Pular para o conteúdo principal

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral.

Mercado de trabalho para programação
Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias.
Algumas matérias interessantes:
As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now!
Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia
Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores.

Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou motivando a criação de um treinamento específico para esse público - a Academia do Programador. Para ingressar nesse mundo do desenvolvimento, o profissional precisa entender conceitos básicos, a começar pelo que é um software, uma linguagem de programação, lógica de programação, etc.

O que são e para que servem as linguagens de programação?
O computador é uma ferramenta prática e acessível, mas para que o mesmo funcione, é necessário que existam os programas de computador (também chamados de softwares ou de sistemas computacionais).
Os programas são sequências de instruções com o detalhamento passo a passo do que o computador deve fazer para desempenhar uma tarefa. Por exemplo, se o programa deve somar dois valores, as instruções são: pegar valor1, pegar valor2 e somar valor1 com valor2 e armazenar na variável resultado.

Para que o computador possa interpretar e produzir o resultado esperado, essas instruções precisam ser escritas em uma linguagem que o computador entende. Essa linguagem é chamada código de máquina (ou linguagem de máquina) e é baseada na menor unidade de informação que o computador pode trabalhar que é o bit.

Apesar de ser a linguagem que o computador entende, o código de máquina é específico para cada sistema operacional (Windows, Linux, MacOS, etc) e muito distante da linguagem humana, o que o torna de difícil utilização para o desenvolvimento de software. Por isso foram criadas as linguagens de programação.

As linguagens de programação funcionam como um meio termo entre o que o computador entende e o que é mais fácil para o ser humano escrever. O programador usa a linguagem de programação (seguindo suas regras de sintaxe) para escrever as instruções do programa numa forma muito mais natural. Depois, esse programa é passado por um tradutor, chamado compilador ou interpretador (dependendo da linguagem de programação utilizada), que traduz as instruções do programa para o código de máquina apropriado, fazendo com que o computador as entenda e execute. Alguns exemplos de linguagens de programação incluem Assembly (a primeira), C, C++, Pascal, Clipper, Java, C#, Ruby, Python, Groovy, entre várias outras.

Quanto mais nova a linguagem, como é o caso de Java, mais alto nível ela é, ou seja, mais fácil de escrever os programas devido às instruções simplificadas.

Para escrever um programa de computador usando uma linguagem de programação, ainda é necessário usar lógica de programação.

O que é lógica de programação?
A lógica, ou pensamento lógico, é algo que faz parte do dia a dia de todos nós. Quando vamos atravessar a rua, tomar banho, trocar um pneu, por exemplo, executamos uma sequência de ações que nos permitem alcançar nosso objetivo final.

Essa sequência de ações, conectada por meio de estruturas de controle como se, então, senão, caso, enquanto, para, entre outras, define uma lógica de realização da atividade planejada.

Esse mesmo raciocínio lógico é trazido para a área de computação para permitir que o pensamento humano seja traduzido em ações que o computador pode executar. No desenvolvimento de software, o raciocínio lógico que usamos para criar os programas é chamado de lógica de programação.

Assim como no nosso dia-a-dia, na lógica de programação organizamos as instruções do programa usando estruturas de controle chamadas de condicionais (como if , else, switch) e repetições (como while, do/while, for). Além disso, nos sistemas computacionais também usamos instruções para entrada/saida de dados que permitem ao usuário entrar com as informações a serem processadas pelo programa e ver o resultado do processamento.

Procedimentos e funções
Ainda na criação da lógica de um programa, é provável que queiramos reaproveitar algumas sequências de instruções. Para isso, podemos criar pequenos trechos isolados de instruções chamados de procedimentos e funções (ou métodos em linguagens orientadas a objetos, como Java). Os procedimentos e funções agrupam instruções que podem ser reutilizadas no fluxo principal do programa ou dentro de outros procedimentos e funções. Eles podem receber parâmetros para guiar a lógica interna e retornar valores para serem utilizados em outros pontos do programa.

Em geral, os programas processam informações (dados) que ficam armazenadas temporariamente na memória do computador por meio das chamadas variáveis. Porém, quando o programa termina sua execução, se esses dados não forem persistidas, eles serão perdidos. Daí a necessidade de utilizarmos um banco de dados.

Mas, o que são banco de dados ?
Um banco de dados guarda dados de um programa de forma permanente, ou seja, antes de terminar a execução do programa, podemos guardar os dados em um banco de dados para acessá-los posteriormente, até mesmo em outras execuções do mesmo programa. Os bancos de dados são mantidos por programas chamados SGBDs (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados). Para interagir com um SGBD, precisamos usar uma linguagem de consulta específica chamada de SQL (Structured Query Language).

Conclusão e recomendações
Bom, isso é um resumo de alguns dos principais conceitos relacionados à área de desenvolvimento de software. A dica para quem deseja seguir nessa profissão é estudar mais profundamente esses assuntos além de outros aspectos como redes, bits e bytes, ferramentas de desenvolvimento, antes mesmo de conhecer a fundo uma linguagem de programação. Por isso, procurei deixar alguns links falando um pouco mais sobre esses conceitos.

