhar sério, de terno e gravata.....hehehe
@binkyscave: @yarasenger I am refusing to wear a suit. Have at least six in my closet. They come out for funerals and weddings. Ok, maybe it's the former
@fribeiro1: MySQL and OpenOffice survived, god knows how.
Mais notícias:

@jasondlee Nice! The SunRay also gets some loving. Those little machines are FANTASTIC!
@fribeiro1:Oracle just increased my confidence that open source is the best model for our industry.
@jasondlee: VirtualBox will be part of the Oracle VM family.
Larry's presentation in the end:
@fribeiro1: Nothing really to say about Larry's words.
Ainda tem muita gente twittando, então, quem quiser saber mais busque #sunoracle.

Nem tudo foi definido neste WebCast de hoje, por isto separei outros vários links e fatos interessantes que foram publicados recentemente: 

  • Notícia da aprovação da União Europeia: 
    • A união europeia ainda não havia aprovado a aquisição por causa do possível monopólio em relação a banco de dados da Oracle na aquisição da Sun, que era dona do MySQL. 
    • Se a compra fosse vetada haveria pelo menos duas possibilidades: Vender o MySQL para outra empresa, ou cancelar a aquisição da Sun, o que poderia ser um problema enorme segundo a especulação da comunidade.
    • Página atualizada com principais links e documentos e a notícia da aprovação pela União Europeia: http://www.oracle.com/us/sun/index.htm
  • Blog do James Gosling: 
    • O James Gosling sempre gostou de ilustrações com o Duke, e com a finalização do projeto de aquisição não poderia ser diferente, ele se expressou com uma imagem, que sugere a morte da Sun. O que não deixa de ser uma realidade. Mas, vale reforçar, não é a morte do Java.
    • http://blogs.sun.com/jag/date/20100121
  • JavaOne 2010 :
    • Esta publicação foi surpreendente, quando fui no SunTechDays ouvi uma pessoa falar que haveria JavaOne, e logo depois outras pessoas negaram, e o principal argumento era, não foi aberto o processo de submissão, portanto não haverá JavaOne. Felizmente, parece que haverá JavaOne, em junho no Moscone Center. 
    • Como mostra o agendamento do Moscone Center em São Francisco : http://www.moscone.com/site/do/event/view?nav.type=0&nav.filter=1005&nav.base=0911&id=440
  • Carta que dizem ter sido enviada por Jonathan Swartz para todos os funcionários:
    • Muitas pessoas têm criticado muito o Jonathan Swarts e questionado a sua competência dentro da Sun, eu particularmente não me sinto capaz de julgá-lo, mas acredito que ele fez pelo menos uma coisa importante: transformou o Java em OpenSource.
    • Eu gostei muito do discurso que ele fez no JavaOne sobre a coragem de um líder, a coragem de realizar um novo projeto, investir em uma ideia que pode dar certo... ou pode dar errado. 
    • Confesso que também gostei da carta, que dizem ter sido enviada por ele para os funcionários: http://digitaldaily.allthingsd.com/20100121/sun-ceo-go-oracle-internal-memo/
  • Últimas palavras do Scott McNealy no seu blog
    Conforme já publiquei no post "Muitas vagas, otimismo e sensação de reaquecimento da economia", eu estou otimista com  a plataforma Java e Java EE 6 que chega madura e finalizada marcando uma história de sucesso da Sun, e valorizando ainda mais a história da Oracle.
    Muitas destas notícias chegaram até mim pelo Twitter (Twitter: porque? como? quem?) :
    Fernando Ribeiro, Arun Gupta, Jason Lee e Ed Burns.


    Seguindo a mesma linha dos "disclamers" no inicio do WebCast: Tudo o que está escrito aqui é apenas uma coleção de dados da internet, e não me responsabilizo pela informação, tem alguma coisa errada ? Me fala que eu corrigo. Foi apenas uma forma de tentar persistir esta informação que está jorrando no twitter, que por sua vez é "volátil".

    Desejo sucesso e comprometimento aos que ficam na Oracle, bem como para aqueles que não querem ficar.
    []s
    Yara
    http://twitter.com/yarasenger
    http://twitter.com/globalcode
    http://twitter.com/globalcode/globalcode-team

    Comentários

    Anônimo disse…
    No túmulo deveria estar escrito:

    The network IS...the database!
    Anônimo disse…
    poderia estar traduzido. meu ingles é muito fraquinho..
    Wagner Santos disse…
    Ótima cobertura Yara, Parabéns!

    Particularmente, estou mais preocupado com o que pode acontecer com o GlassFish, pelos testes que fiz, a versão V3 está sensacional!! Talvez o ritmo de atualizações do V3 acabe diminuindo com a compra da Sun, ainda mais agora que estou para colocar um grande projeto (Mobile Payment) em produção, totalmente desenvolvido com Java EE 6 (talvez um dos primeiros cases do Brasil =) ) , e isso me deixa um pouco preocupado!!
    Abraço,
    Rael disse…
    Yara, e pensar que aprendi Java com vc e o Vinícius numa das primeiras turmas da Globalcode aqui em Sanca (lá no Parqtec, acho que em 2000).

    E pensar que quando estudávamos na USP, Java estava na crista da onda, representava o que hoje é o Ruby (ou seja, estava na moda programar em Java, era cool).

    Não sei se é bom ou não a Oracle ter comprado a Sun (ao menos melhor que a IBM foi, sem dúvida). Mas fico triste... a Sun sempre foi admirada pela turma mais "velha", por ser uma empresa de geeks, a responsável por liberar o RPC/NIS/NFS, a empresa do Solaris (nossos velhos servidores de emails da USP)...

    E eu gostei de várias atitude do Schwartz, inclusive na época elogiavam muito ele (e as ações da Sun subiram). Mas aí veio a crise and... :(

    Postagens mais visitadas deste blog

    O que é Lógica de programação?

    Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

    TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

    Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

    Devo fazer um curso ou ler um livro?

    Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa

    10 reasons why we love JSF

    1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

    JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

    Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um

    TDC BUSINESS, chega a São Paulo com novas trilhas de Inteligência Artificial e Inovação

    Maior conferência de profissionais de tecnologia do Brasil abordará temas em alta no momento como, por exemplo, Inteligência Artificial, Segurança, Ciência de Dados e Inovação O TDC BUSINESS, a 17° edição do The Developer's Conference na cidade de São Paulo, que acontece entre os dias 19 e 21 de Setembro, reunirá profissionais e especialistas da área para troca de experiência, compartilhamento de conteúdos e networking. Com o tema central: “Tecnologia para negócios transformadores”, o evento será totalmente híbrido, ocorrendo presencialmente no espaço Pro Magno, e com transmissão simultânea e atividades de network pela internet. A expectativa é reunir mais de 14.000 pessoas, somando a participação presencial e online.   Segundo Yara Mascarenhas, Fundadora e Host do Evento, “nosso objetivo com o TDC é inspirar a colaboração entre os profissionais e empresas para construir uma nova realidade para o mercado de TI.  Vamos juntar tecnologia e negócios com as trilhas técnicas, oferecen