Pular para o conteúdo principal

Tarefa Assíncrona com o AsyncTask

A plataforma Android nos fornece uma quantidade muito grande de classes e interfaces que facilitam o desenvolvimento e permitem a construção de um código limpo. Um bom exemplo disso são as tarefas assíncronas e, a classe AsyncTask.

A forma de uso é extremamente simples, basta termos uma classe que extenda AsyncTask. Por exemplo:

 class MeuAsyncTask extends AsyncTask<Void, Void, Void>{  
      @Override  
      protected Void doInBackground(Void... params) {  
           return null;  
      }  
 }  


Ao extender AsyncTask, somos obrigados a sobrescrever o método doInBackground, onde será feito o processamento multithreading e de forma assíncrona. Por exemplo, podemos ter um acesso e um parser XML ou JSON, uma rotina que salva uma grande quantidade de dados em um banco de dados relacional ou, um extenso processamento de imagens.

Fique atento também ao fato de termos alguns tipos identificados na hora do extends:

 <Void, Void, Void>  


Estes são, respectivamente:

* Params: parâmetros que serão passados para o método doInBackground ao chamarmos o AsyncTask com o método execute();
* Progress: tipo de dado que será passado no método publishProgress();
* Result: tipo de dado que será retornado pelo método doInBackground. Ou seja, se no lugar de Void, passarmos String, o método teria esta assinatura:

 @Override  
 protected String doInBackground(Void... params) {  
      return null;  
 }  


E como utilizamos a classe MeuAsyncTask? Desta forma:

MeuAsyncTask asyncTask = new MeuAsyncTask();
asyncTask.execute();


Mas esta classe ainda nos fornece algumas features interessantes: onPreExecute e onPostExecute. Estes métodos servem para definirmos alguma ação que desejamos executar antes da tarefa assíncrona (onPreExecute) e o que desejamos fazer depois que a tarefa for concluída (onPostExecute). Veja como ficaria a classe:

 class MeuAsyncTask extends AsyncTask<Void, Void, Void>{  
      @Override  
      protected Void doInBackground(Void... params) {  
           return null;  
      }  
      @Override  
      protected void onPreExecute() {  
           super.onPreExecute();  
      }  
      @Override  
      protected void onPostExecute(Void result) {  
           super.onPostExecute(result);  
      }  
 }  


Perceba que o mesmo tipo de parâmetro passado ao método onPostExecute será o tipo Result, passado na assinatura da classe e, consequentemente, o tipo de retorno que será informado na assinatura do método doInBackground. Por exemplo, vamos mudar o Result para a classe Hashtable:

protected Hashtable doInBackground(Void... params)
protected void onPostExecute(Hashtableresult)


O que é importante disso? A API nos fornece métodos que serão chamados no exato instante em que a tarefa assíncrona está prestes a começar e quando ela terminou. Nosso código fica limpo e temos controle total da operação.

Mas, ainda tem mais. E se quisermos ter uma barra de progresso indicando o andamento da tarefa, a AsyncTask nos ajuda de alguma forma? Sim. Basta sobrescrever o método onProgressUpdate. Veja:

@Override
protected void onProgressUpdate(Void... values) {
&nbsp&nbsp&nbsp super.onProgressUpdate(values);
}


Este método será chamado automaticamente quando, de dentro do doInBackground, acionarmos o método publishProgress(). Perceba que o mesmo tipo de parâmetro passado ao publishProgress() será recebido pelo onProgressUpdate(). Sendo que, este tipo é definido na asinatura da classe. No item Params.

No método onProgressUpdate podemos utilizar o valor recebido como parâmetro e mudar um Widget, como uma barra de progresso ou, mostrar uma mensagem ao usuário com um Toast, por exemplo.

O importante é que a classe AsyncTask nos fornece um arcabouço pronto para termos controle total de uma tarefa assíncrona.

Espero ter mostrado todo o poder da classe para vocês. Qualquer dúvida estou a disposição.

