Pular para o conteúdo principal

Sun Tech Days 2009

O SunTechDays 2009 foi excelente, uma grande oportunidade de encontrar amigos e alunos, além da sensacional oportunidade de conversar com James Gosling, o pai do Java. Os principais assuntos abordados durante o evento foram Java Store, JavaFX, JavaCard e TV Digital.

Quando o evento é bom o tempo voa, e infelizmente não foi possível participar de tudo, por isto convido os instrutores e amigos que participaram a cobrir outros momentos ou palestras interessantes.

Apresentação do James Gosling 
Entre os vários tópicos abordados no Keynote do James Gosling gostaria de destacar:

- Container Web no Java Card
A apresentação do amigo Tim Boudreau, que já veio muitas vezes para o Brasil, palestrando mais do que uma vez no auditório da Globalcode, divulgando as funcionalidades do NetBeans. 
Ele foi chamado ao palco pelo James Gosling e mostrou uma demo sensacional com um Container Web sendo executado no JavaCard. Simplesmente sensacional... 

Assim como no mundo da Robótica e Automação residencial, as possibilidades de projetos de inovação com esta tecnologia são infinitas. E o suporte do NetBeans parece muito bom.

- JavaFX
A apresentação da Angela Caicedo da Lousa "Touch Screen" com JavaFX agradou a platéia, como sempre.

- JavaStore
James Gosling mostrou a JavaStore e falou de todos os desafios na criação do modelo de negócios. Embora maravilhosa, a JavaStore ainda não está disponível para o Brasil, mas segundo ele estará em breve.

- MultiThreading
James Gosling encerrou a apresentação chamando atenção dos desenvolvedores para a tendência de multi-processador, mostrando um gráfico de performance para 5000 cores ao invés de Dual ou Quadri Core... reforçando a importância de conhecer as APIs de concorrência.

Reunião dos JUG Leaders com James Gosling
 Mais uma vez, James Gosling, o criador do Java, mostrou como é acessível a comunidade, e a atenção a comunidade Brasilieira. 
Participou da reunião com todos os JUG Leaders presentes no evento, conduzida pelo Brazilian Java Man : Bruno Souza.

Alias, o Bruno foi também foi o principal fotógrafo do mini-evento. Thanks Bruno!

Como esperado ele não pode comentar sobre o caso Sun-Oracle, mas respondeu muitas outras perguntas, como esta do Mauricio Leal na foto a esquerda sobre a importância da TV Digital no Brasil.



Yara: Atualmente está muito na moda a frase "Todo programador deve aprender pelo menos uma nova linguagem por ano", você concorda ?
James Gosling: Eu acho que é necessário aprender coisas novas a todo momento, mesmo que sejam assuntos não relacionados a tecnologia, como por exemplo "Comida Organica" ou qualquer outra coisa que te interesse. Eventualmente aprender uma nova API pode ser mais complexo do que uma nova linguagem. O importante é manter-se sempre aprendendo coisas novas. 



Reunião do James Gosling com a Globalcode
Um dos momentos mais especiais do Sun Tech Days sem dúvida nenhuma foi a reunião que tivemos com James Gosling, que originalmente seria uma entrevista e acabou sendo uma apresentação descontraída sobre Program-ME, Arduino, SunSpot e o robo do Vinicius.

Foram 45 minutos de conversa sobre Eletrônica, Robótica, Lego Mindstorm. Ele se mostrou muito motivado com estes assuntos e logo mostrou a minúscula placa da Sentila, que deve ser umas 50 vezes menor que o Program-ME e tem uma JVM Sqwalk, a mesma do SunSpot. 

Vinicius Senger, Jorge Diz, James Gosling e Yara Senger
Java e TV Digital 
Outro destaque do Sun Tech Days foi a palestra " Ginga, LWUIT,JavaDTV and You" apresentada por Dimas Oliveira e Tamir Shabat ambos da Sun. 

