Pular para o conteúdo principal

TOTVS distribui, gratuitamente, solução que permite criar aplicativos para TV Digital.

Agora só falta você colocar a mão na massa e começar e desenvolver a primeira aplicacão utilizando interatividade na TV Digital.

Publicação integral do press release enviado pela TOTVS para publicação.
Ação incentiva o empreendedorismo entre os desenvolvedores. Como resultado, os usuários ganham mais opções, tornando a experiência com a TV Digital ainda mais interessante.
São Paulo, 20 de outubro de 2011 – Com o objetivo de oferecer uma ferramenta para estimular o crescimento e as oportunidades na TV Digital Aberta, a TOTVS passa a distribuir gratuitamente aos desenvolvedores de aplicativos o AstroBox SDK, um emulador Ginga para PC, indispensável para o desenvolvimento de aplicações interativas para TV Digital. A iniciativa foi batizada de “Ginga para todos”.
Apoiada pela Brasscom, essa ação é fruto de uma parceria da TOTVS com o Instituto da Oportunidade Social (IOS) – entidade mantida pela companhia – dentro de sua proposta de promover capacitação profissional. Os interessados deverão acessar o endereçowww.ios.org.br e clicar no banner “Ginga para Todos” (localizado na lateral direita da página), que serão redirecionados ao site do aplicativo. Após se cadastrar, é possível fazer o download do emulador e ter acesso a fóruns e a materiais de treinamento.
Nessa versão beta do AstroBox SDK, o desenvolvedor terá acesso a um emulador Ginga completo e poderá desenvolver aplicativos Ginga em NCL/Lua e Java. Essa versão é a mesma que o mercado já vem utilizando no desenvolvimento de aplicações para TV.
Quem se inscrever no programa receberá, ainda, um código que dá desconto na compra de um receptor de TV digital com o AstroTV, em uma parceria da TOTVS com a Visiontec.
Declaração:
David Britto, diretor de tecnologia da TOTVS, sobre esta iniciativa:
“Para que a sociedade desfrute dos benefícios da interatividade na TV Digital é necessário que toda a cadeia – governo, fabricantes de TV, emissoras e desenvolvedores de aplicativos, como nós da TOTVS – participe e incentive. A iniciativa é boa para os desenvolvedores e ótimo para os usuários, que terão à disposição várias opções de aplicativos, tornando a experiência com a TV Digital ainda mais interativa e interessante”, destaca o diretor.
Laércio Cosentino, presidente da TOTVS:
“Estamos disponibilizando esta plataforma gratuitamente porque queremos dar oportunidade para jovens interessados em tecnologia, assim como já fizemos com mais de 20 mil alunos que passaram pela capacitação gratuita no IOS, que mantemos há 13 anos. Agora, a intenção é que os desenvolvedores tenham ferramentas para criarem seus próprios aplicativos e disponibilizem ao mercado”, ressalta.
Antonio Gil, presidente da Brasscom, em apoio à iniciativa:
“Realizar todo o potencial da interatividade na TV Digital será o coroamento do processo que levou o governo a adotar o Sistema Brasileiro de TV Digital e a conquistar o apoio ao SBTVD de uma dezena de países”, afirma. “O Conselho da Brasscom tem debatido formas de mobilizar todas as empresas associadas em apoio ao SBTVD e à interatividade”, completa.
Sobre o Instituto da Oportunidade Social (IOS)
O Instituto da Oportunidade Social busca, apoia e monitora a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência, que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho. Fundado em 1998, o IOS já capacitou mais de 20 mil jovens. www.ios.org.br
Sobre a TOTVS
Líder absoluta no Brasil, com 48,6% de market share*, e também na América Latina com 34,5%, a TOTVS é uma empresa de software, inovação, relacionamento e suporte à gestão. É a maior empresa da América Latina no desenvolvimento de software aplicativos, a 6ª maior desenvolvedora de sistemas de gestão integrada (ERP) do mundo e a 1ª em países emergentes. A Companhia é líder absoluta no Brasil e no segmento de pequenas e médias empresas (PME) na América Latina. A TOTVS foi a primeira empresa do setor de TI da América Latina a abrir capital, e está listada no Novo Mercado da BOVESPA. Suas operações em ERP possuem mais de 26 mil clientes e são complementadas por um amplo portfólio de soluções verticais e por serviços de valor agregado como Consultoria, Infraestrutura e BPO. Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

