Pular para o conteúdo principal

Globalcode recebe o Duke's Choice Award Winner no JavaOne 2011

O JavaOne 2011 começou fervendo e com certeza vai esquentar ainda mais. Esta é a oitava edição que eu participo e a décima do Vinicius! Já viemos como participantes, palestrantes, com lançador de camisetas, imprensa... sempre arrumamos um jeitinho de participar do maior evento de Java do mundo!

No ano passado Vinicius Senger e o Neto Marin aprovaram a primeira palestra que abordava Java + Arduino: "Automatizing Your House with JavaFX and Open Source Hardware" controlando uma casa com aplicações JavaME no celular e JavaFX no desktop. Embora não tenha sido possível participar do  evento em São Francisco (somente do JavaOne Brasil) o Neto Marin e Benedicto Franco Jr. apresentaram a palestra e representaram super bem nosso time! 

Um prêmio mais que especial
Sem dúvida o principal ingrediente para o sucesso dos nossos projetos é a paixão!
 
JHome é um projeto para automação residencial com Java, o resultado da somatória de duas paixões  Software + Hardware Livre, ou melhor Java + Arduino, uma combinação explosiva com a qual recebemos o prêmio mais importante da comunidade Java, um Duke Choice's Award!

A entrega do prêmio aconteceu durante o JavaOne OpenHouse no domingo às 6:30 na Mason Street, um evento especialmente oferecido para a comunidade Java. O prêmio foi entregue pelo Adam Messinger.

Veja algumas fotos:

Vale a pena conferir a lista de projetos premiados, pois provavelmente alguns são conhecidos de vocês, como os projetos Arquillian e JRebel.

JHome
O JHome é um projeto para automação residencial com Arduino + JavaEE 6 + Glassfish, através desta API é possível controlar tomadas e também receber os dados enviados pelos sensores conectados ao Arduino (como sensor de luz e temperatura).  A idéia é utilizar os recursos de JavaEE 6 como agendamento de serviços para ligar e desligar eletrodomésticos, como uma cafeteira, ou acender e apagar luzes.

Além de muita diversão também é uma forma de aprender a utilizar os principais componentes de JavaEE. 

Mais informações sobre o JHome no site jhome.globalcode.com.br ou diretamente com o Vinicius Senger no twitter: @vsenger!

JavaOne 2011
Confesso que o JavaOne está muito diferente dos velhos tempos, e com certeza as pessoas estranham. São aproximadamente 45.000 inscritos no Oracle Open World, um evento 4x maior do que costumava ser! Mas a comunidade continua a mesma e a organização está excelente.

O SouJava, como sempre, veio em peso! Logo de cara encontramos o Bruno Souza/JavaMan (que apresentou uma general session no domingo), Fabiane Nardon (que já ganhou um Duke Choice's Award em 2005), Fabio Veloso e muitos amigos e Globalcoders como Dr. Spock, Danival Calegari, Felipe Leme, Benedicto Franco Jr., Dimas Oliveira e muitos outros.

O Networking internacional também já começou sensacional e logo na primeira festa encontramos o Roger Brinkley, Arun Gupta, Sharat Chander, Terrence Bar, Ed Burns, Patrick Curran e até o James Gosling! Conhecemos pessoalmente a Michele Kovac, com quem trabalhamos juntos para o lançamento do JDK 7 no Brasil!

 
Sr e Sra Lemos, Sr e Sra Calegari, Sr e Sra Senger, Benedicto Franco Jr. e Felipe Leme, 

Yara Senger, Benedicto Franco Jr. e Vinicius Senger
 
Dimas Oliveira, Yara Senger, Danival Calegari, Dr. Spock (Alberto Lemos)

Agradecimentos

Gostaria de agradecer e parabenizar todos os que apoiaram direta ou indiretamente o projeto, afinal de contas o JHome foi uma consolidação de diversos projetos que têm sido desenvolvidos nos últimos anos através da iniciativa ElétronLivre aliado à experiência de mais de 10 anos com JavaEE da Globalcode! 

Parabéns à galera do Arduino: Vinicius Senger, Paulo Carlos Santos, José Luiz Lorenzo, Benedicto Franco Jr! Parabéns também ao Neto Marin pela criação das interfaces com JavaME e ao Alexandre Porcelli pelo entusiasmo para criação de uma nova DSL de automação de residencial cujo protótipo foi apresentada no JustJava 2011.

Agradecemos também aos organizadores e jurados do Duke's Choice Awards e do JavaOne pela grande oportunidade: Michele Kovac, Arun Gupta, Bruno Souza e Sharat Chander.

