Pular para o conteúdo principal

Sistema interativo de TV Digital com Ginga-J

No início de 2009, os estudantes de Sistema de Informação do Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV), Caio César Pereira de Souza e Rodrigo Gonçalves Constantino me apresentaram uma proposta para que eu fosse co-orientador junto ao professor orientador Djalma Domingos da Silva, em seu Trabalho de conclusão de curso (TCC) com tema TV Digital.

A base que motivou o assunto, foi a palestra apresentada por Maurício Leal na I Conferência Java Noroeste sobre o tema TV Digital, realizada em 2006 em Votuporanga-SP.
Ficamos muito entusiasmados com a possibilidade de interatividade na TV Digital, e a grande quantidade de possibilidades de desenvolvimento de aplicativos nesta área.

Acompanhamos de perto as notícias na imprensa e todo o esforço e iniciativas realizadas pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), que organizou e produziu especificações ABNT, normatizando o sistema de TV Digital Terrestre.

O foco do TCC foi realizar o desenvolvimento de uma pequena aplicação interativa de votação, do qual o usuário escolhe qual seria o melhor time de futebol. Esta aplicação é baseada no Ginga-J, que faz parte da especificação do middleware Ginga.

Agradecemos muito pela oportunidade de participar das palestras do Dimas Oliveira (Oracle) e Thiago G. Vespa, que foram fundamentais para os estudantes e para mim, de forma que pudemos entender um pouco mais, como se poderia construir uma aplicação para TV Digital.

Maria Inez, que faz parte do Java Noroeste, escreveu um artigo bem interessante, no final de 2008, na WebMobile 22 - TV Digital, de como desenvolver uma aplicação utilizando a plataforma Java TV, onde também pude acompanhar de perto a produção do texto e testes do aplicativo.

Um fato relevante neste ano de 2010, foi a possibilidade das pessoas da comunidade Java brasileira que puderam participar na votação e aprovação da especificação ABNT Parte 4: Ginga-J - Ambiente para a execução de aplicações procedurais. Esta foi uma oportunidade para nós, de avançarmos neste TCC.

No final do mês de agosto, aconteceu a SET 2010 (Congresso de Tecnologia de Televisão), evento este que reune várias empresas, nacionais e estrangeiras, que promovem seus lançamentos. O Fórum SBTVD estava presente na SET 2010, onde pudemos acompanhar o sucesso do padrão brasileiro.

A oportunidade de estar em contato com essas pessoas e empresas que desenvolvem a tecnologia da TV Digital Terrestre no Brasil, foi muito gratificante e importante, tendo em vista a colaboração oferecida pelas empresas EITV e RCAsoft, para que pudéssemos realizar os testes integrados com a aplicação interativa num cenário muito sofisticado, e que contribuiu com uma importante etapa no trabalho acadêmico desses estudantes.

Nossa aplicação para TV Digital
O objetivo desta aplicação, é que o usuário de TV Digital equipado com o set-top-box e com o recurso de canal de interatividade, possa votar no melhor time em uma determinada partida esportiva.

O usuário visualiza uma pequena imagem, e acionando a tecla vermelha do controle remoto, ativa a tela seguinte com a visualização de um campo de futebol e os símbolos dos dois times, podendo utilizar também, outra alternativa com as setas do controle remoto entre um time e outro, e em seguida, acionar a tecla central do controle remoto para votar em um dos times.

O evento aciona o envio de mensagem para um servidor na Web através do canal interatividade computar o voto.

Aplicação Ginga-J sendo carregada
Aplicação carregada e pronta para inciar com a tecla vermelha do controle remoto
Aplicação carregada e com opção de selecionar equipe
Na aplicação pode ser alterada a seleção da equipe.

Agradecimentos
Somos muito gratos, aos integrantes das empresas EITV e RCAsoft, Rodrigo Cascão Araújo, Edson Tessarini Pedroso e o Fernando Lopes de Lima, que tornaram esta realização possível, e que nos auxiliaram muito em tudo o que foi necessário.

Aproveitamos a oportunidade para informar, que no dia 31 de agosto de 2010, os estudantes Caio e Rodrigo apresentaram o TCC e receberam muitos elogios, bem como várias opiniões sobre o caráter inovador que este trabalho apresentou. Este acontecimento resultou na aprovação de ambos no curso.

Contar em poucas linhas a história deste pequeno projeto de desenvolvimento, é recordar muitas coisas boas e também a participação de pessoas prestativas. Não poderia deixar de mencionar as pessoas que contribuíram para o avanço deste projeto, como Bruno Souza, Claudio Miranda, Igor Medeiros, Vinicius Senger, Yara Senger, Fábio Velloso, Rodrigo Ribeiro, Daniel de Oliveira, entre outros que fizeram parte desta história.

