Pular para o conteúdo principal

Spring Brasil User Group nasceu saudável em 2010

O Spring Brasil User Group nasceu forte e saudável junto com o ano novo e, com menos de um mês de vida, já conta com mais de 100 membros. Venha participar também desta comunidade! Se ainda não é um membro, clique aqui!.

Este grupo é uma rede social dedicada a fortalecer e fomentar a comunidade de usuários e desenvolvedores das tecnologias relacionadas ao Spring Framework.

Fórum, Blog, Notícias e Chat <=> Comunidade

O Spring Brasil User Group, carinhosamente apelidado de SBUG, está baseado na infraestrutura do site de redes sociais chamado Ning e, por isso, disponibiliza os mecanismos de fórum, blog, publicação de fotos e vídeos, divulgação de eventos e troca de mensagens entre os integrantes do grupo. Portanto, esta rede social permitirá a todos os participantes enviar dúvidas ou abrir discussões através do fórum, escrever notícias ou mini-tutoriais sobre Spring no blog e acompanhar as novidades e possíveis reuniões virtuais ou presenciais do grupo.

De maneira tímida alguns membros começaram a escrever no fórum e no blog do SBUG. Alguns outros membros escreveram comentários nas postagens. Mas as ferramentas da comunidade estão abertas para qualquer um contribuir. Se desejar, coloque lá as suas dúvidas sobre o framework, compartilhe a sua experiência em forma de tutoriais ou responda as dúvidas.

Casual Class #10 - Spring Platform

Através de um grande apoio e incentivo da Globalcode realizaremos uma reunião presencial do SBUG em formato de Casual Class no auditório da Globalcode em São Paulo. Neste Casual Class abordaremos a plataforma da SpringSource e não somente o produto mais famoso Spring Framework. Este evento será muito especial, reunindo diversos profissionais com experiência prática. Contaremos com a participação de membros do Spring Brasil User Group e instrutores da Globalcode que farão uma apresentação do framework, o lançamento oficial do grupo, uma apresentação sobre a integração do Spring com o cenário de Cloud Computing, uma apresentação da ferramenta de produtividade Spring Roo e as ferramentas de produtividade como SpringSource Tool Suite, tc Server e dm Server. As inscrições estão abertas através do site www.casualclass.com.br.

Marque na sua agenda: 26 fevereiro 2010 de 19:00 a 22:30 no auditório da Globalcode em São Paulo. Exporte agendamento para Outlook ou iCal (.ics).

Spring 2.5 e Cloud Foundry

Recentemente disponibilizei para download, através do SBUG, uma aplicação web simples e completa usando Spring Framework, JSF, Richfaces e JPA. Os detalhes técnicos desta aplicação foram apresentados num artigo no periódico Java Magazine com o titulo Criando uma aplicação web com Spring. Outros detalhes sobre esta aplicação e link para download podem ser encontrados clicando aqui. Esta aplicação será evoluída para aplicar os novos recursos do Spring Framework 3.0 e será apresentada no Casual Class agendado. Em breve, o código fonte desta nova versão estará disponível para download.

Por enquanto (até 05/fev), a aplicação web de exemplo baseado no Spring Framework 2.5 estará disponível para acesso online na plataforma de computação em nuvem da SpringSource e, chamada de SpringSource Cloud Foundry, acessível através de um endereço disponibilizado pela Amazon Web Services (Elastic Cloud Computer): Exemplo Globalcode Casual Class Spring 2.5.

Para outros detalhes leia o post no SBUG: Aplicação web com Spring 2.5 no Cloud Foundry.

JAVA + PIZZA + CERVEJA + VOCÊ = CASUAL CLASS

Venha fazer networking, trocar conhecimento, conhecer outros membros do grupo além de se divertir bastante no Casual Class!


Aguardamos a sua presença no Spring Brasil User Group! Venha participar, contribuir, fortalecer e fomentar a comunidade de usuários do Spring Framework no Brasil.

By Spock
http://blog.spock.com.br/
http://twitter.spock.com.br/
http://springbrasil.ning.com/

Comentários

Yara Senger disse…
Quase 4 meses!

Postagens mais visitadas deste blog

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

EJB 3: Uma evolução sob os conceitos do Hibernate e Spring

Definitivamente o modelo de componentização definido no Java EE 5 e 6 evoluiu e melhorou muito. Mas, sem dúvida muita dessa evolução se deve às pressões do Hibernate e Spring Framework. Estes dois últimos frameworks nasceram baseados no conceito de POJO, que nada mais é do que a concepção de um modelo de componentização baseado em classes Java sem as regras impostas pelo EJB (curioso, sem o EJB não existiria o Hibernate ou o Spring). A morte dos Entity Beans O Hibernate nasceu da idéia de promover um modelo de persistência mais simples que o proposto pelos EJBs do tipo Entity Beans definido na especificação EJB 2.x. Este foi o primeiro tipo de EJB a sofrer com a evasão de desenvolvedores com o surgimento deste framework e a conscientização sobre os problemas nos Entity Beans. A partir de um modelo baseado em JavaBeans e o uso do JDBC, o Hibernate usa a Reflection API para gerar os SQLs necessários para persistir o estado de beans em diversos banco de dados relacionais, além de defini...

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad...

JavaOne Brasil, dicas para submissão de palestras

Não quero parecer pretensiosa dando dicas para submissão de palestras para o JavaOne Brasil, mas sim repassar os tantos conselhos e sugestões recebidas pelos vetaranos do JavaOne: Bruno Souza e Leonardo Galvão que revisaram dezenas de submissões para o JavaOne e ajudaram a aprovar tantas palestras, e também misturar um pouco da minha experiência na seleção de palestras nos eventos realizados pela Globalcode e SouJava . 10 anos de JavaOne: http://www.globalcode.com.br/noticias/Globalcode10AnosNoJavaOne Os palestrantes ganham a entrada! A submissão pode ser feita em português! O passo mais importante para ser aprovado como palestrante no JavaOne é sem dúvida nenhuma submeter pelo menos uma palestra. Então, independente de qualquer coisa, participe, arrisque, divulgue.  Mas, se quiser aumentar as suas chances...   1) Leve a sério: peça para amigos fazerem uma leitura crítica do texto, e claro uma boa revisão ortográfica. 2) Submissão de várias palestras ou variações do ...

Parceria Globalcode no projeto Samsung Ocean

Já faz algum tempo que a Globalcode e a Samsung tem uma parceria no projeto "Samsung Ocean". Esse é um projeto muito interessante com o objetivo de divulgar e difundir o uso de tecnologia, principalmente associado a dispositivos móveis como celulares e relógios inteligentes (smart watches). No projeto são oferecidos diversos treinamentos e workshops gratuitos . Alguns dos treinamentos oferecidos são: Desenvolvimento de aplicações Android Desenvolvimento de aplicações para wearable Tópicos em desenvolvimento ágil Introdução aos jogos digitais Para a maioria dos cursos, o material e instrutores são fornecidos pela Globalcode. Atualmente nosso grupo de instrutores do projeto conta com excelentes profissionais como: Thiago Moreira Heider Lopes Luis Palma Taynã Bonaldo Thais Andrade O centro de treinamentos está localizado na Escola Politécnica da USP e atualmente estão abertas as inscrições para um dos programas mais bacanas do projeto. É o programa de pré-a...

NIO.2 do Java 7: uma nova API do Java para file system

Uma das novidades mais importantes e aguardadas do Java 7 foi a NIO.2, a nova API para a manipulação I/O com Java. A NIO.2, também conhecida como JSR 203 , disponibiliza um conjunto de novos componentes, projetados para melhorar caracterísiticas de I/O com Java como por exemplo: uma nova API para o acesso e manipulação de conteúdo do file system (sistema de arquivos); outra API para operações assíncronas com I/O; e a atualização da API para comunicação via sockets ( channel sockets ).   O Java, antes da versão 7, tratava a manipulação do sistema de arquivos de forma primitiva. O programador tinha de trabalhar com a classe File para representar arquivos e/ou diretórios, com um número escasso de funcionalidades. Uma operação simples como copiar um arquivo demandava um código relativamente grande. Outras funcionalidades triviais, como por exemplo o uso de links simbólicos, não eram suportadas. Esses são alguns dos motivos para justificar o uso de bibliotecas terceiras...