Pular para o conteúdo principal

Embraer: Arquitetura de Referência para Construção de Software

Não obstante a tecnologia Java fornecer amplo espectro de possibilidades que norteiem a implementação de um ambiente estável e produtivo para desenvolvimento de software, muitas empresas são surpreendidas em meio a situações difíceis no que tange a problemas com as aplicações concebidas.

Basicamente, os problemas estão relacionados à insuficiente investigação no potencial da tecnologia (Java, frameworks e ferramentas) que, somado aos apertados prazos de entrega, resultam em soluções imediatistas que em pouco tempo já apresentam as tão conhecidas 'dores de cabeça' pós-implantação.

Há muitos anos a Globalcode recebe inúmeros contatos de clientes, solicitando para os apoiarem na solução destes problemas. Assim, em 2007, disponibilizamos para o mercado corporativo um serviço destinado à análise, identificação e recomendações para validar ou corrigir práticas de programação e/ou uso inadequado da tecnologia. O serviço denomina-se "Análise e Diagnóstico de Ambiente de Desenvolvimento Java" e tem como objetivo analisar a questão sobre a trilogia formada por tecnologia, recursos humanos e metodologia; com o objetivo de otimização e obtenção de melhor qualidade, desde o requisito até o ambiente de produção, dez diferentes componentes são analisados, mapeados e estruturados em uma documentação clara, objetiva e pragmática, orientando sobre medidas (de curto, médio e longo prazo) a serem adotadas com base em um plano de ação (incluindo a transferência de conhecimento).

Logo após, derivou-se deste serviço outra linha de abordagem, direcionada para as corporações que tinham planos para implantarem a plataforma Java, mas não dispunham de bagagem técnica, prazo ou pessoal suficiente para empreender este desafio. E assim nasceu o produto 'Java Enterprise Treinamentoring' que inicia por uma análise do cenário de negócio atual e identificação de onde se pretende chegar com a nova arquitetura (aplicabilidade).

A partir daí, os consultores concebem a arquitetura de referência, documentam, desenvolvem um aplicativo de referência para exercitar a nova arquitetura e treinam a equipe responsável no cliente.

Desde então, empresas do ramos petrolífero, turístico, farmacêutico e serviços de internet têm sido beneficiados com a contratação desta modalidade exclusiva de consultoria, culminando atualmente com uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, a Embraer, que há mais de 40 anos vem contribuindo para integrar o mundo pela aviação.

Desde meados de março a Globalcode está trabalhando em um projeto de implantação da arquitetura de referência para o ambiente de desenvolvimento de software em Java, comandada por Marcio Monteiro (Arquiteto de soluções da Embraer) e Vinicius Senger, pela Globalcode. Neste projeto, destaca-se também a inclusão da metodologia ALM (application lifecycle management), para monitoração, controle e gestão do processo de construção de software.

Em todos os projetos anteriores com outros clientes, a equipe Globalcode apresentou propostas de arquiteturas, concebidas com base nos levantamentos realizados, o que já permitiu estabelecer um acervo de mais de doze modelos referenciais, incluindo aquele que já havia sido pré-definido pela equipe de tecnologia de TI da Embraer.

Esse acervo inclui combinações de diversas tecnologias padrão Java EE com frameworks e ferramentas open source de qualidade comprovada no mercado. Alguns exemplos de tecnologias utilizadas são:

* JSF e RichFaces (View)
* JPA e Hibernate (persistência)
* JMS, EJB e Spring
* Maven (construção de código)
* Nexus (gerenciamento de bibliotecas)
* Subversion (controle de versões)
* Hudson (integração contínua)
* RedMine (gerenciamento de projeto e rastreamento de bugs)

Waldir U. Hadad
Diretor Comercial
Globalcode

Comentários

Entre as tecnologias utilizadas, só discordo do Subversion. O Git realmente oferece muitas vantagens além do SVN, mesmo se a equipe não for distribuida.

Postagens mais visitadas deste blog

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

Seja palestrante no TDC!

Os interessados em palestrar na maior plataforma de Inovação Aberta para desenvolvimento do ecossistema de teologia, tem até 25 de setembro para se inscrever A última edição do ano do TDC (The Developer's Conference), maior conferência para profissionais de tecnologia do Brasil, já tem data confirmada. O TDC Future, que acontece nos dias 6 a 8 de dezembro, em formato híbrido, ocorrerá presencialmente na UniRitter de Porto Alegre, e com transmissão simultânea pela plataforma Hopin. O evento traz como tema central: “O papel da tecnologia na construção do amanhã”, e reúne gestores, especialistas e profissionais da área para debater sobre o futuro da tecnologia, o impacto na vida das pessoas e seu papel na transformação da sociedade. A seleção de palestras nacionais e internacionais, ainda está com o Call4Papers aberto até 25 de setembro, os interessados em participar poderão submeter uma proposta por meio do site do evento . O tema deve estar vinculado a uma trilha específica, que é...

Melhorando Performance de JPA com Spring Web Flow

No TDC2009 realizado pela Globalcode em São Paulo foi apresentado um Lightning Talk sobre um problema específico de performance em aplicações Web com JPA e uma possível solução usando o Spring Web Flow . Num período de 15 minutos, os slides a seguir foram apresentados e seguidos de alguns vídeos de demonstração de uma aplicação Web em execução. Melhorando performance do JPA com Spring Web Flow View more presentations from Dr. Spock . Nesta apresentação foi dito que temos encontrado problemas de performance em aplicações Web que utilizam as tecnologias JSF + JPA + Ajax quando precisamos gerenciar um contexto de persistência (EntityManager). Estes problemas se manifestam quando aplicamos uma resposta errada para a pergunta: Como gerenciar o contexto de persistência numa aplicação Web? Se as aplicações não usam Ajax e limitam-se ao modelo orientado a requisições, a solução mais comum é o uso do design pattern chamado "Open Session In View Filter". Através deste design...

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad...

TDC BUSINESS, chega a São Paulo com novas trilhas de Inteligência Artificial e Inovação

Maior conferência de profissionais de tecnologia do Brasil abordará temas em alta no momento como, por exemplo, Inteligência Artificial, Segurança, Ciência de Dados e Inovação O TDC BUSINESS, a 17° edição do The Developer's Conference na cidade de São Paulo, que acontece entre os dias 19 e 21 de Setembro, reunirá profissionais e especialistas da área para troca de experiência, compartilhamento de conteúdos e networking. Com o tema central: “Tecnologia para negócios transformadores”, o evento será totalmente híbrido, ocorrendo presencialmente no espaço Pro Magno, e com transmissão simultânea e atividades de network pela internet. A expectativa é reunir mais de 14.000 pessoas, somando a participação presencial e online.   Segundo Yara Mascarenhas, Fundadora e Host do Evento, “nosso objetivo com o TDC é inspirar a colaboração entre os profissionais e empresas para construir uma nova realidade para o mercado de TI.  Vamos juntar tecnologia e negócios com as trilhas técnicas...

Saiba como programar para Arduino sem ter nenhum hardware disponível

O Arduino já é uma tecnologia muito difundida entre os amantes de tecnologia. É difícil encontrar um profissional da computação que não brincou um pouco com esta ferramenta de prototipagem ou, que gostaria de fazer isso. Porém, em alguns casos, o programador quer conhecer o arduino mas não dispõe de nenhum hardware, nem mesmo da placa. Como isso poderia ser resolvido? A primeira resposta seria aquela mais simples e direta: ir as compras. Isso pode ser feito em uma loja física ou pela internet. No meu caso, por exemplo, tive a felicidade de encontrar em um site (não me lembro qual) um kit arduino, com um conjunto de sensores e um DVD com 41 vídeo aulas. Mas digamos que o profissional não esteja passando por um bom momento financeiro, ou ainda, simplesmente não queira comprar o Arduino sem antes conhecê-lo um pouco melhor. Para a última situação também já existe uma resposta, e diga-se de passagem, uma excelente resposta. Trata-se do site 123D Circuits.io . Depois de criar seu u...