Para quem tiver interesse em algo mais centralizado, a Academia do Programador da Globalcode é um treinamento que trata de todos esses assuntos de forma bem detalhada. Esses conhecimentos são imprescindíveis para quem pretende cursar um treinamento de linguagem Java.

Elaine Quintino Silva
http://twitter.com/elaineqsilva
http://www.globalcode.com.br/instrutores/ElaineSilva

Comentários

Jamerson disse…
Ano que vem vou fazer análise e desenvolvimento de sistemas. E esse artigo me ajudou muito!
Obgd vou dar mais uma olhada no blog!
Jamerson disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Olá Jamerson, tudo bem?
Meu nome é Thiago Rodrigues e trabalho na Globalcode. Vi que leu nosso artigo no blog, o que achou? Interessante né?! Temos diversos curso pra quem quer começar a programar, mas nunca programou nada na vida! Se quiser, posso te dar mais detalhes, é só me passar seu contato ou me envie um e-mail que eu te passo mais informações, ok?

Thiago Rodrigues
thiago@globalcode.com.br
(11)3145-2230
Unknown disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
PEDRO disse…
MUITO BOM O TRABALHO QUE FIZESTE NA GLOBALCODERS
Unknown disse…
Olá li o artigo e gostei. Quero aprender programação o que fasso
Meu email é alexandre.elis@hotmail.com
Obg
Unknown disse…
Olá li o artigo e gostei. Quero aprender programação o que fasso
Meu email é alexandre.elis@hotmail.com
Obg

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

SCJP 6 - curiosidades e dicas

O objetivo desse post é falar um pouco sobre a minha preparação para o exame de atualização da certificação SCJP 6, falar um pouco sobre a prova e compartilhar algumas dicas. Em 2005 fiz o exame SCJP 1.4 , já faz algum tempo, mas nunca vou me esquecer a aflição que passei aguardando a impressão do resultado após finalizar a prova e a emoção que senti ao ver que fui aprovado. Depois dessa certificação ainda fiz mais duas ( SCWCD e SCBCD ), mas acabei desanimando por não ter nenhum valor no meu antigo trabalho. Mas aprendi que temos que fazer o que o mercado pede, pois podemos precisar dele a qualquer momento. E felizmente as certificações Java tem grande valor para os processos seletivos. Esse ano decidi voltar a ativa com as certificações Java e o primeiro passo foi atualizar a SCJP. Consegui o livro “ Sun Certified Programmer for Java 6 - Study Guide ” da Kathy Sierra e Bert Bates, no formato PDF em inglês, para revisar cada detalhe, pois todos sabem que nas certificações Java qualqu

Tendências: Linguagens Funcionais

A popularização obtida com a queda do custo de processadores multi-core e a dificuldade de se produzir software que fizesse um aproveitamento adequado desta arquitetura, despertou uma retomada pelo interesse e uma revisita às linguagens funcionais. Existem várias linguagens que se encaixam nessa classificação e as mais populares que temos notícias são Scheme, Haskell e ErLang. Para uma breve clarificação, as linguagens mais comumente usadas, como por exemplo C/C++, Java e etc., são classificadas como sendo linguagens imperativas. Por questões de objetividade, explorarei sucintamente ErLang mas creio que muitas de suas características valem para as outras linguagens funcionais também. ErLang é na verdade a abreviação de Ericson Language e comumente está associada ao seu framework de produtividade chamado OTP ( Open Telecom Platform ). Criada em 1986, se tornou open source 12 anos depois. O suporte para SMP ( Symmetric MultiProcessing ) viria posteriormente em 2006. A visão de q

Dica rápida: Apagando registros duplicados no MySQL

Ola pessoal, Sei que vocês estão acostumados a ver posts meus sobre tecnologia móvel ou algo relacionado, mas hoje vou falar sobre um pequeno "truque" que usei esse final de semana com o MySQL. Eu estava desenvolvendo o lado servidor de uma nova aplicação mobile (ahh, então "tem a ver" com mobile hehe), e quando fui fazer alguns testes percebi que tinha quase 7 mil registros duplicados (!!!) na minha base de dados! Bom, o meu primeiro reflexo como programador foi pensar em fazer um "programinha" Java para buscar e deletar todos esses registros duplicados. Mas ai, resolvi tirar as teias de aranha dos neurônios e usar os vários anos de experiência que passei com SQL e criar uma query que fizesse esse trabalho todo de uma vez!! E a query ficou assim: delete from TABLE_NAME USING  TABLE_NAME, TABLE_NAME  AS  auxtable WHERE   ( NOT  TABLE_NAME.id  =  auxtable.id ) AND   ( TABLE_NAME.name  =  auxtable.name ) Explicação direta: TABLE_NAME