Pular para o conteúdo principal

Things Hacker Team e 1º Connecting Knowledge

Boa noite..

Neste pequeno texto pretendo falar de duas coisas, o Things Hacker Team e o 1º Connecting Knowledge. O segundo é fruto do primeiro e, ambos tem uma história fortemente ligada com a Globalcode.

No dia 15 e 16 de Junho aconteceu o 2º Arduino Hacking Weekend, na sede da Globalcode em São Paulo. Pessoalmente, já estava muito empolgado com o mundo da automação, internet das coisas e eletrônica. Apesar de ministrar arduino na Academia do Programador e na Academia Android gostaria de saber mais sobre eletrônica e participei do hacking.

Neste final de semana encontrei o Pedro Padilha Farroco, que foi meu aluno em uma das turma da Academia do Programador. Além disso, sentei na mesma fileira que o Jaci Nunes e o Ryoji Kuwae Neto.

Como sempre, o Vinícius deu uma aula sensacional e divertida sobre o assunto. Eu que já estava louco com Internet das Coisas fiquei simplesmente pirado. E dava para perceber que o Pedro, o Jaci e o Ryoji estavam no mesmo tom. Acabamos conversando muito durante o final de semana e surgiu a idéia de montar um time para estudar mais este tema e juntar nossos conhecimento em benefícios comum. Assim surgiu o Arduino Team.

Ainda com este nome tivemos a oportunidade de palestrar no The Developer Conference de São Paulo, nas trilhas de Mobile e Android (Ricardo e Ryoji). Abaixo segue duas fotos.




Depois desse evento decidimos mudar o nome para Things Hacker Team. Simplesmente pelo fato de que estamos estudando uma quantidade muito grande de tecnologias, não somente Arduino. Fomos crescendo, criando novos projetos e tivemos a oportunidade de palestrar em eventos e fazer participações em mini-cursos da Globalcode. Uma honra para nós.

Abaixo segue a lista dos eventos que já participamos:

-> TDC São Paulo
-> Secomp Unicamp 2013
-> 6º Android Meetup
-> 3 Mini-Cursos da Globalcode

Construimos os seguintes projetos, que sempre são mostrados nos eventos que participamos e atraem muita atenção dos participantes:

-> Sistema de Automação Residencial controlado por Aplicativo Android e tags NFC
-> Sistema de Automação Residencial controlado por Ocarina
-> Máquina de doces que só entrega a guloseima se o usuário acertar a senha de toque
-> Arduino controlando TV´s por LED InfraRed
-> Um jogo com Android e ADK
-> Um sistema de conversão de texto para Código Morse com Android e ADK
-> Mais algumas surpresas pro 1º Connecting Knowledge

E abaixo segue mais algumas imagens de nossas palestras:

Mini-Curso "Android, Raspberry Pi e Internet das Coisas"


 Secomp 2013 / Unicamp

6º Android Meetup / PUC / GDG SP

Depois destes avanços decidimos tornar o nosso time um grupo, apresentá-lo "a sociedade" e expandir nossos horizontes. Então, organizamos o 1º Connecting Knowledge. Gentilmente a Globalcode nos cedeu o seu auditório para a realização deste evento e para futuras reuniões mensais, que serão faladas no evento. Segue a agenda do evento, data e local:

10:00 - 10:20 Coffee
10:20 - 10:40 apresentação do grupo
10:40 - 11:00 apresentação das pessoas
11:00 - 11:30 Ryoji "Tensão, corrente, mas que raios é isso?"
11:30 - 11:50 Pedro "Arduino e Mini PCS"
11:50 - 12:10 Ricardo "Android, ADK e Games"
12:10 - 12:30 Projetos do Grupo
12:30 - 12:50 "Automação Residencial com Ninja Block" *** A confirmar
12:50 - 13:00 Perguntas

Quando?  31/08/2013
Onde? Globalcode São Paulo. Av. Bernardino de Campos, 327, CJ 22 - Paraíso

Eu, em nome de todo o time gostaria de convidar todos vocês pro evento e também, agradecer imensamente a Globalcode, principalmente ao Vinícius e a Yara. O Vinícius foi responsável por gerar a vontade de aprender muito mais sobre internet das coisas em nós quatro e incentivou a criação do grupo.  A Yara também sempre nos incentiva e cedeu o auditório da Globalcode pro nosso primeiro evento e pra futuras reuniões.

