Pular para o conteúdo principal

Uma visão geral do Profissão Java

O Profissão Java foi um sucesso absoluto!
O auditório da Universidade Anhembi Morumbi, no Campus Vila Olímpia, estava lotado e a transmissão pela internet funcionou SUPER bem, graças à parceria com a WTV que fez a filmagem e transmissão em tempo real
De Profissão Java 2010 - Selecionadas
Recebemos os participantes com um café da manhã simples: frutas, bolachinhas e café, e também um kit contendo material dos apoiadores do evento!

Ação solidária
Recebemos mais de 200 kg de alimentos na Ação Solidária que estava arrecadando itens de higiene e alimentos não perecíveis. Muitas pessoas que não trouxeram a doação no período da manhã trouxeram no período da tarde.

Não atingimos a minha expectativa, que era de 500kg, mas sem dúvida foi uma colaboração expressiva para o estado do Alagoas, especialmente para a cidade de Branquinha.

De Doacoes_profissao_java_2010
Agradeço imensamente, em meu nome e da Globalcode a todos que contribuíram com a Ação Solidária no Profissão Java. Como a frase popular que eu usei na abertura do evento: A união faz a força. É uma frase batida, mas verdadeira.

Patrocinadores, Expositores e Apoiadores
Fazer um evento pago ou gratuito é sempre um grande desafio. Criar modelos de negócio que sejam atraentes para todos os envolvidos: Universidade, Globalcode, expositores e participantes não é uma tarefa simples, por isso estamos sempre inovando nas propostas de participação corporativa.


Agradecemos imensamente a todas as empresas que colaboraram com o evento, e acreditamos que tenham conseguido atingir os resultados esperados.

Um resumo sobre as palestras do evento
As palestras foram muito boas. O Francisco Gioielli, engenheiro da Google fez a primeira palestra do evento "Novos paradigmas para desenvolvedores" e fiquei muito feliz com a forma que ele falou da Globalcode e da admiração que tem pelo nosso trabalho e pela paixão com que fazemos as coisas. Em seguida tivemos outro convidado muito especial, o Bruno Souza (JavaMan) um grande amigo e também um grande guru. Incrível como eu continuo saindo das palestras dele com a mesma motivação que eu tinha no começo da minha carreira em 2001/2002. Ele recomendou vários livros:
De Profissão Java 2010 - Selecionadas
Depois disso, tivemos as palestras curtas de Mobilidade com Helder da Rocha e Maurício Leal! Foi a primeira vez que o Helder participou de um evento organizado pela Globalcode, e foi sensacional. Um profissional que compõe músicas, escreve peças de teatro, ator, e além de tudo isso genial no mundo da TI.

O Maurício Leal que tem experiência de sobra em projetos de mobilidade, e está atualmente participando de projetos com Cloud Computing e Android na Ásia falou sobre Android e JavaME. Além disso, fez a conexão das tecnologias relacionadas com TV Digital e JavaFX. Tivemos também a participação de vários instrutores da Globalcode, que desta vez não estava falando tecnicamente de Java, mas sim da carreira dos profissionais.

Elaine Silva apresentou a palestra "Desenvolvimento com Java: Como se preparar para alcançar boas oportunidades de trabalho" sobre os conceitos que considera fundamentais para um programador ter uma boa base e conseguir trabalhar com as tecnologias mais avançadas e o Júlio Viegas apresentou a palestra "Uso de redes sociais para desenvolvimento da carreira" e recomendou o livro "".

O Painel de empreendedorismo foi show! Vários profissionais compartilharam a sua experiência positiva e negativa durante o painel: Alexandre Porcelli, da Caravela Tech e idealizador do evento noSQL, Eder Magalhães que recentemente reafirmou seu espírito empreendedor abrindo uma Unidade Globalcode em São Bernardo do Campo (YouAndWe), Felipe Oliveira, ex-aluno Globalcode em 2002, e fundador da SOAExpert - patrocinadora do evento, e Felipe Rodrigues da Fratech, um dos criadores da Academia Agile e dos Hands-on de Ruby e Ruby-on-Rails, mediados pelo Vinicius Senger, fundador da Globalcode.
Curiosidade: o convidado mais velho tinha 30 anos.
De Profissão Java 2010 - Selecionadas
Para aqueles que sempre reclamam que o governo não ajuda as pequenas empresas convidamos Janaina Costa (HighThink) para a palestra "Como inovar na sua empresa utilizando recursos não reembolsáveis?" compartilhando a experiência em diversos projetos desenvolvidos com recursos não reembolsáveis.

Ainda na mesma linha, convidamos o Edgar Silva, da RedHat para falar sobre as oportunidades com OpenSource: "Modelos de negócios rentáveis com Opensource: Sim, você pode fazer dinheiro com isto!"

O Painel de Testes foi surpreendente e um tema que antes era considerado "chato" e que está cada vez em mais evidência agradou bastante a plateia. O painel foi mediado por Jorge Diz que faz consultorias para implantação de processo e ferramentas de testes ágeis, um dos criadores da Academia Testes na Globalcode.
De Profissão Java 2010 - Selecionadas
Tivemos também uma seleção de palestras curtas chamada "Nichos Inovadores" onde tivemos mais uma participação do Júlio Viegas falando sobre HTML 5, que inclui muitas coisas legais. Vale a pena conferir as novidades. Tivemos também mais duas participações do Felipe Rodrigues sobre Agile e sobre Linguagens Dinâmicas.

Dimas Oliveira, um dos nossos convidados especiais motivou muito a audiência falando sobre TV Digital interativa, em uma palestra com mais de 15 perguntas dos participantes, que ganharam MUITOS brindes. Foi interessante que o Dimas reforçou o que ele já tem falado: JavaFX é uma tendência. Em seguida tivemos uma demo do Thiago Vespa, fundador da Destaque Capacitação que é a Unidade Globalcode de São José do Rio Preto, que mostrou uma aplicação para TV Digital onde era possível fazer a inscrição para o evento. Eder Magalhães que criou uma aplicação para fazer sorteios durante o evento em JavaFX falou sobre GWT e JavaFX.

Vídeos das palestras
Os vídeos das palestras estão sendo editados e esperamos começar a disponibilizá-los a partir da semana que vem. Pedimos que as pessoas que gravaram os vídeos durante o evento tenham um pouco de paciência, e esperem a versão oficial ser disponibilizada, para que possamos colocar os nomes dos palestrantes e o agradecimento aos realizadores e patrocinadores do evento, pois sem eles não seria possível um evento de tanto sucesso.

Caravanas
Participar de um evento, tirar uma certificação, estudar, testar é sempre um investimento de tempo e energia que fazemos nas nossas próprias carreiras, mas muitas pessoas fizeram um esforço ainda maior, viajando 3, 6, 16 horas para participar do evento. Dessa forma gostaríamos de parabenizar todos os membros das caravanas JavaNoroeste, Caraguatatuba e Santos! Esperamos que tenham aproveitado o evento, e que iniciativas como a transmissão do evento e dos minicursos gratuitos possam facilitar a vida de todos vocês, e que continuem encontrando energia para participar dos eventos que promovemos.

Profissão Java no Twitter 
Veja os tweets sobre o #ProfissaoJava
Antes, durante e depois do evento recebemos muitas mensagens pelo twitter. O apoio de todos vocês é uma grande fonte de motivação para a iniciativa Open4Education. Muito obrigada a todos que twittaram.

Durante o evento algumas pessoas me perguntaram se tinhamos uma lista com o twitter dos palestrantes... Antes tarde que nunca não é?

Yara Senger, Vinicius Senger, Rafael Nunes, Bruno Souza, Helder da Rocha, Maurício Leal, Elaine Silva, Júlio Viegas, Alexandre Porcelli, Felipe Oliveira, Felipe Rodrigues, Alessandra Rabin, Wanderlei Souza, Jorge Diz, Edgar Silva, Eder Magalhães, Dimas Oliveira, Thiago Vespa

É isso aí pessoal, já estamos preparando o próximo evento que será realizado na Universidade Anhembi Morumbi entre 20 e 22 de Agosto!

Ah, gostaria de agradecer também todos os colaboradores que participar da maratona do Profissão Java desde a concepcção até agora! 

Um abraço,
Yara

Comentários

Marcelo Soares disse…
Parabéns Yara, Vinícius e GlobalCoders por este evento. São iniciativas como essa que fazem com que nós nunca deixamos de amar o Java e ser Javeiro de coração. Espero que na próxima ocasião em que esse evento acontecer eu esteja presente, pois não compareci por estar me preparando para o exame da certificação e por também ter tido aula da Academia Java aqui em Praia Grande.
Um abraço
Unknown disse…
O evento foi d+, fiquei impressionado com a qtde de participantes! Galera interessada do inicio ao fim, "devorando" o conteúdo apresentado.

Bom, o conteúdo foi um show a parte, uma miscelânea de assuntos enriquecedores para qualquer profissional de TI, novato ou ñ.

De quebra foi uma oportunidade de interagir com os caras - ou talvez "dinos" - que fizeram a diferença p/ a comunidade Java. Conheci bastante gente e reencontrei vários amigos!

O Evento foi sensacional! Parabéns Yara, Vinicius, Globalcoders e todos os participantes!


[]
Eder
rbellia disse…
Soh pude acompanhar aqui pelo Globalcoders. A diversidade de temas eh impressionante ! Grandes nomes do mundo TI. Nao podia dar outra: casa cheia !

Parabens Globalcode !
Yara Senger disse…
Valeu Renato, foi sensacional mesmo. Precisamos agitar alguma coisa "Brasil-Canada". Um Webcast + bate papo pra sabermos como estão as coisas por ai. O mundo Java e tudo mais. Um abraço.
Yara
Yara Senger disse…
Valeu Marcelo e Eder, como eu disse na abertura o evento foi resultado de um super trabalho em grupo. Muitas pessoas e várias empresas. A União faz a força.
Yara
Show!!!


http://cursaki.blogspot.com/

http://www.cursaki.co.nr/

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

TDC BUSINESS, chega a São Paulo com novas trilhas de Inteligência Artificial e Inovação

Maior conferência de profissionais de tecnologia do Brasil abordará temas em alta no momento como, por exemplo, Inteligência Artificial, Segurança, Ciência de Dados e Inovação O TDC BUSINESS, a 17° edição do The Developer's Conference na cidade de São Paulo, que acontece entre os dias 19 e 21 de Setembro, reunirá profissionais e especialistas da área para troca de experiência, compartilhamento de conteúdos e networking. Com o tema central: “Tecnologia para negócios transformadores”, o evento será totalmente híbrido, ocorrendo presencialmente no espaço Pro Magno, e com transmissão simultânea e atividades de network pela internet. A expectativa é reunir mais de 14.000 pessoas, somando a participação presencial e online.   Segundo Yara Mascarenhas, Fundadora e Host do Evento, “nosso objetivo com o TDC é inspirar a colaboração entre os profissionais e empresas para construir uma nova realidade para o mercado de TI.  Vamos juntar tecnologia e negócios com as trilhas técnicas, oferecen

JavaMail: Enviando e-mail com Java

Introdução Além da necessidade de envio de e-mail ser comum a várias aplicações, foi a pergunta de um aluno da Academia Java ,  “Como enviar um e-mail com Java?”, que me motivou a escrever este post sobre JavaMail. JavaMail Para realizar o envio de e-mail por meio de uma aplicação Java, precisamos da biblioteca JavaMail, pois ela não é incluída no Java SE. A biblioteca está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/index-138643.html . Neste download, além da biblioteca mail.jar que inclui a implementação completa da API e providers, também é disponibilizada a documentação da biblioteca ( javadoc ) na pasta docs , alguns exemplos na pasta demo e partes da implementação em lib . A forma mais simples de utilizar a JavaMail e incluir o mail.jar , porém para uma aplicação que só envia e-mail como o nosso exemplo, necessitamos apenas dos arquivos mailapi.jar e smtp.jar , economizando 177KB. Como a economia é pouca e as aplicações evoluem, vamos adicionar o mail.jar