A tipagem básica do JavaFX é formada por tipos numéricos, String, Boolean, - até aqui semelhante ao Java - Void, Function, Null e Duration. O type Duration foi criado para simplificar a definição de literais que determinam valores para uma duração/faixa/pedaço do tempo, veja alguns exemplos:
Bem mais simples e pouco verboso em uma comparação com Java. Um detalhe importante é que o valor de qualquer uma das variáveis acima é mantido em milisegundos. Com println fica fácil conferir:
Uso de Duration se justifica, por exemplo, em animações gráficas e é por esse motivo que entra em cena o Timeline, outro importante elemento do JavaFX, que provê a capacidade de atualização no estado dos componentes visuais em um intervalo de tempo, ou melhor, durante uma duration! Quando escrevo estado dos componentes, me refiro as propriedades desses componentes.
Fiz um exemplo bem simples, um Timeline com 10 ciclos de execução registrados (propriedade repeatCount), cada uma disparada de 2 em 2 segundos. Durante a execução um contador é incrementado e seu valor apresentado em uma label, veja o código:
O Timeline é composto por um ou vários KeyFrames, cada um executado individualmente, single Thread, em ordem respeitando o time definido. O KeyFrame indica quem sofre as mudanças e que tempo isso acontece.
Quem foi ao Profissão Java 2010 viu o sorteador de brindes, na realidade um gerador de números aleatórios, que criei usando esse conceito de Timelines para trocar imagens (os números em vermelho) e alguns outros detalhes gerando a sensação do sorteio.
Explorando um pouco mais Duration, Timeline e KeyFrame, montei outro exemplo um pouco mais incrementado ainda para esse post: um circulo que segue o mouse a partir de um clique, inspirado no Fish Simulator um demo oficial do JavaFX referência para demonstrar como funciona o Scene Graph.
Na propriedade values do KeyFrame, indico que translationX e translationY sofrem transição de estado, do eixo atual para o posição do clique do mouse, usando Interpolação Linear.
Já brincou c/ JavaFX? Não, então baixe o Netbeans e veja as funcionalidades para desenvolvimento usando JavaFX. Experimente, use os exemplos desse post!
[]s
Eder Magalhães
var milisegundos = 1500ms; var segundos = 50s; var minutos = 15m; var hora = 1h; var hs = 30m * 3; //1h e 30m
Bem mais simples e pouco verboso em uma comparação com Java. Um detalhe importante é que o valor de qualquer uma das variáveis acima é mantido em milisegundos. Com println fica fácil conferir:
println("{hora} / {minutos} / {segundos} / {milisegundos}"); // Saída: 3600000ms / 900000ms / 50000ms / 1500ms
Uso de Duration se justifica, por exemplo, em animações gráficas e é por esse motivo que entra em cena o Timeline, outro importante elemento do JavaFX, que provê a capacidade de atualização no estado dos componentes visuais em um intervalo de tempo, ou melhor, durante uma duration! Quando escrevo estado dos componentes, me refiro as propriedades desses componentes.
Fiz um exemplo bem simples, um Timeline com 10 ciclos de execução registrados (propriedade repeatCount), cada uma disparada de 2 em 2 segundos. Durante a execução um contador é incrementado e seu valor apresentado em uma label, veja o código:
import javafx.stage.Stage; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Label; import javafx.scene.text.Font; import javafx.animation.Timeline; import javafx.animation.KeyFrame; var contador = 0; var t: Timeline = Timeline { repeatCount: 10 //ciclos keyFrames: KeyFrame { time: 2s //a cada 2 segundos action: function(){ label.text = "{++contador}" } } }; t.play(); var label = Label { font: Font { size: 60.0 oblique:true }, translateX: 90, translateY: 40 }; Stage { scene: Scene { width: 240 height: 170 content : label } }
O Timeline é composto por um ou vários KeyFrames, cada um executado individualmente, single Thread, em ordem respeitando o time definido. O KeyFrame indica quem sofre as mudanças e que tempo isso acontece.
Quem foi ao Profissão Java 2010 viu o sorteador de brindes, na realidade um gerador de números aleatórios, que criei usando esse conceito de Timelines para trocar imagens (os números em vermelho) e alguns outros detalhes gerando a sensação do sorteio.
Explorando um pouco mais Duration, Timeline e KeyFrame, montei outro exemplo um pouco mais incrementado ainda para esse post: um circulo que segue o mouse a partir de um clique, inspirado no Fish Simulator um demo oficial do JavaFX referência para demonstrar como funciona o Scene Graph.
Na propriedade values do KeyFrame, indico que translationX e translationY sofrem transição de estado, do eixo atual para o posição do clique do mouse, usando Interpolação Linear.
import javafx.stage.*; import javafx.scene.*; import javafx.scene.shape.*; import javafx.scene.input.*; import javafx.scene.paint.*; import javafx.animation.*; import javafx.util.*; class Circulando extends Circle { var transicao: Timeline = Timeline { }; public function vai(x:Number, y:Number):Void { //interrompe a timeline em execucao transicao.stop(); /* * pega a diferença entre as coordenadas * p/ calcular a distancia entre os pontos. */ var difX = x - translateX; var difY = y - translateY; var dist = Math.sqrt(difX * difX + difY * difY); //c/ a distancia calcula o tempo, cada pixel em 10ms var t = 1s * dist / 100.0; transicao = Timeline { keyFrames: [ KeyFrame { time: t values: [ translateX => x tween Interpolator.LINEAR, translateY => y tween Interpolator.LINEAR ] } ] } transicao.play(); } } def c = Circulando { radius: 20, translateX: 50, translateY: 50, fill: Color.ORANGE } var s : Scene; Stage { scene: s = Scene { width: 250 height: 180 content : Group { content: [ c, Rectangle { fill: Color.TRANSPARENT width: bind s.width height: bind s.height onMousePressed: function(e:MouseEvent) { c.vai(e.x,e.y); } } ] } } }
Já brincou c/ JavaFX? Não, então baixe o Netbeans e veja as funcionalidades para desenvolvimento usando JavaFX. Experimente, use os exemplos desse post!
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Eder Magalhães
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