Pular para o conteúdo principal

Nova versão e modificações no AppEngine

Ontem como devem ter acompanhado, foi o início do Google IO, o evento anual de tecnologia promovido pelo Google. E dentro dos anúncios feitos ontem, alguns muito importantes para o AppEngine.

Finalmente, após 3 anos, o Google AppEngine passará de um produto de 'Preview' para um produto realmente suportado(com SLA e suporte), e com um comprometimento maior do Google em mantê-lo. E também, não haverá mais a plataforma Google AppEngine for Business, que será integrada a plataforma atual.

Dentre os anúncios se destacam:

Nova versão do SDK, 1.5.0, que trará grandes novidades.
  • Backends - Até a última versão, as aplicações eram gerenciadas pelo AppEngine através de instâncias com um ciclo de vida curto, que respondiam a quantidade de acessos/request de sua aplicação e através desta medida eram criadas ou finalizadas. Com esta nova funcionalidade, sua aplicação poderá criar instâncias com um período de vida mais longo, consumir mais memória e alocar processamento por tempo indeterminado.
  • High Replication Datastore - Esta nova implementação da camada de persistẽncia, que é mais estável e com uma taxa de erros mtuio menor se comparado a versão MAster/Slave, passará a ser o mecanismo padrão de persistência. Em adição, períodos de manutenção do AppEngine, não irão mais afetar a capacidade de escrita de sua aplicaçã, como acontecia com o mecanismo Master/Slave.
  • Response HTTP - Incrementado o tamanho do conteúdo de resposta ao usuário para 32Mb
  • Mail API - Quantidade de envios diárias reduzido de 2000 para 100 para novas aplicações.
  • Go Language - Agora além de Java e Python, é possível em caráter experimental desenvolver sua aplicação na linguagem Go.
Todas as modificações foram muito bem vindas pela comunidade, porém não se ouviu muitos comentários a respeito, pois toda a atenção foi voltada ao novo modelo de cobrança do AppEngine. E é o assunto que tem predominado nas listas de discussão.
Ainda não se sabe bem como será, e mesmo os desenvolvedores/engenheiros do Google tem pedido paciência que tudo será esclarecido em breve.
Porém, em resumo, algumas modificações que podemos notar na nova página cobrança:
  • Diminuição drástica das quotas free
  • Pagamento 'por aplicação'
  • Pagamento 'por hora/instância'
  • Aumento no valor de quotas de dados e tráfego
  • Remoção de algumas quotas de serviços(Memcache, URL Fetch, Task Queue, etc)
E a principal fonte de informação do novo modelo de cobrança, está sendo uma thread no Google Groups. Em breve nos prometeram um FAQ e um gráfico comparativo de como será a cobrança no novo modelo.

Na próxima sexta feira, 13/05, darei uma palestra de 'Arquitetura JEE no Google AppEngine' no JuystJava 2011, apareçam por lá para conversarmos sobre essas modificações e o que isso implicará nas aplicações.

twitter.com/rafanunes
twitter.com/youandwe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já pensou em ser palestrante em algum evento ?

Você já deve ter participado de algum evento e pensado como deve ser legal ser palestrante... E para falar a verdade, é muito bom mesmo. Eu adoro, o Vinicius adora e conheço muitas pessoas que curtem cada minuto da participação no evento como palestrante. Com certeza é uma responsabilidade a mais. Você sente medo, adrenalina, tem que se preparar. Literalmente coloca a cara a tapa para qualquer pessoa te avaliar em todos os sentidos. Qual o seu tom de voz?  Seus slides são legais? Você manja mesmo ?  Seu português está ok?  E as palavras em inglês ?  Teve algum deslize técnico? E MUITO mais.  Mas é claro que a exposição tem dois lados... e os resultados podem ser ótimos. Normalmente conhecemos mais pessoas como palestrantes e podem surgir boas oportunidades de negócio. É sempre positivo ter uma nova referência positiva quando as pessoas buscam nosso nome no Google, podemos fazer a diferença para quem está assistindo a palestra e muito mais.  No The Developer's

