Pular para o conteúdo principal

1o. Concurso para alunos Globalcode - Google App Engine

Estava conversando com o Rafael Nunes, um dos fundadores da YAW, Unidade Globalcode São Bernardo do Campo, autor do Hands-on Google App Engine, sobre prática, motivação e tendências, e a conversa terminou em uma criação a quatro mãos do 1o. Concurso para alunos Globalcode com o tema Desenvolvimento na Nuvem utilizando a plataforma de Cloud Computing da Google, o Google App Engine!


O 1o. Concurso é restrito aos alunos da Globlacode para motivar os alunos a participarem, pois é natural que sintam insegurança ao participar de uma competição usando uma tecnologia na qual eles não estão familiarizados.

Ao receber os trabalhos a Comissão Julgadora poderá escolher novas categorias, mas inicialmente haverão as seguintes categorias:
- O melhor site estático: Sites pessoais, "hot sites", mashups e agregadores de conteúdo.
- Aplicações dinâmicas : Acesso ao banco de dados, Web

Porque participar ? 
Se você fez ou está fazendo um treinamento provavelmente tem objetivos profissionais e quer se colocar no mercado. O mundo Java é praticamente infinito, são tantas APIs, frameworks, arquiteturas para estudar que é praticamente impossível ficar "antenado" em todas elas. Este concurso visa estimular alunos e instrutores a colocarem seu conhecimento em prática, e quem sabe tirar as idéias da cabeça, passar para o papel, e depois mandar a nuvem!

Concluir um projeto é sua maior vitória!

O que tem que ser entregue ?
Você deve publicar um projeto no Google App Engine e enviar a URL e o código-fonte da aplicação também deve ser disponibilizado, somente aplicações Open-Source serão aceitas.

Como instrutores podem colaborar ? 
É natural que os alunos sintam-se inseguros em relação a aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula, além de ter que encarar o desafio de estudar o Google App Engine, por isto, convidamos todos os instrutores a colaborarem com os grupos, ajudando, motivando, guiando os grupos.

Como os iniciantes podem participar ?
Minha recomendação é seguir os seguintes passos:
1) Montar um grupo, conversar com um instrutor para ser o "guia"
2) Assistir os vídeos disponíveis do Profissão Java:
3) Assistir o minicurso gratuito na sexta-feira 01/10 (presencialmente ou via webcast)
4) Criar uma página estática no Google App Engine
5) Testar novos recursos
 
Quais os prêmios ?
A idéia é convencer os alunos e instrutores a participarem pelo conhecimento adquirido, e não pelo prêmio:
  • Experiência com Google App Engine
  • Ter um projeto concluído
  • Networking com instrutores, alunos e Comissão Julgadora
  • Outros prêmios estão em definição. 
  • Conseguimos 6 entradas para o Google Developer Day 2010 para a equipe vencedora!
Comissão Julgadora
Já fizemos o convite para algumas pessoas participarem da comissão julgadora, a primeira delas foi Francisco Gioielli, da Google, e também um representante do GTUG-SP, Paulo Fernandes (organizador da trilha Web no The Developer's Conference 2010).


Lista de discussão / dúvidas / suporte
Contamos com o apoio do GTUG-SP para a realização deste concurso, por isto, recomendamos que as dúvidas técnicas sejam direcionadas para o Fórum de discussão do GTUG-SP que tem pessoas com muita experiência, além de alguns instrutores Globalcode.

Participe, colabore, divulgue!
http://globalcode-concurso.appspot.com/

Yara Senger
http://twitter.com/yarasenger

Comentários

jk disse…
Gostaria de participar mas não sou aluno da Globalcode. Existe alguma "brecha" no regulamento para pessoas nesta mesma situação? :-)
Yara Senger disse…
Juscelino, o objetivo é apenas aprender. Todas as pessoas são bem vindas a submeter, conseguimos algumas premiações adicionais que poderão ser utilizadas para os não alunos. Peço desculpas por não ter entrado em contato a tempo com você.

Limitamos o concurso a participação dos alunos somente nesta primeira edição do concurso, vamos abrir mais nas próximas vezes.

Um abraço,
Yara

Postagens mais visitadas deste blog

Melhorando Performance de JPA com Spring Web Flow

No TDC2009 realizado pela Globalcode em São Paulo foi apresentado um Lightning Talk sobre um problema específico de performance em aplicações Web com JPA e uma possível solução usando o Spring Web Flow . Num período de 15 minutos, os slides a seguir foram apresentados e seguidos de alguns vídeos de demonstração de uma aplicação Web em execução. Melhorando performance do JPA com Spring Web Flow View more presentations from Dr. Spock . Nesta apresentação foi dito que temos encontrado problemas de performance em aplicações Web que utilizam as tecnologias JSF + JPA + Ajax quando precisamos gerenciar um contexto de persistência (EntityManager). Estes problemas se manifestam quando aplicamos uma resposta errada para a pergunta: Como gerenciar o contexto de persistência numa aplicação Web? Se as aplicações não usam Ajax e limitam-se ao modelo orientado a requisições, a solução mais comum é o uso do design pattern chamado "Open Session In View Filter". Através deste design

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

Dica rápida: Apagando registros duplicados no MySQL

Ola pessoal, Sei que vocês estão acostumados a ver posts meus sobre tecnologia móvel ou algo relacionado, mas hoje vou falar sobre um pequeno "truque" que usei esse final de semana com o MySQL. Eu estava desenvolvendo o lado servidor de uma nova aplicação mobile (ahh, então "tem a ver" com mobile hehe), e quando fui fazer alguns testes percebi que tinha quase 7 mil registros duplicados (!!!) na minha base de dados! Bom, o meu primeiro reflexo como programador foi pensar em fazer um "programinha" Java para buscar e deletar todos esses registros duplicados. Mas ai, resolvi tirar as teias de aranha dos neurônios e usar os vários anos de experiência que passei com SQL e criar uma query que fizesse esse trabalho todo de uma vez!! E a query ficou assim: delete from TABLE_NAME USING  TABLE_NAME, TABLE_NAME  AS  auxtable WHERE   ( NOT  TABLE_NAME.id  =  auxtable.id ) AND   ( TABLE_NAME.name  =  auxtable.name ) Explicação direta: TABLE_NAME

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa