Pular para o conteúdo principal

Por que (byte) 157 = -99? Parte 3 de 3

Depois de falar sobre a conversão entre as bases binária e decimal na primeira parte deste artigo e sobre a representação de inteiros em Java na segunda parte, finalmente, trataremos da conversão (cast) de tipos primitivos, e conseguiremos entender efetivamente Por que (byte) 157 = -99?

Conversão de tipos primitivos inteiros


Para responder a pergunta do título, vamos precisar saber o número de bits/bytes utilizados para representar cada um dos tipos primitivos inteiros na Plataforma Java.

O tipo byte ocupa 1 byte ou 8 bits
O tipo short ocupa 2 bytes ou 16 bits
O tipo int ocupa 4 bytes ou 32 bits
O tipo long ocupa 8 bytes ou 64 bits

Então vamos observar a mensagem que se obtém ao tentar compilar o seguinte código:
public class TesteConversao {
public static void main(String[] args) {
int inteiro = 157;
byte b = inteiro;
}
}
A mensagem apresentada é:

TesteConversao.java:4: possible loss of precision
found : int
required: byte
byte b = inteiro;
^
1 error

A referida perda de precisão acontece devido aos 8 bits do tipo byte não comportarem os 32 bits do tipo int. Esta atribuição pode ser realizada, com perda dos primeiros 24 bits, mediante a realização de cast explícito, conforme código abaixo:

public class TesteConversao {
public static void main(String[] args) {
int inteiro = 157;
byte b = (byte) inteiro; // cast explícito
}
}

Como calculado na primeira parte do artigo a representação de 157 na base decimal é equivalente a 1001 1101 em binário, e como visto na segunda parte para obter a representação deste valor no tipo int (4 bytes) basta preencher os bits a esquerda com zero, resultando em 0 000 0000 0000 0000 0000 0000 1001 1101 agora vamos realizar o cast deste valor para byte desprezando os primeiros 24 bits, e realizar a conversão do valor resultante para a base decimal.
0 000 0000 0000 0000 0000 0000 1001 1101
Desprezando os primeiros 24 bits
1001 1101

Para realizar a conversão precisamos inicialmente verificar o bit de sinal, primeiro bit, e:
  • sendo 0 (zero), o número é positivo, e basta realizar conversão dos bits de valor para a base decimal, conforme apresentado na primeira parte deste artigo
  • sendo 1 (um), o número é negativo, e precisamos subtrair 1 (um) dos bits de valor, inverter os bits resultantes, calcular o número correspondente na base decimal, e lembrar que o mesmo é negativo.
Dito isto, vamos converter 1001 1101 para a base 10

Dado que em 1001 1101 o bit de sinal é negativo,
Como dito anteriormente, devemos realizar as seguintes etapas:
Subtrair 1 (um) dos bits de valor:
001 1101 – 1 = 001 1100
Inverter os bits resultantes:
~(001 1100) = 110 0011
Converter para base decimal:
1 x 26 = 64
1 x 25 = 32
0 x 24 = 0
0 x 23 = 0
0 x 22 = 0
1 x 21 = 2
1 x 20 =1
64 + 32 + 0 + 0 + 0 + 2 + 1 = 99
Lembrar que o mesmo é negativo:
-99

Exercite a conversão, realize o cálculo do cast de 190 para byte e use o código apresentado abaixo para verificar.
public class TesteConversao {
public static void main(String[] args) {
System.out.println((byte)190);
}
}
Espero que esta sequência de posts tenha sido esclarecedora e possa ter contribuído para o entendimento da Plataforma Java.

Até mais!
Marcelo de Castro
http://twitter.com/mcastroinfo
http://www.globalcode.com.br/instrutores/MarceloCastro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

SCJP 6 - curiosidades e dicas

O objetivo desse post é falar um pouco sobre a minha preparação para o exame de atualização da certificação SCJP 6, falar um pouco sobre a prova e compartilhar algumas dicas. Em 2005 fiz o exame SCJP 1.4 , já faz algum tempo, mas nunca vou me esquecer a aflição que passei aguardando a impressão do resultado após finalizar a prova e a emoção que senti ao ver que fui aprovado. Depois dessa certificação ainda fiz mais duas ( SCWCD e SCBCD ), mas acabei desanimando por não ter nenhum valor no meu antigo trabalho. Mas aprendi que temos que fazer o que o mercado pede, pois podemos precisar dele a qualquer momento. E felizmente as certificações Java tem grande valor para os processos seletivos. Esse ano decidi voltar a ativa com as certificações Java e o primeiro passo foi atualizar a SCJP. Consegui o livro “ Sun Certified Programmer for Java 6 - Study Guide ” da Kathy Sierra e Bert Bates, no formato PDF em inglês, para revisar cada detalhe, pois todos sabem que nas certificações Java qualqu

Tendências: Linguagens Funcionais

A popularização obtida com a queda do custo de processadores multi-core e a dificuldade de se produzir software que fizesse um aproveitamento adequado desta arquitetura, despertou uma retomada pelo interesse e uma revisita às linguagens funcionais. Existem várias linguagens que se encaixam nessa classificação e as mais populares que temos notícias são Scheme, Haskell e ErLang. Para uma breve clarificação, as linguagens mais comumente usadas, como por exemplo C/C++, Java e etc., são classificadas como sendo linguagens imperativas. Por questões de objetividade, explorarei sucintamente ErLang mas creio que muitas de suas características valem para as outras linguagens funcionais também. ErLang é na verdade a abreviação de Ericson Language e comumente está associada ao seu framework de produtividade chamado OTP ( Open Telecom Platform ). Criada em 1986, se tornou open source 12 anos depois. O suporte para SMP ( Symmetric MultiProcessing ) viria posteriormente em 2006. A visão de q

Dica rápida: Apagando registros duplicados no MySQL

Ola pessoal, Sei que vocês estão acostumados a ver posts meus sobre tecnologia móvel ou algo relacionado, mas hoje vou falar sobre um pequeno "truque" que usei esse final de semana com o MySQL. Eu estava desenvolvendo o lado servidor de uma nova aplicação mobile (ahh, então "tem a ver" com mobile hehe), e quando fui fazer alguns testes percebi que tinha quase 7 mil registros duplicados (!!!) na minha base de dados! Bom, o meu primeiro reflexo como programador foi pensar em fazer um "programinha" Java para buscar e deletar todos esses registros duplicados. Mas ai, resolvi tirar as teias de aranha dos neurônios e usar os vários anos de experiência que passei com SQL e criar uma query que fizesse esse trabalho todo de uma vez!! E a query ficou assim: delete from TABLE_NAME USING  TABLE_NAME, TABLE_NAME  AS  auxtable WHERE   ( NOT  TABLE_NAME.id  =  auxtable.id ) AND   ( TABLE_NAME.name  =  auxtable.name ) Explicação direta: TABLE_NAME