É isso aí pessoal. Nos vemos na Globalcode no dia 31/08, sabadão, às 10:00 da matina.

Att.
Ricardo

Comentários

Yara Senger disse…
Sensacional! Parabens! Keep doing it!

Postagens mais visitadas deste blog

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad...

TDC BUSINESS, chega a São Paulo com novas trilhas de Inteligência Artificial e Inovação

Maior conferência de profissionais de tecnologia do Brasil abordará temas em alta no momento como, por exemplo, Inteligência Artificial, Segurança, Ciência de Dados e Inovação O TDC BUSINESS, a 17° edição do The Developer's Conference na cidade de São Paulo, que acontece entre os dias 19 e 21 de Setembro, reunirá profissionais e especialistas da área para troca de experiência, compartilhamento de conteúdos e networking. Com o tema central: “Tecnologia para negócios transformadores”, o evento será totalmente híbrido, ocorrendo presencialmente no espaço Pro Magno, e com transmissão simultânea e atividades de network pela internet. A expectativa é reunir mais de 14.000 pessoas, somando a participação presencial e online.   Segundo Yara Mascarenhas, Fundadora e Host do Evento, “nosso objetivo com o TDC é inspirar a colaboração entre os profissionais e empresas para construir uma nova realidade para o mercado de TI.  Vamos juntar tecnologia e negócios com as trilhas técnicas...

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u...

Facelets uma forma mais ágil para construção de telas – Parte I

A construção de telas ou camada de apresentação em um sistema MVC seja web ou desktop é uma tarefa complexa e de extrema importância. Nesse post vou comentar e mostrar algum exemplo do Facelets como solução para os desafios existentes nessa etapa especificamente para web. Com a web cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, um fato é que com isso nossos usuários tornam-se mais exigentes em relação a usabilidade, agilidade, performance ou de uma forma bem resumida “o usuário espera uma navegação simples e agradável aonde uma determinado tarefa possa ser concluída em poucos passos e em um curto espaço de tempo”. Atender as expectativas em relação ao que o usuário espera com o que realmente ele precisa, definir uma estrutura flexível a mudanças sem engessar o desenvolvimento, acessibilidade, portabilidade em múltiplos navegadores, tudo isso e muito mais, num prazo que quase sempre é apertado. Um outro ponto fundamental é manter o time motivado e produtivo em um ambiente que favoreça a...

Arduino + Sun Spot + Controle Remoto

Finalizamos nesta semana um incrível projeto de integração do Sun Spot com Arduino. Costumo dizer que o Sun Spot é o primo rico do Arduino e como não conseguimos encontrar acelerômetros em estoque nas lojas dos Estados Unidos, acabamos por topar o desafio de fazer o Arduino pegar os dados do acelerometro do Sun Spot, um tipo de "mashup" de hardware, ou no clássico termo: um hacking. Para ter uma "implementação de referência" de uso do Sun Spot com Arduino, pegamos um controle de remoto infravermelho de um bicho bem esquisito que trouxemos da Maker Faire: o Mechamo. O resultado esta no vídeo abaixo onde controlamos esta aranha usando o acelerômetro do Sun Spot: Com o mesmo conceito você pode usar qualquer recurso do Sun Spot no Arduino e vice-versa. Vamos avançar agora transformando o código em bibliotecas para o Arduino com C++ e Jars para o Sun Spot. O projeto contou com inúmeras colaborações do Paulos Carlos Ferreira dos Santos e Benedicto Franco Junior. Dois gran...