Agradecimentos, a minha esposa Marli e minhas filhas, Danúbia e Letícia, que abriram mão do tempo de convivência familiar comigo, para que este projeto fosse realizado com sucesso.

Comentários

Thiago G. Vespa disse…
Muito bom Carlos. Parabéns pelo teste bem sucedido da aplicação de vocês. Vocês merecem!

Thiago Galbiatti Vespa
http://www.thiagovespa.com.br
Yara Senger disse…
Parabéns Carlos! Muito legal! Parabéns pelo trabalho com a comunidade e com a Universidade.
Yara
Wilson Y. Akita disse…
Aos meus irmãos em Cristo, Carlos e Rodrigo, e também ao Caio e Djalma, minhas congratulações pelo sucesso.
Marcelo Custodio disse…
Carlos, meus parabéns, meu irmão! Boa sorte nesta nova empreitada!
http://www.marcelocustodio.net
Nerd Progre disse…
Can I have your permission to use the two above pictures in an article about Ginga-J?

Please let me know.

Thanks!

FC
jornadacfg disse…
Nerd Progre: Sure!
You can use anyway you like, just refer this link in your article.

Thanks!

Carlos FG
jornadacfg disse…
Hi Nerd Progre.
What is the subject of the article and where it will be published?

Carlos FG
André disse…
Moço posta os fontes ai pra gente, to muito curioso pra ver e to fazendo meu TCC tambem, é bem fora da linha esportiva, mas to precisando de alguns exemplo.
Olá Carlos!

Você sintetizou muito bem o trabalho do Caio e Rodrigo.

Parabéns pela iniciativa em divulgar neste importante site da comunidade Java.

Djalma D. Silva
Unknown disse…
Parabéns pelo excelente trabalho Carlos, sempre fortalecendo a comunidade Java no interior de SP e buscando a disseminação das novas tecnologias
Dimas Oliveira disse…
Voce nao tem nocao como estou satisfeito ;) parabens este TCC. Sempre digo que nao adianta esperar chegar a informacao na banca de jornal :) Fico aguardando mais noticias de voces, com certeza mais por vir.

Mais por vir...
Globalcode disse…
@André em qual universidade você estuda ? Qual o tema do seu TCC ?

Boa sorte!
Unknown disse…
Parabéns Carlos não podia deixar de comentar. Abraços meu amigo e sucesso pois você merece!!!
perolasdanet disse…
Parabéns Carlos pelo seu belo trabalho, boa sorte sempre. Vocês merecem

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa

JavaMail: Enviando e-mail com Java

Introdução Além da necessidade de envio de e-mail ser comum a várias aplicações, foi a pergunta de um aluno da Academia Java ,  “Como enviar um e-mail com Java?”, que me motivou a escrever este post sobre JavaMail. JavaMail Para realizar o envio de e-mail por meio de uma aplicação Java, precisamos da biblioteca JavaMail, pois ela não é incluída no Java SE. A biblioteca está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/index-138643.html . Neste download, além da biblioteca mail.jar que inclui a implementação completa da API e providers, também é disponibilizada a documentação da biblioteca ( javadoc ) na pasta docs , alguns exemplos na pasta demo e partes da implementação em lib . A forma mais simples de utilizar a JavaMail e incluir o mail.jar , porém para uma aplicação que só envia e-mail como o nosso exemplo, necessitamos apenas dos arquivos mailapi.jar e smtp.jar , economizando 177KB. Como a economia é pouca e as aplicações evoluem, vamos adicionar o mail.jar

D.B.C.D. - Desenvolvimento baseado na "Caverna do Dragão"

Depois de muito tempo sem assistir este épico desenho, acabei topando com ele novamente enquanto esperava minhas crianças acordarem (é sério mesmo!). Assisti por 60 segundos e logo peguei meu laptop pois acabava de ter o meu último insigth do ano: você já imaginou ensinar desenvolvimento de software para aqueles personagens? Teríamos uma equipe PERFEITA, pense bem: - Bob: o jovem valente com um tacape aparentemente podereso, mas poucas vezes ajuda efetivamente. É o programador Ruby on Rails. - Daiana: teríamos aquela jovem com bastão mágico que pode dar longos pulos. Casa perfeitamente com metodologias ágeis e Sprint. - Erick: o bundão com aquele escudo. É o cara da auditoria PMI com pós em CMM. Sabe tudo de logs é expert em TXT. - Sheila: a fulana que tem a capa que pode sumir. Bem, essa nem precisa de explicação. Muitos programadores sofrem de síndrome de Sheila. - Presto: é o mágico que em situações extremas tenta tirar algo do chapéu, mas nunca funciona. Basicamente é

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op