Pular para o conteúdo principal

Referências de Design Patterns

Na semana passada ministrei o minicurso "Introdução a Design Patterns" na Globalcode e como alguns alunos me pediram referências, resolvi escrever em forma de post. Assim posso compartilhar com mais pessoas interessadas nesse assunto que volta e meia temos que lidar no trabalho.

Quem perdeu o minicurso e quer saber um pouco mais antes de seguir neste post pode ler:

- Blog: Design Patterns - Será que preciso aprender?
- Entrevista: o que são, pra que servem e como usar Design Patterns.
- Apresentação utilizada minicurs gratuito - Introdução a Design Patterns


Aplicabilidade dos Design Patterns

De maneira geral, os Design Patterns não estão relacionados diretamente a uma tecnologia, mas a problemas de orientação a objetos. Porém, o que percebemos ao longo do tempo é que as tecnologias (como o caso da plataforma Java e alguns frameworks) passam a incorporar os padrões de uso geral em suas estruturas internas e a oferecer seus próprios design patterns aos desenvolvedores.

Quando isso acontece, nos deparamos com a dúvida em usar ou não determinados padrões no momento em que a tecnologia muda, além de percebermos que alguns padrões de uso geral não fazem mais sentido. Como não há regras para nortear a decisão sobre o uso de padrões, a dica é sempre usar o bom senso e lembrar que os padrões servem para organizar e flexibilidar a arquitetura e, assim, minimizar as dificuldades de manutenção no futuro.

Mas independente da tecnologia, ainda há vários Design Patterns definidos na família Gof que podem perfeitamente ser aplicados em nosso dia a dia na modelagem orientada a objetos.

Nesse sentido, gostaria de sugerir o material do minicurso MC103 - Design Patterns: Padrões para toda a vida. Ele foi produzido por mim e pelo instrutor Kleber Xavier para uma palestra no JustJava em 2009 e aborda padrões de orientação a objetos que estão ligadas às necessidades do projeto em si, e não à arquitetura da aplicação que pode mudar dependendo da tecnologia.

Dicas de leitura

Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre Design Patterns, segue uma lista de referências tradicionais:

  • Eric Freeman, Elisabeth Robson, Bert Bates and Kathy Sierra. Head First Design Patterns. Ed. O'Reilly Media. (Bom tutorial sobre padrões com exemplos em Java, mas não aborda todos os padrões Gof - tem em português com o nome Use a Cabeça ! Padrões de Projetos).
  • (Gof) Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson and John Vlissides. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Design. Ed. Addison-Wesley. (Referência oficial com 23 padrões de uso geral).
  • Alan Shalloway; James R. Trott. Design Patterns Explained, Second Edition: A New Perspective on Object-Oriented Design. Ed. Addison-Wesley. (Não aborda todos os padrões Gof mas usa exemplos mais reais de aplicação).
  • Bruce Eckel. Thinking in Patterns with Java. Ed. MindView, Inc. (Livro eletrônico gratuito. Fizemos um workshop na Globalcode com o autor há um tempo atrás, foi muito legal. Veja fotos! )
  • Martin Fowler. Analysis Patterns: Reusable Object Models. Ed. Addison-Wesley. (Autor mantém atualizações no seu site pessoal)
  • Martin Fowlser. Patterns of Enterprise Application Architecture. Ed. Addison-Westley.
Essas são referências clássicas com padrões que foram sendo amadurecidos e incorporados às tecnologias. Mas há também vários outros padrões mais recentes, como o Dependency Injection (Injeção de dependência) tão fortemente utilizado nos frameworks atuais, além de padrões apropriados à arquiteturas mais específicas.


Espero que este post ajude no seu estudo sobre Design Patterns e que vocês continuem participando dos próximos minicursos:

Abraços,

Elaine Silva
Instrutora
http://www.globalcode.com.br/instrutores/ElaineSilva
http://twitter.com/elaineqsilva

Comentários

Marco disse…
Olá Elaine, gostei muito do minicurso. Há alguma previsão de turma para o curso Core Patterns, preferencialmente em Campinas?
Alan D Avila disse…
Bom post, obrigado pelas referências!

