Não vou fazer um resumo do evento neste post, se você não foi ao @linguAgil2011 simplesmente perdeu um PUTA evento. Que saber como é? Participe do próximo :-)
Sempre gostei bastante da ideia do evento misturar diversas comunidades com culturas diferentes em um único evento.
Afinal parafraseando Henrique Bastos, "apenas com a troca frenética de conhecimento, conseguimos crescer, abrir a mente para novas ideias".
No primeiro dia, ministrei uma oficina sobre HTML5. O que mais me chamou a atenção foi a participação de profissionais de outras áreas formação, isto já me mostrou logo toda a diversidade existente.
Logo após as oficinas partimos para uma #horaextra em um barzinho na lindíssima orla de Salvador, entre alguns chopps e vários pasteis de camarão trocamos informações sobre futuros produtos, ideias, modelo de negócios, processo de desenvolvimento, artes marciais, Mountain Bike, etc.
No segundo dia com o fim das oficinas, chegou a hora das palestras. Confesso que fiquei nervoso em palestrar no evento era muita gente boa reunida.
O dia começou com Henrique Bastos falando sobre Empreendendo Comunidades de Sucesso, basicamente ele mostrou como e possível fazer, com simples ato de tirar a bumbum da cadeira.
Michel Goldenberg demonstrou claramente os problemas com a falta de motivação do seu time,
e algumas técnicas que podem auxiliar a solução deste problema. A grande conclusão tirada foi
não vai existir técnica que ajude você nesta missão, se o ambiente da sua empresa não propiciar isto.
e algumas técnicas que podem auxiliar a solução deste problema. A grande conclusão tirada foi
não vai existir técnica que ajude você nesta missão, se o ambiente da sua empresa não propiciar isto.
Eu, repeti + ou - minha ultima palestra no JavaOne Brasil, tentei mostrar porque devemos pensar em arquitetura quando falamos de REsT, e a importância de tentar adequar as novas tecnologias ao JSF, já que a mudança para tecnologias mais "produtivas" não e tão fácil quando se diz, algumas pessoas esquecem que principalmente o Governo investe em Java há 10 anos e nem sempre a mudança para uma nova tecnologia e fácil por uma serie de fatores.
Partimos para um video muito legal do @porKaria falando sobre APP Nativas x Web Aplications no mundo mobile, é uma rápida entrevista com a Sheila e seu João dois diferentes usuários de aplicações mobile.
Aproveitando o gancho começaram os Lightning Talks do Grupo Linguagem, IOs, Android, Titanium, SL4A, Corona* foram apresentados de uma forma bem humorada que somente na Bahia seria possível.
*Rafa, desculpa acabei esquecendo de citar seu lightning talk sobre Corona. :-)
A palestra do Gustavo e do Klaus acabei perdendo, com toda certeza perdi muito conhecimento os caras são soda.
Agora o grande momento do evento, o fishbowl. A galera começou meia tímida, mas logo foram entrando no clima, o resultado foi uma explosão de ideias e debate sobre como desenvolver os cursos e comunidades tecnológicas da Bahia, doutores, alunos, palestrantes todos no mesmo nível sem hierarquia colocando suas ideias suas visões e claro contribuindo para distribuição do conhecimento.
Obrigado a organização do @linguAgil pelo convite, e já estou me convidando para o @linguAgil 2011.
Ps.
I - Apartir deste ano o #Cravinho se torna uma marca do @linguAgil
II - O Henrique tocou no assunto, eu levei a fama, e o Klaus se acabou no #cravinho
III - Novos amigos, amo vc6.
{}`s
Raphael Adrien
http://twitter.com/raphaeladrien
http://twitter.com/R3_TI
Comentários
No próximo LinguÁgil você que ache o taxi e o hotel sozinho de madrugada... rsrsrsrs
1.000 desculpas :-)