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O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação.

Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar.

Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito?

A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividades simples que vão desde atravessar a rua até a trocar o pneu de um carro.

Por tráz das atividades que realizamos no nosso dia-a-dia, há sempre o chamado raciocínio lógico que define os passos para que nossa atividade seja completada com sucesso. Quando esse raciocínio falha, ou seja, não é suficientemente preciso, há grandes chances de não alcançarmos nosso objetivo. A mesma coisa acontece com os programas de computador.

Por isso, embora pareça simples, usar o raciocínio lógico para instruir um computador a realizar nosso desejo, é uma tarefa bastante complexa que exige muita prática. Faça um teste, experimente listar todos os passos envolvidos com a troca de um pneu.....

A maioria das pessoas que fazem esse exercício pensam nas tarefas, tirar um pneu e colocar o outro. Algumas pessoas mais detalhistas pensam em abrir o porta-malas e pegar o pneu de estepe. Mas poucas pessoas pensam em coisas como:
  • se o estepe não está cheio o suficiente,
    • ligar para o seguro e aguardar o socorro.
  • Se o estepe estiver ok,
    • pegar o macado no porta-malas,
    • posicionar o macaco sob o carro,
    • suspender o carro com o macaco,
    • desparafusar todos os parafusos,
    • tirar o pneu,
    • colocar o estepe,
    • parafusar todos os parafusos,
    • abaixar o macaco,
    • guardar o macaco no porta-malas,
    • guardar o pneu furado no porta-malas,
    • fechar o porta-malas,
    • entrar no carro,
    • ligar o carro,
    • dirigir até encontrar uma borracharia.
Ufa... Viram como é difícil?
Agora imagine se estivéssemos escrevendo um programa que troca pneus!!! :-)
  • Será que seu programa saberia o que precisa ser feito?
  • Será que o fluxo de execução estaria completo como você pensou?
Esse é o grande desafio do programador: montar a estrutura lógica do programa para ser executado pelo computador.

O programador deve partir do princípio que o computador não pensa e não é inteligente para saber o que precisa ser feito. Portanto, ao escrever o programa, cada tarefa a ser executada pelo computador deve ser minuciosamente detalhada pelo programador.

Esse detalhamento se dá pela organização das instruções do programa usando estruturas de controle que irão guiar o seu fluxo de execução. Tais estruturas de controle são as expressões condicionais e os laços (ou repetições).

Estruturas condicionais

As estruturas condicionais permitem realizar desvios de fluxo com base na avaliação de condições.

No caso do pneu, a frase "se o estepe estiver ok" é a condição que permitirá a execução das demais atividades relacionadas à troca do pneu. Se a condição não é verdadeira, ou seja, "se o estepe não está cheio o suficiente", os próximos passos seriam "ligar para o seguro" e "aguardar o socorro ".

Repare que seguir por um caminho ou por outro (fluxo) depende da condição estabelecida.

Estruturas de repetição (laços ou loops)

Os laços são indicações de que uma ou mais tarefas precisam ser executadas mais de uma vez.
Por exemplo, no caso do pneu, a frase "parafusar todos os parafusos" indica que devemos identificar todos os parafusos soltos e parafusá-los.

A função do laço é permitir a repetição de instruções sem a necessidade de reescrevê-las, até que uma condição seja satisfeita.

Neste exemplo, a condição é que todos os parafusos sejam parafusados. Imagine se tivéssemos que escrever, parafuse o primeiro parafuso, parafuse o segundo parafuso, parafuse o terceiro parafuso.... seria repetição desnecessária de instruções .

Lógica do programa

A lógica de um programa é montada por meio da combinação de várias instruções (de entrada, manipulação ou saída de dados), condições e laços. Por isso é que a lógica de programação é o requisito fundamental para o profissional de desenvolvimento de software. Para desenvolver programas usando qualquer linguagem de programação, o programador deve saber como montar as instruções do programa.

Veja abaixo um exemplo de programa que atribui 1 para a variável x e monta uma estrutura de repetição (laço) para verificar se x é divisível por 2. Se a condição for verdadeira, o valor de x é impresso, caso contrário, o valor de x é incrementado em 1. Essa repetição irá acontecer enquanto x for menor do que 10.

A representação utilizada é de um algoritmo em português estruturado, e para funcionar em um computador, precisamos escrever as instruções utilizando uma linguagem de programação.


Modularização (Procedimentos e funções)

Quando um trecho do programa precisa ser reutilizado em outros locais, é comum isolar esse trecho em procedimentos ou funções reusáveis. A criação desses procedimentos e funções também faz parte do conceito de lógica e é muito importante para o programador. Mas isso ficará para um futuro post.

Como desenvolver a prática da lógica de programação?

A dica que fica aqui é que se você está pensando em ingressar na área de desenvolvimento de sofware, com Java ou qualquer outra linguagem de programação, é preciso estudar todos esses conceitos e praticar muito.


Novamente volto a frisar que a Academia do Programador da Globalcode é uma excelente forma de começar. Nesse treinamento, todos os assuntos que tenho falado nesses últimos posts são bem detalhados e praticados usando o Program-ME como diferencial.

O Program-ME é um hardware utilizado no curso Academia do Programador para que o aluno possa praticar a lógica de programação de forma muito mais divertida, usando leds, sons, sensores, etc, para testar as condições e/ou laços. Essa é uma metodologia de ensino de lógica de programação pioneira. Vale a pena conferir.

Elaine Quintino Silva
http://twitter.com/elaineqsilva
http://www.globalcode.com.br/instrutores/ElaineSilva

Comentários

Ana Abrantes disse…
Parabéns, Elaine, ótimo post!
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse…
Muito bom post! Sou professor de Java aqui na UEG ( Goiás )e vou levar as idéias para os alunos e discutir com eles! Obrigado
Anônimo disse…
Wikipédia - Lógica

A lógica (do grego clássico λογική logos, que significa palavra, pensamento, ideia, argumento, relato, razão lógica ou princípio lógico), é uma ciência de índole matemática e fortemente ligada à Filosofia. Já que o pensamento é a manifestação do conhecimento, e que o conhecimento busca a verdade, é preciso estabelecer algumas regras para que essa meta possa ser atingida. Assim, a lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento do pensar. A aprendizagem da lógica não constitui um fim em si. Ela só tem sentido enquanto meio de garantir que nosso pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros. Podemos, então, dizer que a lógica trata dos argumentos, isto é, das conclusões a que chegamos através da apresentação de evidências que a sustentam. O principal organizador da lógica clássica foi Aristóteles, com sua obra chamada Organon. Ele divide a lógica em formal e material.
Elaine Silva disse…
Obrigada pelos comentários.

Goiano, legal sim comentar com os alunos sobre pequenos detalhes que podem ajudá-los no desenvolvimento da lógica de programação. Eu sempre digo aos meus alunos(também sou instrutora de Java) para exercitarem a lógica de programação iniciando por coisas do dia a dia mesmo... É divertido e dá resultado.

[]s
Elaine.
Jorge Diz disse…
Muito didático o post, parabens.

Talvez para motivar (ou desmotivar?) os novatos, poderiamos ampliar a metáfora e falar que no mundo da informática, o macaco não consegue subir o carro quando o rádio está sintonizado na CBN e, ao mesmo tempo, o pneu dianteiro direito está apontando na direção da Meca.

[]s

Jorge Diz
Marcio Duran disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcio Duran disse…
Bom, vou postar com um perfil atualizado ... =)

Da forma que a informação esta ai , logica nos dias de hoje é algo voltado a "desenvolvimento orientado a criatividade"

Uma frase que ouvi de um renomado especialista do Google
Thaís Américo disse…
Elaine, adorei seu post!

Parabéns
Anônimo disse…
Belo post!

Mas gostaria de alertar que antes de suspender o carro com o macaco é preciso soltar os parafusos sem retirá-los completamente, pois com o carro suspenso não é possível destravar os parafusos com uma chave de roda normal.

Outro detalhe, o algoritmo em pseudocódigo está incorreto, pois a variável 'x' só é incrementada quando o resto da divisão por 2 não é zero o que faria a variável nunca sair do valor inicial que é 0. O processo entraria em um laço sem fim.

Mesmo assim gostei do post pela importância do assunto e por estimular essas reflexões!
Carlos Ferreira disse…
Estou fazendo a Academia Java, aqui em Campinas e achei muito bom o seu post. Parabéns.
Anônimo disse…
Gostei do artigo, muito bem escrito. Acredito que, se no algoritmo de exemplo não houvesse o loop infinito, quem está iniciando os estudos em computação, iria entender mais fácil.
Unknown disse…
Muito didático o post, parabéns!!!

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