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

TDC INNOVATION lança University Pass

Modalidade de ingresso tem como objetivo ajudar na capacitação dos universitários Uma pesquisa realizada em 2020 pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) diz que até o ano de 2024 o Brasil precisará de cerca de 420 mil profissionais na área de Tecnologia da Informação. Porém, por ano, a mesma pesquisa diz que o país forma apenas 46 mil profissionais capacitados no nicho. Pensando nisso, para ajudar na formação e capacitação desses jovens profissionais, o TDC INNOVATION, segunda edição do ano do The Developer's Conference, lança o University Pass, modalidade de ingresso que possibilita aceso digital gratuito a todas as palestras do evento, ou com 50% de desconto para quem preferir ir pessoalmente. Com o tema central “Desafios para a criação do futuro Digital”, o TDC INNOVATION ocorrerá entre 1 e 3 de junho, de forma híbrida: presencialmente no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis, e com transmissão simultaneamente pela

Segurança da informação no alvo: o que esperar do futuro?

A segurança da informação não se trata apenas de proteger os dados contra acesso não autorizado. Na prática, refere-se aos recursos que impedem: uso; registro; inspeção; divulgação; interrupção; modificação; destruição de dados. O uso de dados pode abranger desde um perfil nas redes sociais a detalhes financeiros, biometrias ou novos projetos. Por isso, a preocupação com a proteção dos dados é crescente, tanto para empresas quanto clientes. Para muitas pessoas, a coleta de dados é considerada invasão de privacidade, criando desconfiança do titular dos dados, pois o uso dos dados pode ser facilmente corrompido, utilizado para fins não declarados. Apesar de o uso dos dados terem impulsionado os avanços tecnológicos na última década, as organizações lidam com o desafio de distinguir dados de informações pessoais de modo a proteger a privacidade e as preferências dos clientes. Neste artigo, abordaremos o impacto da segurança da informação e o que esperar do futuro. Confira casos conhecido

TDC Digital: o que você precisa saber para transformar sua carreira em 2022

O TDC Digital é o maior evento de TI do mercado e proporciona crescimento profissional a partir de palestras com especialistas e oportunidades de networking com o mundo todo, direto da sua casa. Através da escolha individual de cada participante é possível obter experiências imersivas e transformadoras conforme o tema-chave de cada trilha.  O evento também é o lugar ideal para ajudar no desenvolvimento de carreiras, permitindo que qualquer pessoa com vontade — e um tema interessante — seja palestrante e compartilhe suas experiências e conhecimentos. Para aqueles que querem  participar como ouvinte a plataforma do TDC favorece conferências dinâmicas, e o encontro de diversas comunidades e ecossistemas de TI. E, após a escolha de uma trilha, fica mais fácil acompanhar especialistas para aprender e se inspirar. Em 2021, o The Developer’s Conference (TDC) foi 100% digital e, em três dias de evento, contou com mais de 300 horas de conteúdos , incluindo: Agile; Testes; Design; Web e Mobile;

Inscrever sua equipe em eventos de TI vale a pena? Entenda aqui

Os eventos de TI são importantes para o aprendizado contínuo, especialmente em uma área tão dinâmica, como a de tecnologia. A necessidade de estar sempre por dentro das tendências pode esbarrar em algumas objeções, como investir em especializações pouco práticas ou opções pulverizadas de mercado. Por isso, participar de conferências e assistir palestras de especialistas é uma excelente oportunidade para sua equipe se desenvolver. O melhor de participar de eventos de TI é expandir os conhecimentos e habilidades independentemente da experiência específica, seja um desenvolvedor web ou full stack, por exemplo, as conferências de tecnologia podem ajudar o profissional a se aperfeiçoar. Isso ocorre devido ao contato com outros especialistas e colegas da mesma área. Além disso, é possível descobrir novas soluções e fazer networking . Neste artigo, você conhecerá as vantagens da sua equipe participar em eventos de TI. Aproveite a leitura! Vantagens de participar de eventos de TI Se o seu ob