Pular para o conteúdo principal

@linguAgil 2011. Eu fui.

Não vou fazer um resumo do evento neste post, se você não foi ao @linguAgil2011 simplesmente perdeu um PUTA evento. Que saber como é? Participe do próximo :-)

Sempre gostei bastante da ideia do evento misturar diversas comunidades com culturas diferentes em um único evento.

Afinal parafraseando Henrique Bastos, "apenas com a troca frenética de conhecimento, conseguimos crescer, abrir a mente para novas ideias".

No primeiro dia, ministrei uma oficina sobre HTML5. O que mais me chamou a atenção foi a participação de profissionais de outras áreas formação, isto já me mostrou logo toda a diversidade existente.

Logo após as oficinas partimos para uma #horaextra em um barzinho na lindíssima orla de Salvador, entre alguns chopps e vários pasteis de camarão trocamos informações sobre futuros produtos, ideias, modelo de negócios, processo de desenvolvimento, artes marciais, Mountain Bike, etc.

No segundo dia com o fim das oficinas, chegou a hora das palestras. Confesso que fiquei nervoso em palestrar no evento era muita gente boa reunida.

O dia começou com Henrique Bastos falando sobre Empreendendo Comunidades de Sucesso, basicamente ele mostrou como e possível fazer, com simples ato de tirar a bumbum da cadeira.

Michel Goldenberg demonstrou claramente os problemas com a falta de motivação do seu time,
e algumas técnicas que podem auxiliar a solução deste problema. A grande conclusão tirada foi
não vai existir técnica que ajude você nesta missão, se o ambiente da sua empresa não propiciar isto.

Eu, repeti + ou - minha ultima palestra no JavaOne Brasil, tentei mostrar porque devemos pensar em arquitetura quando falamos de REsT, e a importância de tentar adequar as novas tecnologias ao JSF, já que a mudança para tecnologias mais "produtivas" não e tão fácil quando se diz, algumas pessoas esquecem que principalmente o Governo investe em Java há 10 anos e nem sempre a mudança para uma nova tecnologia e fácil por uma serie de fatores.


Partimos para um video muito legal do @porKaria falando sobre APP Nativas x Web Aplications no mundo mobile, é uma rápida entrevista com a Sheila e seu João dois diferentes usuários de aplicações mobile.




Aproveitando o gancho começaram os Lightning Talks do Grupo Linguagem, IOs, Android, Titanium, SL4A, Corona* foram apresentados de uma forma bem humorada que somente na Bahia seria possível.

*Rafa, desculpa acabei esquecendo de citar seu lightning talk sobre Corona. :-)

A palestra do Gustavo e do Klaus acabei perdendo, com toda certeza perdi muito conhecimento os caras são soda.

Agora o grande momento do evento, o fishbowl. A galera começou meia tímida, mas logo foram entrando no clima, o resultado foi uma explosão de ideias e debate sobre como desenvolver os cursos e comunidades tecnológicas da Bahia, doutores, alunos, palestrantes todos no mesmo nível sem hierarquia colocando suas ideias suas visões e claro contribuindo para distribuição do conhecimento.



Obrigado a organização do @linguAgil pelo convite, e já estou me convidando para o @linguAgil 2011.



Ps.
I - Apartir deste ano o #Cravinho se torna uma marca do @linguAgil
II - O Henrique tocou no assunto, eu levei a fama, e o Klaus se acabou no #cravinho
III - Novos amigos, amo vc6.

{}`s

Raphael Adrien
http://twitter.com/raphaeladrien
http://twitter.com/R3_TI

Comentários

Rafael disse…
Putz, eu sei que o meu LT não foi dos melhores, mas não precisava ignorar a existência dele! :) Foi sobre desenvolvimento de jogos mobile com o Corona SDK.
No próximo LinguÁgil você que ache o taxi e o hotel sozinho de madrugada... rsrsrsrs
Raphael, seu post resumiu muito bem tudo que rolou, Fico feliz que você, "vindo de fora", tenha entendido tão bem o espírito. E além do que você citou, tivemos várias oportunidades de trocar ideias sobre os mais diversos assuntos. Isso não tem preço... Até 2012 ou em alguma edição extraordinária. Valeu!
Raphael disse…
Rafael, acabei de corrigir o post.
1.000 desculpas :-)
Unknown disse…
Muito bom Raphael!!! Volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

2º Bate Papo do SP-GTUG - Divulgação

Pessoal, Para aqueles que já estiveram presentes nas atividades do SP-GTUG (encontros ou bate papos na Globalcode), e para os que ainda não puderam estar presentes, teremos um novo bate papo acerca de mais duas tecnologias do Google: AdSense e Python no GAE. Este será o nosso segundo bate papo do SP-GTUG, nos mesmos moldes dos minicursos da Globalcode . Local e data O bate papo acontecerá no dia 27/03/10, das 10:00 às 13:00 na Globalcode. Para fazer sua inscrição e participar acesse a home da Globalcode e vá até a parte de "Minicursos Gratuitos da Semana ". Conteúdo das apresentações Abaixo seguem as descrições passadas pelos palestrantes: Título: "Algoritmos em Python" Resumo: Python é uma linguagem considerada frugal, simples, sem ser simplória! Entenda como construir algoritmos ninjas com essa linguagem, adotada pela Google e pelo MIT. Veremos muito, muito código, desde algoritmos clássicos até tutoriais do

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

JSF 2 - Composite Components, você não precisa mais ser um ninja

Estamos em uma nova era da computação, os dados não estão mais localizados em um banco dentro de sua empresa, vivemos a explosão de redes sociais, informações são geradas a todo instante, e se torna essencial que sua aplicação conheça os serviços disponíveis na web e consumam suas APIs geralmente disponíveis por serviços REST. Legal, mas como ficam meus aplicativos Java EE neste novo cenário? Para quem vem acompanhando a evolução da plataforma, é notório que todo esforço vem sendo utilizado para aumentar a produtividade e a integração com novos serviços. Basicamente duas especificações surgem com muita força para atender este cenário, a JSR - 314 (JSF-2) e JSR - 311 (JAX-RS), neste post exploraremos a JSR-314 (JSF2) e sua nova forma de criar Composite Components. Uma das grandes queixas dos desenvolvedores JSF era a complexidade em criar composite components, era necessário um vasto conhecimento sobre o ciclo de vida de uma aplicação JSF. Agora, você não precisa ser mais um “ninja” em

Gosta de informática e sonha ser programador Java um dia ?

A Globalcode está procurando jovens que queiram ser programadores no futuro, para fazer parte de sua equipe de vendas e operacional na unidade Paraíso em São Paulo somente. O grande diferencial é o planejamento para carreira de programador. O planejamento de cursos do portifólio da Globalcode: Academia do Programador, Academia Java, Academia Web, Robótica, Eletrônica, etc, será realizado periodicamente de acordo com o desempenho e interesse individual. Atenção : Este não é um estágio para trabalhar com Java, são duas vagas CLT administrativas para pessoas que queiram ser programadores no futuro. Perfil : Conhecimentos de informática básica, saber lidar com pessoas e trabalhar em equipe. Deve ter concluído o ensino médio, ter boa escrita, ser organizado, responsável, comprometido e dinâmico. Interesse por computação, programação, internet, robótica, eletrônica,... Temos duas vagas para jovem-aprendiz abertas: 1) Setor operacional No dia a dia Serviços externos Controle de estoqu

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um

TDC INNOVATION lança University Pass

Modalidade de ingresso tem como objetivo ajudar na capacitação dos universitários Uma pesquisa realizada em 2020 pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) diz que até o ano de 2024 o Brasil precisará de cerca de 420 mil profissionais na área de Tecnologia da Informação. Porém, por ano, a mesma pesquisa diz que o país forma apenas 46 mil profissionais capacitados no nicho. Pensando nisso, para ajudar na formação e capacitação desses jovens profissionais, o TDC INNOVATION, segunda edição do ano do The Developer's Conference, lança o University Pass, modalidade de ingresso que possibilita aceso digital gratuito a todas as palestras do evento, ou com 50% de desconto para quem preferir ir pessoalmente. Com o tema central “Desafios para a criação do futuro Digital”, o TDC INNOVATION ocorrerá entre 1 e 3 de junho, de forma híbrida: presencialmente no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis, e com transmissão simultaneamente pela