Pular para o conteúdo principal

Android SDK Tools (r21) e suas novas ferramentas

Há pouca mais de uma semana, foi lançada a nova versão do Android SDK para o Jelly Bean, o Android 4.2. Com ele, também foi atualizada a versão do ADT (Android Developer Tools). As novas features são muito interessantes, agilizam o desenvolvimento e fornecem novos meios de combater a fragmentação de hardware da plataforma. Sendo assim, vou demonstrar algumas das principais novidades aqui neste breve artigo.

Novos Templates

Nas primeiras versões do ADT existia um número muito limitado de templates de interfaces gráficas que poderíamos utilizar. No Revision 20 já foram adicionados dois itens: uma interface máster-detail com uso de fragments e, uma tela em branco, somente com a barra superior e uma área central onde inserimos nossas widgets.

E, mais recentemente, na Revision 21, foram adicionados mais três templates muito úteis.

Um deles é uma tela de preferências. Segundo o comentário na classe PreferenceActivity gerada pelo ADT: uma preferenceactivity que apresenta um conjunto de configurações da aplicação. Em dispositivos handset, configurações são apresentadas em uma lista. Em tablets, configurações são divididas em categorias, com o cabeçalho das categorias mostrada a esquerda da lista de configurações. Veja uma representação na Figura 1:

Figura 1: template de configurações.

Outro template cria uma tela para visualização de imagem ou vídeo. Ela fica full-screen até que o usuário clique na tela, neste momento, a barra de status é exibida por alguns segundos. Veja na Figura 2 uma representação. Na Figura 3 o aplicativo criado com o template sendo testado em um Galaxy Ace e, na Figura 4, o instante em que o usuário tocar a tela do Ace.

Figura 2: representação

Figura 3: aplicativo

Figura 4: aplicativo após toque na tela.

E isso não é tudo. O próprio ADT já cria três classes auxiliares: SystemUiHider, SystemUiBase e SystemUiHiderHoneycomb. Com estas classes é possível mostrar e esconder certos componentes de UI que só estão presentes em versões mais recentes do sistema operacional Android.

Veja o que a documentação da classe SystemUiHider nos diz: Uma classe utilitária que ajuda a mostrar e esconder UI do sistema, como a barra de status e a barra de sistema/navageação. Esta classe utiliza técnicas de compatibilidade com versões anteriores, para garantir que dispositivos rodando qualquer versão do Android OS sejam suportados.

O último template refere-se a uma típica de tela de login, com um campo de usuário e senha e um botão para verificar a autenticidade do mesmo. Veja na Figura 5 sua representação:

Figura 5: template de tela de login.

O template é tão bem feito que a classe Acitivyt apresenta um esqueleto completo, com uma classe AsyncTask para uma possível verificação de senha mais demorada e utilização da ViewPropertyAnimator API, disponível a partir do Honeycomb MR2. Veja este código de animação abaixo:


if (Build.VERSION.SDK_INT >= Build.VERSION_CODES.HONEYCOMB_MR2) {
 int shortAnimTime = getResources().getInteger(android.R.integer.config_shortAnimTime);

 mLoginStatusView.setVisibility(View.VISIBLE);
 mLoginStatusView.animate().setDuration(shortAnimTime)
  .alpha(show ? 1 : 0)
  .setListener(new AnimatorListenerAdapter() {
   @Override
   public void onAnimationEnd(Animator animation) {
    mLoginStatusView.setVisibility(show ? View.VISIBLE
        : View.GONE);
   }
 });

 mLoginFormView.setVisibility(View.VISIBLE);
 mLoginFormView.animate().setDuration(shortAnimTime)
  .alpha(show ? 0 : 1)
  .setListener(new AnimatorListenerAdapter() {
   @Override
   public void onAnimationEnd(Animator animation) {
    mLoginFormView.setVisibility(show ? View.GONE
        : View.VISIBLE);
   }
  });
} else {
// The ViewPropertyAnimator APIs are not available, so simply show
 // and hide the relevant UI components.
 mLoginStatusView.setVisibility(show ? View.VISIBLE : View.GONE);
 mLoginFormView.setVisibility(show ? View.GONE : View.VISIBLE);
}


Editor de UI poderoso

Quando vamos editar um arquivo XML que representa uma Activity de nossa aplicação, podemos fazer isso via código ou, através de uma representação gráfica e com ajuda do drag-and-drop. Na nova versão do ADT esta ferramenta recebeu aporte de novas e interessantes features.

Quando optamos pelo Graphical Layout, agora temos uma opção que fica no canto superior esquerdo, chamado de “Configuration to render this layout with in Eclipse”. Dentro das opções listadas por esta ferramenta, podemos escolher “Preview Representative Sample”. Sendo assim, veremos o layout que estamos construindo em diferentes tipos representativos de telas. Veja a Figura 6:

Figura 6: Graphical layout.

Desta forma, fica muito mais fácil gerenciarmos nossa interface gráfica do usuário nas diferentes versões de tela que o Android possui. Além disso, esta feature apresenta outra opção valiosa. Na opção Preview Layout Versions veremos para quais versões de tela nós estamos criando um layout. Ou seja, suponhamos que no meu aplicativo eu tenha criado um layout específico com a pasta layout-v11. Vou ver no Graphical Layout a Figura 7:

Figura 7: Graphical layout com minhas versões de tela.

E não para por aí não. O Graphical Layout apresenta um ícone de um globo, onde podemos especificar para uma versão de tela específica qual a localidade que estamos simulando.



Criação de AVD´s

O processo de criação de um Android Virtual Device também sofreu mudanças. Agora, é possível indicar em qual aparelho ele se baseará. Veja a Figura 8 e a caixa de seleção Device:

Figura 8: Criação de AVD.

Além disso, o novo ADT ainda nos fornece ferramentas como o UI Automator Test Framework, uma ferramenta gráfica para scanear e analisar os componentes de uma aplicação Android, mais uma biblioteca com APIs para criar funcionalidades automatizadas de testes e uma engine para automatizar e rodar testes em vários dispositivos físicos.

E, finalmente, conta com um instalador de SDK com somente 1 clique, baixando todos os componentes do SDK, como Tools, Platform Tools, Eclipse ADT e imagens de sistema. Tudo isso de forma muito mais conveniente.

O próximo passo é só começar a desenvolver.

Comentários

Matheus Gomes disse…
Cara, sensacional... para quem não sabe design é uma mão na roda!
Yara Senger disse…
Parabens Ricardo! Muito legal o post!
Unknown disse…
Muito bom o post!! Parabéns!

Postagens mais visitadas deste blog

Palestras do TDC Business Disponíveis Online

🚨 Atenção, TDC Lovers! O TDC Business em São Paulo acabou, mas os conteúdos mal começaram!  Não pô de aproveitar a STADIUM ao vivo? Não tem problema, porque trouxemos ela até você. Todas as palestras da STADIUM, palco principal do TDC, já estão no ar e liberadas para qualquer pessoa assistir. Essa Trilha incrível conta com palestras de Trilhas Premium e temas variados de forma GRATUITA para você poder maratonar de casa!  Aproveite para prestigiar seu evento de TI favorito com pipoca direto do seu sofá. 🎥 🍿 Gravação da STADIUM, 22 a 24 de Agosto de 2022, disponível aqui: https://www.globalcode.com.br/videos/tdc-2022-business/  Todas as demais trilhas do TDC Business serão publicadas gradualmente nas próximas semanas, fique atento aos nossos e-mails, você será notificado por lá quando sua Trilha estiver disponível. Acompanhe nossas redes sociais para não perder nada e ficar por dentro de todas as novidades do TDC!

TDC INNOVATION lança University Pass

Modalidade de ingresso tem como objetivo ajudar na capacitação dos universitários Uma pesquisa realizada em 2020 pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) diz que até o ano de 2024 o Brasil precisará de cerca de 420 mil profissionais na área de Tecnologia da Informação. Porém, por ano, a mesma pesquisa diz que o país forma apenas 46 mil profissionais capacitados no nicho. Pensando nisso, para ajudar na formação e capacitação desses jovens profissionais, o TDC INNOVATION, segunda edição do ano do The Developer's Conference, lança o University Pass, modalidade de ingresso que possibilita aceso digital gratuito a todas as palestras do evento, ou com 50% de desconto para quem preferir ir pessoalmente. Com o tema central “Desafios para a criação do futuro Digital”, o TDC INNOVATION ocorrerá entre 1 e 3 de junho, de forma híbrida: presencialmente no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis, e com transmissão simultaneamente pela

TDC Digital: o que você precisa saber para transformar sua carreira em 2022

O TDC Digital é o maior evento de TI do mercado e proporciona crescimento profissional a partir de palestras com especialistas e oportunidades de networking com o mundo todo, direto da sua casa. Através da escolha individual de cada participante é possível obter experiências imersivas e transformadoras conforme o tema-chave de cada trilha.  O evento também é o lugar ideal para ajudar no desenvolvimento de carreiras, permitindo que qualquer pessoa com vontade — e um tema interessante — seja palestrante e compartilhe suas experiências e conhecimentos. Para aqueles que querem  participar como ouvinte a plataforma do TDC favorece conferências dinâmicas, e o encontro de diversas comunidades e ecossistemas de TI. E, após a escolha de uma trilha, fica mais fácil acompanhar especialistas para aprender e se inspirar. Em 2021 , o The Developer’s Conference (TDC) foi 100% digital e, em três dias de evento, contou com mais de 300 horas de conteúdos , incluindo: Agile; Testes; Design; Web e Mobile;

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

Inspire a mudança com a liderança ágil

A liderança ágil é essencial para que uma organização realize mudanças de negócios significativas. Ser líder é uma tarefa desafiadora, especialmente em um cenário de constantes transformações, principalmente na forma de lidar com a relação empresa e pessoal. Pesquisas sobre liderança na era digital revelam que algumas soft skills têm sido substituídas por outras, o profundo conhecimento na área de negócio, ser referência nas tecnologias utilizadas, ter foco total no prazo e nas entregas e conhecer um arsenal de técnicas e ferramentas, têm dado espaço a habilidades, como: empatia; adaptabilidade; senso de equipe; visão e propósito; engajamento constante. A colaboração entre pessoas de todos os níveis hierárquicos são vitais, afinal, as equipes estão trabalhando para o mesmo objetivo: o encantamento e atendimento das necessidades do cliente que proporcionarão um crescimento sustentável da organização. Com propósito claro, estratégia e prioridades definidas, os times desfrutam de uma ma