Pular para o conteúdo principal

Globalcode + Eletron Livre no Devoxx

O Devoxx foi simplesmente sensacional, impecável conforme comentei no primeiro post sobre o evento! A receptividade a comunidade Brasileira foi incrível e realmente o SouJava está sendo bastante reconhecido pelo trabalho de comunidade.

Neste post vou falar um pouco sobre a apresentação do Vinicius Senger do projeto JHome e no próximo post pretendo falar sobre a participação dos grupos de usuários e do SouJava no evento.

Esta foi a primeira vez que fomos convidados para o Devoxx e ficamos totalmente honrados e surpresos. Foi algo surpreendente que aconteceu no JavaOne logo após a demo do Jhome que o Vinicius fez no Community Keynote.

Foi muito mais que um convite para ministrar uma palestra, pois além de nos convidar o Stephan convidou também Marc Fleury e a equipe da sua nova empresa de automação residencial Open Remote com intuito de nos apresentar. A palestra foi divida em duas partes, a primeira apresentada pelo Vinicius Senger e a segunda pelo o Eric Bariaux.

O Vinicius sabia do tamanho da responsabilidade, e como era de se esperar ficou bastante nervoso e fazendo mil melhorias nas demos e na apresentação. Sem dúvida foi um sinal de respeito a platéia do Devoxx que é conhecida com uma das platéias mais técnicas e avançadas de todos os eventos de Java.

A sala estava completamente lotada, pessoas sentadas em todos os degraus dos corredores, na porta, no chão. De acordo com a organização do evento haviam mais de 500 pessoas na sala.

Nos primeiros dois minutos de palestra o nervosismo foi embora e conforme prometido a platéia teve muita diversão e pelo menos uns 5 momentos de pura risada com as brincadeiras e bom humor do Vinicius, que fez várias demos:
  • apresentou a arquitetura JavaEE utilizada no JHome
  • mostrou um pedaço do Firmware do Arduino
  • mostrou um exemplo de código que roda no device
  • ligou e desligou luzes;
  • controlou as cores da fita de leds usando Color pickup;
  • agendou a cafeteira;
  • utilizou a nova API de sensores detectando distância e temperatura.


Quando acabou a palestra aquele alívio imediato:
  • Objetivo #1 cumprido: não houve falhas nas demos durante a apresentação
  • Objetivo #2 cumprido: não quero ser exagerada, mas o Vinicius arrasou. Ficou evidente que a platéia gostou muito, deram boas risadas, muita gente veio conversar depois. E várias horas depois vimos os tweets, e quase choramos de alegria favoritando os tweets para não perder no timeline!
Em seguida o Eric Bariaux da Open Remote fez uma apresentação totalmente complementar sobre automação residêncial, falando sobre os problemas do mercado atual e uma proposição de solução com base em padronização e open-source.
O Open Remote é uma solução de software open-source que suporta dezenas de padrões da indústria de automação, como z-wave e x-10.

No final da apresentação muitas pessoas vieram conversar com os dois palestrantes, até termos que sair da sala para que o próximo palestrante começasse a palestra sobre Google TV.
Para registro: Está nos nossos planos começar a testar e desenvolver as nossas primeiras aplicações para Google TV.


O quê? Ele realmente veio para o Devoxx assistir a palestra! 
Uma das pessoas que veio conversar, interessado principalmente nas solucões de hardware, para nossa surpresa apresentou-se: Prazer, sou Marc Fleury. Você é um dos melhores palestrantes que eu já vi. Fucking Hilarius.


Conversamos alguns minutos e logo surgiu o convite para irmos tomar um cerveja.  Chegando ao restaurante ele logo agradeçeu: Muito obrigada, graças a vocês fomos convidados para o Devoxx.
Conversamos bastante, muita sinergia e oportunidades!

  • Objetivo #3 cumprido: Contato com Marc Fleury para conhecer os projetos da Open Remote e apresentar os projetos da Globalcode: Eletron Livre, JHome, Program-me, Tomada e infinitas outras possibilidades.

Em breve as duas apresentações estarão disponíveis no Parleys.com, fique ligado, vai ter muita coisa boa lá!

Nossos sinceros agradecimentos ao Stephan Janssen pela oportunidade, entusiasmo, networking.