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

SCJP 6 - curiosidades e dicas

O objetivo desse post é falar um pouco sobre a minha preparação para o exame de atualização da certificação SCJP 6, falar um pouco sobre a prova e compartilhar algumas dicas. Em 2005 fiz o exame SCJP 1.4 , já faz algum tempo, mas nunca vou me esquecer a aflição que passei aguardando a impressão do resultado após finalizar a prova e a emoção que senti ao ver que fui aprovado. Depois dessa certificação ainda fiz mais duas ( SCWCD e SCBCD ), mas acabei desanimando por não ter nenhum valor no meu antigo trabalho. Mas aprendi que temos que fazer o que o mercado pede, pois podemos precisar dele a qualquer momento. E felizmente as certificações Java tem grande valor para os processos seletivos. Esse ano decidi voltar a ativa com as certificações Java e o primeiro passo foi atualizar a SCJP. Consegui o livro “ Sun Certified Programmer for Java 6 - Study Guide ” da Kathy Sierra e Bert Bates, no formato PDF em inglês, para revisar cada detalhe, pois todos sabem que nas certificações Java qualqu

Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados

Nesse post, diferente dos últimos que foram mais enfáticos nas experiências com tecnologias, vou focar um pouco mais nos profissionais que estão começando, ou pretendem ingressar na área de desenvolvimento de software, falando sobre conceitos fundamentais relacionados a programação em geral . Mercado de trabalho para programação Conforme já sabemos, o mercado de desenvolvimento de software, especialmente no Brasil, continua em franca expansão, sendo que cada vez mais as empresas buscam desenvolver seus próprios sistemas usando as mais diferentes e novas tecnologias. Algumas matérias interessantes: As seis profissões mais valorizadas em 2010 no IDG Now! Muitas vagas e sensação de reaquecimento da economia Por isso, a área de desenvolvimento de software tem despertado interesse em muitos profissionais de outras áreas que desejam mudar de profissão, já que as oportunidades de trabalho tendem a ser maiores. Esse é um perfil presente em muitos dos clientes da Globalcode que acabou m

Dica rápida: Apagando registros duplicados no MySQL

Ola pessoal, Sei que vocês estão acostumados a ver posts meus sobre tecnologia móvel ou algo relacionado, mas hoje vou falar sobre um pequeno "truque" que usei esse final de semana com o MySQL. Eu estava desenvolvendo o lado servidor de uma nova aplicação mobile (ahh, então "tem a ver" com mobile hehe), e quando fui fazer alguns testes percebi que tinha quase 7 mil registros duplicados (!!!) na minha base de dados! Bom, o meu primeiro reflexo como programador foi pensar em fazer um "programinha" Java para buscar e deletar todos esses registros duplicados. Mas ai, resolvi tirar as teias de aranha dos neurônios e usar os vários anos de experiência que passei com SQL e criar uma query que fizesse esse trabalho todo de uma vez!! E a query ficou assim: delete from TABLE_NAME USING  TABLE_NAME, TABLE_NAME  AS  auxtable WHERE   ( NOT  TABLE_NAME.id  =  auxtable.id ) AND   ( TABLE_NAME.name  =  auxtable.name ) Explicação direta: TABLE_NAME

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa

TDC BUSINESS, chega a São Paulo com novas trilhas de Inteligência Artificial e Inovação

Maior conferência de profissionais de tecnologia do Brasil abordará temas em alta no momento como, por exemplo, Inteligência Artificial, Segurança, Ciência de Dados e Inovação O TDC BUSINESS, a 17° edição do The Developer's Conference na cidade de São Paulo, que acontece entre os dias 19 e 21 de Setembro, reunirá profissionais e especialistas da área para troca de experiência, compartilhamento de conteúdos e networking. Com o tema central: “Tecnologia para negócios transformadores”, o evento será totalmente híbrido, ocorrendo presencialmente no espaço Pro Magno, e com transmissão simultânea e atividades de network pela internet. A expectativa é reunir mais de 14.000 pessoas, somando a participação presencial e online.   Segundo Yara Mascarenhas, Fundadora e Host do Evento, “nosso objetivo com o TDC é inspirar a colaboração entre os profissionais e empresas para construir uma nova realidade para o mercado de TI.  Vamos juntar tecnologia e negócios com as trilhas técnicas, oferecen