*Fonte: Gartner - “All Software Markets, Worldwide, 2010”.
Sobre a Brasscom
A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) foi criada em 2004 com o objetivo de posicionar o Brasil como um player estratégico no mercado global de Tecnologia da Informação e Comunicação. A entidade reúne algumas das empresas mais relevantes e influentes da indústria brasileira de TIC, tendo exercido ao longo dos últimos anos um papel de articulação entre os setores privados e públicos, nas esferas federal, estadual e municipal. A Brasscom desempenhou papel de liderança na discussão de temas estratégicos para o Governo Federal, como a desoneração da folha de pagamentos, a promoção internacional do setor de TI e o aumento de suas exportações, a expansão da banda larga em escala nacional, a geração de empregos, a inclusão social e a convergência digital.
Informações TOTVS para a imprensa:
RMA Comunicação
Regina Sanches – regina.sanches@rmacomunicacao.com.br – (11) 2244-5997 / (11) 8420-4450.
Informações BRASSCOM para a imprensa:
Mariana De Felice – mariana.felice@brasscom.org.br – (11) 3053-9110
www.brasscom.org.br

Veja também as notícias:
Laboratório prático oferecido pela TOTVS na trilha de TV Digital do TDC2011 Goiânia
Resposta do SouJava a consulta pública sobre Ginga
TV Digital interativa: a perspectiva de um jornalista

Participe também da lista do SouJava sobre TV Digital interativa:
tvdigital@soujava.dev.java.net e para mais informações sobre TV Digital interativa siga o Carlos Fernando Gonçalves no perfil @mercuriocfg

[]s
Yara Senger
twitter.com/yarasenger
blog.eletronlivre.com.br/search/label/Yara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad...

NIO.2 do Java 7: uma nova API do Java para file system

Uma das novidades mais importantes e aguardadas do Java 7 foi a NIO.2, a nova API para a manipulação I/O com Java. A NIO.2, também conhecida como JSR 203 , disponibiliza um conjunto de novos componentes, projetados para melhorar caracterísiticas de I/O com Java como por exemplo: uma nova API para o acesso e manipulação de conteúdo do file system (sistema de arquivos); outra API para operações assíncronas com I/O; e a atualização da API para comunicação via sockets ( channel sockets ).   O Java, antes da versão 7, tratava a manipulação do sistema de arquivos de forma primitiva. O programador tinha de trabalhar com a classe File para representar arquivos e/ou diretórios, com um número escasso de funcionalidades. Uma operação simples como copiar um arquivo demandava um código relativamente grande. Outras funcionalidades triviais, como por exemplo o uso de links simbólicos, não eram suportadas. Esses são alguns dos motivos para justificar o uso de bibliotecas terceiras...

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op...

Java no mundo das Telecomunicações

Este é meu primeiro post aqui no blog e gostaria de dizer que estou muito feliz em também poder contribuir com esta grande (e crescente) família Globalcode. Vou começar escrevendo aqui sobre um tópico pouco explorado no universo Java: o seu uso no mundo das telecomunicações. Vários de vocês podem ter trabalhado em projetos para empresas de telecom utilizando a tecnologia Java. Eu mesmo já participei de alguns, implantando sistemas de tarifação, faturamento, CRM e cobrança. Mas o objetivo deste post é um pouco diferente: estou falando do uso de Java na própria rede de telecom. Como vocês podem imaginar, esta rede que permite que ligações telefônicas sejam feitas de seu celular ou aparelho fixo é um tanto quanto complexa, lidando com aspectos como roteamento, bilhetagem, roaming , etc. E o Java está presente neste cenário também. Para provar que não estou mentindo, abram o site do JCP e cliquem no link "JSRs by Technology". Observem que uma das categorias lista é a JAIN ( Jav...

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa...