Pular para o conteúdo principal

1o. Concurso para alunos Globalcode - Google App Engine

Estava conversando com o Rafael Nunes, um dos fundadores da YAW, Unidade Globalcode São Bernardo do Campo, autor do Hands-on Google App Engine, sobre prática, motivação e tendências, e a conversa terminou em uma criação a quatro mãos do 1o. Concurso para alunos Globalcode com o tema Desenvolvimento na Nuvem utilizando a plataforma de Cloud Computing da Google, o Google App Engine!


O 1o. Concurso é restrito aos alunos da Globlacode para motivar os alunos a participarem, pois é natural que sintam insegurança ao participar de uma competição usando uma tecnologia na qual eles não estão familiarizados.

Ao receber os trabalhos a Comissão Julgadora poderá escolher novas categorias, mas inicialmente haverão as seguintes categorias:
- O melhor site estático: Sites pessoais, "hot sites", mashups e agregadores de conteúdo.
- Aplicações dinâmicas : Acesso ao banco de dados, Web

Porque participar ? 
Se você fez ou está fazendo um treinamento provavelmente tem objetivos profissionais e quer se colocar no mercado. O mundo Java é praticamente infinito, são tantas APIs, frameworks, arquiteturas para estudar que é praticamente impossível ficar "antenado" em todas elas. Este concurso visa estimular alunos e instrutores a colocarem seu conhecimento em prática, e quem sabe tirar as idéias da cabeça, passar para o papel, e depois mandar a nuvem!

Concluir um projeto é sua maior vitória!

O que tem que ser entregue ?
Você deve publicar um projeto no Google App Engine e enviar a URL e o código-fonte da aplicação também deve ser disponibilizado, somente aplicações Open-Source serão aceitas.

Como instrutores podem colaborar ? 
É natural que os alunos sintam-se inseguros em relação a aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula, além de ter que encarar o desafio de estudar o Google App Engine, por isto, convidamos todos os instrutores a colaborarem com os grupos, ajudando, motivando, guiando os grupos.

Como os iniciantes podem participar ?
Minha recomendação é seguir os seguintes passos:
1) Montar um grupo, conversar com um instrutor para ser o "guia"
2) Assistir os vídeos disponíveis do Profissão Java:
3) Assistir o minicurso gratuito na sexta-feira 01/10 (presencialmente ou via webcast)
4) Criar uma página estática no Google App Engine
5) Testar novos recursos
 
Quais os prêmios ?
A idéia é convencer os alunos e instrutores a participarem pelo conhecimento adquirido, e não pelo prêmio:
  • Experiência com Google App Engine
  • Ter um projeto concluído
  • Networking com instrutores, alunos e Comissão Julgadora
  • Outros prêmios estão em definição. 
  • Conseguimos 6 entradas para o Google Developer Day 2010 para a equipe vencedora!
Comissão Julgadora
Já fizemos o convite para algumas pessoas participarem da comissão julgadora, a primeira delas foi Francisco Gioielli, da Google, e também um representante do GTUG-SP, Paulo Fernandes (organizador da trilha Web no The Developer's Conference 2010).


Lista de discussão / dúvidas / suporte
Contamos com o apoio do GTUG-SP para a realização deste concurso, por isto, recomendamos que as dúvidas técnicas sejam direcionadas para o Fórum de discussão do GTUG-SP que tem pessoas com muita experiência, além de alguns instrutores Globalcode.

Participe, colabore, divulgue!
http://globalcode-concurso.appspot.com/

Yara Senger
http://twitter.com/yarasenger

Comentários

jk disse…
Gostaria de participar mas não sou aluno da Globalcode. Existe alguma "brecha" no regulamento para pessoas nesta mesma situação? :-)
Yara Senger disse…
Juscelino, o objetivo é apenas aprender. Todas as pessoas são bem vindas a submeter, conseguimos algumas premiações adicionais que poderão ser utilizadas para os não alunos. Peço desculpas por não ter entrado em contato a tempo com você.

Limitamos o concurso a participação dos alunos somente nesta primeira edição do concurso, vamos abrir mais nas próximas vezes.

Um abraço,
Yara

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

SCJP 6 - curiosidades e dicas

O objetivo desse post é falar um pouco sobre a minha preparação para o exame de atualização da certificação SCJP 6, falar um pouco sobre a prova e compartilhar algumas dicas. Em 2005 fiz o exame SCJP 1.4 , já faz algum tempo, mas nunca vou me esquecer a aflição que passei aguardando a impressão do resultado após finalizar a prova e a emoção que senti ao ver que fui aprovado. Depois dessa certificação ainda fiz mais duas ( SCWCD e SCBCD ), mas acabei desanimando por não ter nenhum valor no meu antigo trabalho. Mas aprendi que temos que fazer o que o mercado pede, pois podemos precisar dele a qualquer momento. E felizmente as certificações Java tem grande valor para os processos seletivos. Esse ano decidi voltar a ativa com as certificações Java e o primeiro passo foi atualizar a SCJP. Consegui o livro “ Sun Certified Programmer for Java 6 - Study Guide ” da Kathy Sierra e Bert Bates, no formato PDF em inglês, para revisar cada detalhe, pois todos sabem que nas certificações Java qualqu

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

Dica rápida: Apagando registros duplicados no MySQL

Ola pessoal, Sei que vocês estão acostumados a ver posts meus sobre tecnologia móvel ou algo relacionado, mas hoje vou falar sobre um pequeno "truque" que usei esse final de semana com o MySQL. Eu estava desenvolvendo o lado servidor de uma nova aplicação mobile (ahh, então "tem a ver" com mobile hehe), e quando fui fazer alguns testes percebi que tinha quase 7 mil registros duplicados (!!!) na minha base de dados! Bom, o meu primeiro reflexo como programador foi pensar em fazer um "programinha" Java para buscar e deletar todos esses registros duplicados. Mas ai, resolvi tirar as teias de aranha dos neurônios e usar os vários anos de experiência que passei com SQL e criar uma query que fizesse esse trabalho todo de uma vez!! E a query ficou assim: delete from TABLE_NAME USING  TABLE_NAME, TABLE_NAME  AS  auxtable WHERE   ( NOT  TABLE_NAME.id  =  auxtable.id ) AND   ( TABLE_NAME.name  =  auxtable.name ) Explicação direta: TABLE_NAME

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa

TDC BUSINESS, chega a São Paulo com novas trilhas de Inteligência Artificial e Inovação

Maior conferência de profissionais de tecnologia do Brasil abordará temas em alta no momento como, por exemplo, Inteligência Artificial, Segurança, Ciência de Dados e Inovação O TDC BUSINESS, a 17° edição do The Developer's Conference na cidade de São Paulo, que acontece entre os dias 19 e 21 de Setembro, reunirá profissionais e especialistas da área para troca de experiência, compartilhamento de conteúdos e networking. Com o tema central: “Tecnologia para negócios transformadores”, o evento será totalmente híbrido, ocorrendo presencialmente no espaço Pro Magno, e com transmissão simultânea e atividades de network pela internet. A expectativa é reunir mais de 14.000 pessoas, somando a participação presencial e online.   Segundo Yara Mascarenhas, Fundadora e Host do Evento, “nosso objetivo com o TDC é inspirar a colaboração entre os profissionais e empresas para construir uma nova realidade para o mercado de TI.  Vamos juntar tecnologia e negócios com as trilhas técnicas, oferecen