Att. Ricardo

Comentários

Unknown disse…
O meu Asynctask continua a fazer Freeze ao UI e não entendo o porquê poderia dar um olho no meu codigo?!
Tenho o meu codigo no stackoverflow em : http://stackoverflow.com/questions/20449152/asynctask-freezes-ui-while-replacing-fragments

Thanks ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Palestras do TDC Business Disponíveis Online

🚨 Atenção, TDC Lovers! O TDC Business em São Paulo acabou, mas os conteúdos mal começaram!  Não pô de aproveitar a STADIUM ao vivo? Não tem problema, porque trouxemos ela até você. Todas as palestras da STADIUM, palco principal do TDC, já estão no ar e liberadas para qualquer pessoa assistir. Essa Trilha incrível conta com palestras de Trilhas Premium e temas variados de forma GRATUITA para você poder maratonar de casa!  Aproveite para prestigiar seu evento de TI favorito com pipoca direto do seu sofá. 🎥 🍿 Gravação da STADIUM, 22 a 24 de Agosto de 2022, disponível aqui: https://www.globalcode.com.br/videos/tdc-2022-business/  Todas as demais trilhas do TDC Business serão publicadas gradualmente nas próximas semanas, fique atento aos nossos e-mails, você será notificado por lá quando sua Trilha estiver disponível. Acompanhe nossas redes sociais para não perder nada e ficar por dentro de todas as novidades do TDC!

TDC INNOVATION lança University Pass

Modalidade de ingresso tem como objetivo ajudar na capacitação dos universitários Uma pesquisa realizada em 2020 pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) diz que até o ano de 2024 o Brasil precisará de cerca de 420 mil profissionais na área de Tecnologia da Informação. Porém, por ano, a mesma pesquisa diz que o país forma apenas 46 mil profissionais capacitados no nicho. Pensando nisso, para ajudar na formação e capacitação desses jovens profissionais, o TDC INNOVATION, segunda edição do ano do The Developer's Conference, lança o University Pass, modalidade de ingresso que possibilita aceso digital gratuito a todas as palestras do evento, ou com 50% de desconto para quem preferir ir pessoalmente. Com o tema central “Desafios para a criação do futuro Digital”, o TDC INNOVATION ocorrerá entre 1 e 3 de junho, de forma híbrida: presencialmente no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis, e com transmissão simultaneamente pela

TDC Digital: o que você precisa saber para transformar sua carreira em 2022

O TDC Digital é o maior evento de TI do mercado e proporciona crescimento profissional a partir de palestras com especialistas e oportunidades de networking com o mundo todo, direto da sua casa. Através da escolha individual de cada participante é possível obter experiências imersivas e transformadoras conforme o tema-chave de cada trilha.  O evento também é o lugar ideal para ajudar no desenvolvimento de carreiras, permitindo que qualquer pessoa com vontade — e um tema interessante — seja palestrante e compartilhe suas experiências e conhecimentos. Para aqueles que querem  participar como ouvinte a plataforma do TDC favorece conferências dinâmicas, e o encontro de diversas comunidades e ecossistemas de TI. E, após a escolha de uma trilha, fica mais fácil acompanhar especialistas para aprender e se inspirar. Em 2021 , o The Developer’s Conference (TDC) foi 100% digital e, em três dias de evento, contou com mais de 300 horas de conteúdos , incluindo: Agile; Testes; Design; Web e Mobile;

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

Inspire a mudança com a liderança ágil

A liderança ágil é essencial para que uma organização realize mudanças de negócios significativas. Ser líder é uma tarefa desafiadora, especialmente em um cenário de constantes transformações, principalmente na forma de lidar com a relação empresa e pessoal. Pesquisas sobre liderança na era digital revelam que algumas soft skills têm sido substituídas por outras, o profundo conhecimento na área de negócio, ser referência nas tecnologias utilizadas, ter foco total no prazo e nas entregas e conhecer um arsenal de técnicas e ferramentas, têm dado espaço a habilidades, como: empatia; adaptabilidade; senso de equipe; visão e propósito; engajamento constante. A colaboração entre pessoas de todos os níveis hierárquicos são vitais, afinal, as equipes estão trabalhando para o mesmo objetivo: o encantamento e atendimento das necessidades do cliente que proporcionarão um crescimento sustentável da organização. Com propósito claro, estratégia e prioridades definidas, os times desfrutam de uma ma