Pular para o conteúdo principal

Site da Globalcode: Design e integração com JSF, Facelets, RichFaces e JBossSeam

O site da Globalcode foi criado por uma agência e depois desenvolvido internamente, utilizando algumas das nossas tecnologias preferidas:
- JavaServer Faces
- Facelets
- RichFaces
- JPA
- JBoss Seam (que não poderia faltar na nossa arquitetura).

O site é abastecido com informações do sistema de gestão educacional, o GES (Global Education System). Na prática isto quer dizer que as turmas, o conteúdo dos cursos, o Orçamento Eletrônico, matrícula eletrônica em minicursos gratuitos, páginas Unidades Globalcode, tudo vem do GES.

Ou seja, estes dados são alterados automaticamente quando alteramos os dados no GES e não precisa passar nas mãos de ninguém da área de TI. E o pessoal de vendas e negócios adora ficar livre do pessoal da TI.

A utilização de Facelets gerou muitos benefícios e facilidades, e agora até o André Frota, que era mais designer que programador fica aflito para eliminar uma ou outra página 100% HTML, que não usa Facelets.

Além dos muitos novos requisitos que nós mesmos geramos ao utilizar e visualizar o site recebemos diversas sugestões e críticas dos instrutores, funcionários, alunos e usuários do site. Algumas são deliciosamente simples, eu passo para a Ana Abrantes e em poucos minutos ela me responde: "Faça um refresh", e Wow!, a mudança está no ar, enquanto outras precisam de mais planejamento e esforço de implementação e pesquisa.

Uma das experiências mais recentes foi a integração com o serviço de Busca personalizada da Google, que agora está disponível e bem integrada com o layout e conteúdo do nosso site, e ainda temos uma série de recursos que nem começamos a explorar.

Algumas funcionalidades que adicionamos no GES, às vezes em um "acesso de loucura" mudaram completamente os processos dentro da Globalcode, como o Orçamento Eletrônico, que deixou nossa tabela de preços transparente e mudou o perfil dos telefonemas.

A matrícula online foi uma mudança drástica, antes dela existir, o dia seguinte ao boletim era improdutivo, o telefone tocava incessantemente, ninguém conseguia fazer nada além de matrículas em minicursos gratuitos e muitas reclamações de linhas ocupadas de pessoas que queriam tratar de outros assuntos. Agora, as meninas do atendimento nem percebem nos dias que chegamos a 300 matrículas online em minicursos gratuitos.

É maravilhoso ver como este software que produzimos faz toda a diferença na vida dos usuários. É muito bom ver um processo que demora 40 ou 50 minutos sendo reduzido a dois cliques.

Fica aqui um depoimento que encheu nosso dia de alegria :
Confirmo o recebimento do orçamento eletrônico e gostaria de elogiar esta funcionalidade: o e-mail chegou poucos minutos após minha solicitação!
Também gostei muito da facilidade para matrícula nos mini-cursos. Nunca tinha recebido um tratamento tão eficiente através de um site.
Parabéns!

Michele Nisiyamamoto


Agradeço todas as pessoas que criam, testam, criticam e compartilham as emoções do nosso site e do GES diariamente.

Comentários

Ana Abrantes disse…
O trabalhão que isto tudo dá é compensado pelo prazer de fazer as coisas acontecerem. Já falei uma vez que sou "addicted to my job" e repito: é porque eu adoro e me divirto com o que eu faço. A Globalcode nos permite inovações e é a culpada de eu ser assim hoje! O site só não está melhor, ou não foram implementadas várias coisas legais ainda, por pura falta de tempo, não consigo abraçar o mundo sozinha, fazer o que... ;)
Anônimo disse…
Opah. Legal...
O blog tambem tá merecendo uma mudança de layout hein.
Principalmente alargar ele um pouco. Tá raquítico, coitado. hehe
Wagner Santos disse…
Pois é, Yara!!!

Posso dizer que a espera (desde o coquetel) valeu muito a pena !!! Realmente superou as espectativas..

Parabéns a Abraço,
Yara Senger disse…
Romuloff,

Agradeço a sua sugestão.
O Blog estava meio magrinho mesmo, demos uns pixels pra ele, ficou melhor ?

[]s
yara

Postagens mais visitadas deste blog

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa...

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad...

Facelets uma forma mais ágil para construção de telas – Parte I

A construção de telas ou camada de apresentação em um sistema MVC seja web ou desktop é uma tarefa complexa e de extrema importância. Nesse post vou comentar e mostrar algum exemplo do Facelets como solução para os desafios existentes nessa etapa especificamente para web. Com a web cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, um fato é que com isso nossos usuários tornam-se mais exigentes em relação a usabilidade, agilidade, performance ou de uma forma bem resumida “o usuário espera uma navegação simples e agradável aonde uma determinado tarefa possa ser concluída em poucos passos e em um curto espaço de tempo”. Atender as expectativas em relação ao que o usuário espera com o que realmente ele precisa, definir uma estrutura flexível a mudanças sem engessar o desenvolvimento, acessibilidade, portabilidade em múltiplos navegadores, tudo isso e muito mais, num prazo que quase sempre é apertado. Um outro ponto fundamental é manter o time motivado e produtivo em um ambiente que favoreça a...

Sistema interativo de TV Digital com Ginga-J

No início de 2009, os estudantes de Sistema de Informação do Centro Universitário de Votuporanga ( UNIFEV ), Caio César Pereira de Souza e Rodrigo Gonçalves Constantino me apresentaram uma proposta para que eu fosse co-orientador junto ao professor orientador Djalma Domingos da Silva , em seu Trabalho de conclusão de curso (TCC) com tema TV Digital. A base que motivou o assunto, foi a palestra apresentada por Maurício Leal na I Conferência Java Noroeste sobre o tema TV Digital, realizada em 2006 em Votuporanga-SP. Ficamos muito entusiasmados com a possibilidade de interatividade na TV Digital, e a grande quantidade de possibilidades de desenvolvimento de aplicativos nesta área. Acompanhamos de perto as notícias na imprensa e todo o esforço e iniciativas realizadas pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) , que organizou e produziu especificações ABNT, normatizando o sistema de TV Digital Terrestre. O foco do TCC foi realizar o desenvolvimento de uma pequena ...

Alguma certificação Java nos seus planos em 2010 ?

A discussão sobre certificações é super polêmica, alguns acham muito importante, outros acham totalmente insignificante. Eu particularmente acho que é uma meta de aprendizado, que nos força a aprender bem detalhadamente uma tecnologia. É claro que é "burlável" quero dizer, todo mundo conhece alguém que é certificado e "não sabe nada". Mas, evidentemente quando você se prepara, estuda, vai aprender muitas coisas novas e solidificar ainda mais seu conhecimento. Eu sempre fui muito "orientada" por deadlines... estas metas nos obrigam a encaixar algumas horas de estudo nesta vida tão corrida. E o inicio do ano é muito bom para estas iniciativas, porque estamos um pouco mais descansados, com aquele espírito de inicio de ano. Imagine chegar em março e já ter cumprido uma das metas de final de ano, e estar com a certificação "tirada" ? Não acho que precisa ser um caçador de certificações, e tentar tirar todas as certificações possíveis, mas acho ...