 
Yara Senger, Michelle Kovac e Vinicius Senger
 
Yara Senger, Arun Gupta, Vinicius Senger

Fabiane Nardon, Yara Senger, Bruno Souza e Vinicius Senger

Por enquanto é isso pessoal, espero publicar mais posts e fotos dos próximos dias do JavaOne!

Próximos passos ? 
Ah, vale lembrar que na quarta-feira haverá o BOF com todos os premiados no Duke's Choice Award 2011 e na quinta-feira Vinicius Senger fará uma demonstração no Keynote Java Community que será transmitido ao vivo! Mais informações em breve pelo twitter e facebook.

[]s
Yara
twitter.com/yarasenger
blog.globalcode.com.br/search/label/Yara
jhome.globalcode.com.br 

Comentários

Wagner Santos disse…
Parabéns Vinicius, Yara e todos que contribuiram para o projeto.
Foi mais do que merecido este prêmio, tenho orgulho de participar desta família! :)

Abraço
Globalcode disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Yara Senger disse…
Super obrigada pelo carinho e atenção Wagner! Você é uma pessoa admirável. Gostamos muito de você. É um horna ter você na família Globalcode. Um abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad...

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa...

D.B.C.D. - Desenvolvimento baseado na "Caverna do Dragão"

Depois de muito tempo sem assistir este épico desenho, acabei topando com ele novamente enquanto esperava minhas crianças acordarem (é sério mesmo!). Assisti por 60 segundos e logo peguei meu laptop pois acabava de ter o meu último insigth do ano: você já imaginou ensinar desenvolvimento de software para aqueles personagens? Teríamos uma equipe PERFEITA, pense bem: - Bob: o jovem valente com um tacape aparentemente podereso, mas poucas vezes ajuda efetivamente. É o programador Ruby on Rails. - Daiana: teríamos aquela jovem com bastão mágico que pode dar longos pulos. Casa perfeitamente com metodologias ágeis e Sprint. - Erick: o bundão com aquele escudo. É o cara da auditoria PMI com pós em CMM. Sabe tudo de logs é expert em TXT. - Sheila: a fulana que tem a capa que pode sumir. Bem, essa nem precisa de explicação. Muitos programadores sofrem de síndrome de Sheila. - Presto: é o mágico que em situações extremas tenta tirar algo do chapéu, mas nunca funciona. Basicamente é...

NIO.2 do Java 7: uma nova API do Java para file system

Uma das novidades mais importantes e aguardadas do Java 7 foi a NIO.2, a nova API para a manipulação I/O com Java. A NIO.2, também conhecida como JSR 203 , disponibiliza um conjunto de novos componentes, projetados para melhorar caracterísiticas de I/O com Java como por exemplo: uma nova API para o acesso e manipulação de conteúdo do file system (sistema de arquivos); outra API para operações assíncronas com I/O; e a atualização da API para comunicação via sockets ( channel sockets ).   O Java, antes da versão 7, tratava a manipulação do sistema de arquivos de forma primitiva. O programador tinha de trabalhar com a classe File para representar arquivos e/ou diretórios, com um número escasso de funcionalidades. Uma operação simples como copiar um arquivo demandava um código relativamente grande. Outras funcionalidades triviais, como por exemplo o uso de links simbólicos, não eram suportadas. Esses são alguns dos motivos para justificar o uso de bibliotecas terceiras...

Java no mundo das Telecomunicações

Este é meu primeiro post aqui no blog e gostaria de dizer que estou muito feliz em também poder contribuir com esta grande (e crescente) família Globalcode. Vou começar escrevendo aqui sobre um tópico pouco explorado no universo Java: o seu uso no mundo das telecomunicações. Vários de vocês podem ter trabalhado em projetos para empresas de telecom utilizando a tecnologia Java. Eu mesmo já participei de alguns, implantando sistemas de tarifação, faturamento, CRM e cobrança. Mas o objetivo deste post é um pouco diferente: estou falando do uso de Java na própria rede de telecom. Como vocês podem imaginar, esta rede que permite que ligações telefônicas sejam feitas de seu celular ou aparelho fixo é um tanto quanto complexa, lidando com aspectos como roteamento, bilhetagem, roaming , etc. E o Java está presente neste cenário também. Para provar que não estou mentindo, abram o site do JCP e cliquem no link "JSRs by Technology". Observem que uma das categorias lista é a JAIN ( Jav...