Pular para o conteúdo principal

Sun/Oracle - Novos nomes para as certificações

Dia 26 de agosto a Oracle anunciou formalmente as mudanças realizadas nos exames de certificação da Sun para adequação ao modelo de certificação Oracle.

A seguir o texto da nota enviada pela Oracle:

"Temos a satisfação de anunciar que, a partir de 1 de setembro de 2010, o Programa de Certificação Sun estará totalmente integrado ao Programa de Certificação Oracle. Todas as certificações em Java, Oracle Solaris, MySQL, Oracle Solaris Cluster e Open Office serão republicadas no Programa de Certificação Oracle com novos títulos de certificação Oracle.

O que você precisa saber:
  • Os exames terão o mesmo formato e os mesmos objetivos que tinham anteriormente no programa da Sun, portanto, não haverá qualquer impacto naqueles que estejam se preparando para obter a certificação.
  • Caso você possua, atualmente, um voucher de exame de certificação para um desses exames, ele terá validade até a data de vencimento e poderá ser resgatado.
  • Se atualmente você tiver uma certificação Sun, o título da certificação Sun atual ainda será reconhecido no Programa de Certificação Oracle e continuará válido.
  • Você poderá atualizar a sua certificação a qualquer momento para a versão da tecnologia mais recente, a fim de receber um título de certificação Oracle.
  • Caso esteja se preparando para um exame de certificação que realizará após o dia 1 de setembro de 2010, você receberá um título de certificação Oracle e poderá usar o logotipo do Programa de Certificação Oracle como forma de endosso da sua habilidade comprovada pela Oracle Corporation. "
Novos títulos para as certificações:

Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6
(Sun Certified Java Associate - SCJA)
Oracle Certified Professional, Java SE 5 Programmer
(Sun Certified Java Programmer - SCJP SE 5)
Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer
(Sun Certified Java Programmer - SCJP SE 6)
Oracle Certified Master, Java SE6 Developer
(Sun Certified Java Developer - SCJD)

Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Component Developer
(Sun Certified Web Component Developer - SCWCD EE5)
Oracle Certified Professional, Java EE 5 Business Component Developer
(Sun Certified Business Component Developer - SCBCD EE5)
Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer
(Sun Certified Developer for Java Web Services 5 - SCDJWS)

Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect
(Sun Certified Enterprise Architect - SCEA EE5)
Oracle Certified Professional, Java ME 1 Mobile Application Developer
(Sun Certified Mobile Application Developer - SCMAD)
Oracle Certified Professional, Java Platform, Enterprise Edition 6 JavaServer Pages and Servlet Developer
(Sun Certified JSP and Servlet Developer for the Java EE6 Platform)

Oracle Certified Professional, Java Platform, Enterprise Edition 6 Enterprise JavaBeans Developer
(Sun Certified EJB Developer for the Java EE6 Platform)
Oracle Certified Professional, Java Platform, Enterprise Edition 6 Java Persistence API Developer
(Sun Certified JPA Developer for the Java EE6 Platform)
Oracle Certified Professional, Java Platform, Enterprise Edition 6 Web Services Developer
(Sun Certified Developer for the Java Web Services for the Java EE6)
Oracle Certified Professional, Java Platform, Enterprise Edition 6 JavaServer Faces Developer
(Sun Certified Developer for the JSF for the Java EE6 Platform)

Conforme podemos observar, a Oracle também definiu algumas novas certificações que não existiam no programa oficial da Sun, como é o caso das certificações sobre JPA, JSF e EJB, o que permite que os profissionais possam fazer certificações mais específicas.

A Oracle informou que apesar do anúncio, os sistemas de certificação ainda estão sendo ajustados e, por isso, os nomes antigos ainda podem ser encontrados no site da Prometric e da Oracle.

Veja mais informações em http://education.oracle.com.


Academia Java e as novas certificações

Conforme informado pela Oracle, o conteúdo das certificações não sofrerá alterações. Por isso, as carreiras Academia Java e Intensivo Academia Java que oferecem conteúdo preparatório para a certificação SCJP (agora Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer) também não precisarão ser alteradas.


Vídeo aulas

As vídeo aulas de revisão para certificação são partes integrantes das carreiras Academia Java e Intensivo Academia Java que visam auxiliar na preparação do aluno para a realização do exame de Certificação que agora chama-se "Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer".

Apesar de não sofrer mudança de conteúdo, o primeiro vídeo dessa série será atualizado com as novas informações a respeito das certificações. Assim que a gravação tiver sido refeita, avisaremos aqui no Blog, portanto aguarde.

Quem tem acesso ?

Qualquer aluno ou ex-aluno das carreiras Academia Java ou Intensivo Academia Java têm livre acesso às vídeo aulas e podem assistí-las sem sair de casa e quantas vezes for necessário.

Se você cursou essas carreiras a partir de 2010, basta acessar a Academia Java, escolher o módulo "VA_JP - Revisão para Certificação", fazer seu login* e assistir aos vídeos.

Se você cursou essas carreiras antes de 2010, entre em contato com a Globalcode e solicite a liberação de seu acesso.

* Se você não lembra seu login, use a funcionalidade "Esqueci minha senha", informando seu endereço de email que está cadastrado no site da Globalcode.

[]s
Elaine Quintino Silva
http://www.globalcode.com.br/instrutores/ElaineSilva
http://twitter.com/elaineqsilva

Comentários

Rafael Biasi disse…
O link para o "VA_JP - Revisão para certificação" esta aparecendo a seguinte mensagem: Módulo inválido ou não encontrado!
Elaine Silva disse…
Olá void,

Obrigada pela dica!

[]s
Elaine.

Postagens mais visitadas deste blog

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

EJB 3: Uma evolução sob os conceitos do Hibernate e Spring

Definitivamente o modelo de componentização definido no Java EE 5 e 6 evoluiu e melhorou muito. Mas, sem dúvida muita dessa evolução se deve às pressões do Hibernate e Spring Framework. Estes dois últimos frameworks nasceram baseados no conceito de POJO, que nada mais é do que a concepção de um modelo de componentização baseado em classes Java sem as regras impostas pelo EJB (curioso, sem o EJB não existiria o Hibernate ou o Spring). A morte dos Entity Beans O Hibernate nasceu da idéia de promover um modelo de persistência mais simples que o proposto pelos EJBs do tipo Entity Beans definido na especificação EJB 2.x. Este foi o primeiro tipo de EJB a sofrer com a evasão de desenvolvedores com o surgimento deste framework e a conscientização sobre os problemas nos Entity Beans. A partir de um modelo baseado em JavaBeans e o uso do JDBC, o Hibernate usa a Reflection API para gerar os SQLs necessários para persistir o estado de beans em diversos banco de dados relacionais, além de defini...

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad...

JavaOne Brasil, dicas para submissão de palestras

Não quero parecer pretensiosa dando dicas para submissão de palestras para o JavaOne Brasil, mas sim repassar os tantos conselhos e sugestões recebidas pelos vetaranos do JavaOne: Bruno Souza e Leonardo Galvão que revisaram dezenas de submissões para o JavaOne e ajudaram a aprovar tantas palestras, e também misturar um pouco da minha experiência na seleção de palestras nos eventos realizados pela Globalcode e SouJava . 10 anos de JavaOne: http://www.globalcode.com.br/noticias/Globalcode10AnosNoJavaOne Os palestrantes ganham a entrada! A submissão pode ser feita em português! O passo mais importante para ser aprovado como palestrante no JavaOne é sem dúvida nenhuma submeter pelo menos uma palestra. Então, independente de qualquer coisa, participe, arrisque, divulgue.  Mas, se quiser aumentar as suas chances...   1) Leve a sério: peça para amigos fazerem uma leitura crítica do texto, e claro uma boa revisão ortográfica. 2) Submissão de várias palestras ou variações do ...

Java no mundo das Telecomunicações

Este é meu primeiro post aqui no blog e gostaria de dizer que estou muito feliz em também poder contribuir com esta grande (e crescente) família Globalcode. Vou começar escrevendo aqui sobre um tópico pouco explorado no universo Java: o seu uso no mundo das telecomunicações. Vários de vocês podem ter trabalhado em projetos para empresas de telecom utilizando a tecnologia Java. Eu mesmo já participei de alguns, implantando sistemas de tarifação, faturamento, CRM e cobrança. Mas o objetivo deste post é um pouco diferente: estou falando do uso de Java na própria rede de telecom. Como vocês podem imaginar, esta rede que permite que ligações telefônicas sejam feitas de seu celular ou aparelho fixo é um tanto quanto complexa, lidando com aspectos como roteamento, bilhetagem, roaming , etc. E o Java está presente neste cenário também. Para provar que não estou mentindo, abram o site do JCP e cliquem no link "JSRs by Technology". Observem que uma das categorias lista é a JAIN ( Jav...

NIO.2 do Java 7: uma nova API do Java para file system

Uma das novidades mais importantes e aguardadas do Java 7 foi a NIO.2, a nova API para a manipulação I/O com Java. A NIO.2, também conhecida como JSR 203 , disponibiliza um conjunto de novos componentes, projetados para melhorar caracterísiticas de I/O com Java como por exemplo: uma nova API para o acesso e manipulação de conteúdo do file system (sistema de arquivos); outra API para operações assíncronas com I/O; e a atualização da API para comunicação via sockets ( channel sockets ).   O Java, antes da versão 7, tratava a manipulação do sistema de arquivos de forma primitiva. O programador tinha de trabalhar com a classe File para representar arquivos e/ou diretórios, com um número escasso de funcionalidades. Uma operação simples como copiar um arquivo demandava um código relativamente grande. Outras funcionalidades triviais, como por exemplo o uso de links simbólicos, não eram suportadas. Esses são alguns dos motivos para justificar o uso de bibliotecas terceiras...