Participar do Devoxx realmente não tem preço. 

Ano que vem estaremos lá com certeza!

[]s
Yara Senger

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Bate Papo do SP-GTUG - Divulgação

Pessoal, Para aqueles que já estiveram presentes nas atividades do SP-GTUG (encontros ou bate papos na Globalcode), e para os que ainda não puderam estar presentes, teremos um novo bate papo acerca de mais duas tecnologias do Google: AdSense e Python no GAE. Este será o nosso segundo bate papo do SP-GTUG, nos mesmos moldes dos minicursos da Globalcode . Local e data O bate papo acontecerá no dia 27/03/10, das 10:00 às 13:00 na Globalcode. Para fazer sua inscrição e participar acesse a home da Globalcode e vá até a parte de "Minicursos Gratuitos da Semana ". Conteúdo das apresentações Abaixo seguem as descrições passadas pelos palestrantes: Título: "Algoritmos em Python" Resumo: Python é uma linguagem considerada frugal, simples, sem ser simplória! Entenda como construir algoritmos ninjas com essa linguagem, adotada pela Google e pelo MIT. Veremos muito, muito código, desde algoritmos clássicos até tutoriais do

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

JSF 2 - Composite Components, você não precisa mais ser um ninja

Estamos em uma nova era da computação, os dados não estão mais localizados em um banco dentro de sua empresa, vivemos a explosão de redes sociais, informações são geradas a todo instante, e se torna essencial que sua aplicação conheça os serviços disponíveis na web e consumam suas APIs geralmente disponíveis por serviços REST. Legal, mas como ficam meus aplicativos Java EE neste novo cenário? Para quem vem acompanhando a evolução da plataforma, é notório que todo esforço vem sendo utilizado para aumentar a produtividade e a integração com novos serviços. Basicamente duas especificações surgem com muita força para atender este cenário, a JSR - 314 (JSF-2) e JSR - 311 (JAX-RS), neste post exploraremos a JSR-314 (JSF2) e sua nova forma de criar Composite Components. Uma das grandes queixas dos desenvolvedores JSF era a complexidade em criar composite components, era necessário um vasto conhecimento sobre o ciclo de vida de uma aplicação JSF. Agora, você não precisa ser mais um “ninja” em

Gosta de informática e sonha ser programador Java um dia ?

A Globalcode está procurando jovens que queiram ser programadores no futuro, para fazer parte de sua equipe de vendas e operacional na unidade Paraíso em São Paulo somente. O grande diferencial é o planejamento para carreira de programador. O planejamento de cursos do portifólio da Globalcode: Academia do Programador, Academia Java, Academia Web, Robótica, Eletrônica, etc, será realizado periodicamente de acordo com o desempenho e interesse individual. Atenção : Este não é um estágio para trabalhar com Java, são duas vagas CLT administrativas para pessoas que queiram ser programadores no futuro. Perfil : Conhecimentos de informática básica, saber lidar com pessoas e trabalhar em equipe. Deve ter concluído o ensino médio, ter boa escrita, ser organizado, responsável, comprometido e dinâmico. Interesse por computação, programação, internet, robótica, eletrônica,... Temos duas vagas para jovem-aprendiz abertas: 1) Setor operacional No dia a dia Serviços externos Controle de estoqu

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um

TDC INNOVATION lança University Pass

Modalidade de ingresso tem como objetivo ajudar na capacitação dos universitários Uma pesquisa realizada em 2020 pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) diz que até o ano de 2024 o Brasil precisará de cerca de 420 mil profissionais na área de Tecnologia da Informação. Porém, por ano, a mesma pesquisa diz que o país forma apenas 46 mil profissionais capacitados no nicho. Pensando nisso, para ajudar na formação e capacitação desses jovens profissionais, o TDC INNOVATION, segunda edição do ano do The Developer's Conference, lança o University Pass, modalidade de ingresso que possibilita aceso digital gratuito a todas as palestras do evento, ou com 50% de desconto para quem preferir ir pessoalmente. Com o tema central “Desafios para a criação do futuro Digital”, o TDC INNOVATION ocorrerá entre 1 e 3 de junho, de forma híbrida: presencialmente no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis, e com transmissão simultaneamente pela