Adicionalmente o evento recebeu diversas personalidades do mundo da TV Digital, como Carlos Fini, gerente de operações da Rede Globo e Aguinaldo Boquimpani da Diretor da TQTVD, que comentou orgulhosamente sobre as novas televisões da LG que vão ser fabricadas com o AstroTV, que é a implementação comercial 100% compatível com a especificação brasileira do Middleware Ginga desenvolvida pela TQTVD.


Ou seja, mais uma grande oportunidade de conversar com algumas das pessoas mais influentes da TV Digital no Brasil. 


Fotos

As fotos estão disponíveis no album Sun Tech Days 2009.
É isto ai pessoal, quem não foi perdeu. Mas, quem sabe ano que vem tem mais né?

Yara Sengr

Comentários

Julio Viegas disse…
Muito legal Yara, pena que nao pude ir dessa vez!

Estive com o Simon Ritter no CEJUG Tech Day, conversei com ele a respeito do futuro da Sun e ele apenas dizia "I don't know"... Uma hora ele acabou cedendo e disse "I'm not authorized to speak about it, so please sorry...".

Eh uma pena que essa definição nao ocorra... Eu penso que isso possa estar ocasionando a Sun uma perda de talentos, oportunidades e um atraso em inovacao... E isso eh ruim inclusive para a Oracle.

Eu espero que a compra da Sun mostre para a Oracle a excelencia em como formar comunidades e o impacto positivo que produtos abertos e livres fazem no mercado.

Mas que ha uma expectativa, isso ha! :)

Abs,
JV -- http://julioviegas.com
Wagner Santos disse…
Muito bacana, ótima cobertura, parabéns !!!
Pena que não pude ir neste ano =(
Elaine Silva disse…
Parece que a União Européia, que se mostrava contra a aquisição da Sun pela Oracle, sinalizou que deve aprovar a transação. Tomara que em breve possamos ter as respostas que procuramos.

Vejam notícia em:

http://www.tiinside.com.br/News.aspx?ID=160395

Postagens mais visitadas deste blog

Melhorando Performance de JPA com Spring Web Flow

No TDC2009 realizado pela Globalcode em São Paulo foi apresentado um Lightning Talk sobre um problema específico de performance em aplicações Web com JPA e uma possível solução usando o Spring Web Flow . Num período de 15 minutos, os slides a seguir foram apresentados e seguidos de alguns vídeos de demonstração de uma aplicação Web em execução. Melhorando performance do JPA com Spring Web Flow View more presentations from Dr. Spock . Nesta apresentação foi dito que temos encontrado problemas de performance em aplicações Web que utilizam as tecnologias JSF + JPA + Ajax quando precisamos gerenciar um contexto de persistência (EntityManager). Estes problemas se manifestam quando aplicamos uma resposta errada para a pergunta: Como gerenciar o contexto de persistência numa aplicação Web? Se as aplicações não usam Ajax e limitam-se ao modelo orientado a requisições, a solução mais comum é o uso do design pattern chamado "Open Session In View Filter". Através deste design

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

Dica rápida: Apagando registros duplicados no MySQL

Ola pessoal, Sei que vocês estão acostumados a ver posts meus sobre tecnologia móvel ou algo relacionado, mas hoje vou falar sobre um pequeno "truque" que usei esse final de semana com o MySQL. Eu estava desenvolvendo o lado servidor de uma nova aplicação mobile (ahh, então "tem a ver" com mobile hehe), e quando fui fazer alguns testes percebi que tinha quase 7 mil registros duplicados (!!!) na minha base de dados! Bom, o meu primeiro reflexo como programador foi pensar em fazer um "programinha" Java para buscar e deletar todos esses registros duplicados. Mas ai, resolvi tirar as teias de aranha dos neurônios e usar os vários anos de experiência que passei com SQL e criar uma query que fizesse esse trabalho todo de uma vez!! E a query ficou assim: delete from TABLE_NAME USING  TABLE_NAME, TABLE_NAME  AS  auxtable WHERE   ( NOT  TABLE_NAME.id  =  auxtable.id ) AND   ( TABLE_NAME.name  =  auxtable.name ) Explicação direta: TABLE_NAME

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um