Pular para o conteúdo principal

Devoxx4Kids São Paulo - Brasil - 2015

Será nos dias 7 e 8 de março, a segunda edição brasileira do Devoxx4Kids!

Um final de semana cheio de diversão e aprendizado.

O Devoxx4Kids é um evento de tecnologia destinado ao público jovem, que busca ensinar programação e um pouco de eletrônica para as novas gerações, de uma maneira mais descontraída e cheia de diversãox.

Esta edição traz novidades:
  • 02 dias de eventos.
  • 12 workshops, com 3 horas de duração cada um.
  • 06 tecnologias diferentes: Scratch, Minecraft Modding, KODU, Greenfoot, Robótica com Arduino e Google Coder.
  • Níveis iniciantes e intermediário para atender crianças a partir de 7 anos e jovens a partir de 12 anos de idade.
Conheça aqui um pouquinho das tecnologias que as crianças e jovens poderão praticar:

GOOGLE CODER
Coder é um projeto de código livre, aberto que transforma um Raspberry Pi em uma plataforma simples para ensinar conceitos básicos de construção para a web. Novos programadores podem criar pequenos projetos em HTML, CSS, Javascript e, e ainda acessar os painéis de internet das coisas.


SCRATCH 
Programar histórias próprias e interativas, jogos e animações de forma simples e compartilhá-las online. O Scratch é uma iniciativa gratuita, que tem como finalidade ensinar programação e fundamentos de matemática para crianças. Scratch: Programar histórias próprias e interativas, jogos e animações de forma simples e compartilhá-las online. O Scratch é uma iniciativa gratuita, que tem como finalidade ensinar programação e fundamentos de matemática para crianças.


GREENFOOT
Um software livre e gratuito que ensina crianças a programar para celulares, através de joguinhos, e combina um framework para desenvolvimento em Java, com um ambiente de desenvolvimento integrado








KODU
Programe seu jogo usando o Laboratório de Games Kodu. Em poucas horas você irá criar um jogo 3D que será capaz de rodar tanto no seu computador quanto no Xbox. De um modo divertido e lúdico, você irá programar o cérebro dos personagens fazendo com que eles analisem situações e tomem decisões.
AppStudio é uma ferramenta online onde é possível criar o seu aplicativo para celular e tablet em apenas 4 passos. Se quiser ir mais avançado você poderá baixar o código fonte e continuar a programação no Visual Studio.






ROBÓTICA COM ARDUINO
Os primeiros passos na introdução sobre Arduino e Automação Residencial com hardware e software livres! 
Mais ou menos como se você estivesse posicionando brinquedos sobre uma grande mesa, mas definindo regras de interação para cada um deles.






MINECRAFT MODDING

Ensina o participante a possibilidade do "mod" (de modificar) o seu jogo favorito, em Java, através do ambiente Eclipse. O participante poderá modificar os comandos originais do Minecraft, fazendo o jogo se comportar de forma diferente, conforme sua criatividade.


EMPREENDEDORISMO


Neste workshop, ministrado por professoras do Colégio Visconde de Porto Segurovamos ajudar os jovens a criar e apresentar um protótipo inovador e criativo!
Chindogu é a arte de criar engenhocas para resolver os problemas do dia-a-dia. Porém, existem diversas regras para inventar um produto baseado nessa abordagem, proposta por Kenji Kawakami nos anos 80.
Utilizando diversos materiais recicláveis, as equipes criarão os seus produtos, conciliando tempo, prazo e recursos disponíveis. Na sequência, os apresentarão por meio de pitch (apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse pelo seu produto / serviço / ideia).




Se o seu filho e amigos gostam de computadores, jogos, brinquedos eletrônicos e é bem focado, não deixe-o de fora!

Acesse o site do evento, lá você poderá acompanhar a programação dos workshops e detalhes de seu conteúdo, horários, valores e realizar as inscrições online: http://www.globalcode.com.br/eventos/devoxx4kids/saopaulo-2015

Se você não imagina como é um evento destes, veja algumas fotos da edição do Devoxx4Kids São Paulo 2014 e também o vídeo:



Uma realização da
Globalcode, empresa que promove treinamentos e eventos na área de T.I., com o apoio da comunidade SOUJava e o patrocínio da PayPal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

Alguma certificação Java nos seus planos em 2010 ?

A discussão sobre certificações é super polêmica, alguns acham muito importante, outros acham totalmente insignificante. Eu particularmente acho que é uma meta de aprendizado, que nos força a aprender bem detalhadamente uma tecnologia. É claro que é "burlável" quero dizer, todo mundo conhece alguém que é certificado e "não sabe nada". Mas, evidentemente quando você se prepara, estuda, vai aprender muitas coisas novas e solidificar ainda mais seu conhecimento. Eu sempre fui muito "orientada" por deadlines... estas metas nos obrigam a encaixar algumas horas de estudo nesta vida tão corrida. E o inicio do ano é muito bom para estas iniciativas, porque estamos um pouco mais descansados, com aquele espírito de inicio de ano. Imagine chegar em março e já ter cumprido uma das metas de final de ano, e estar com a certificação "tirada" ? Não acho que precisa ser um caçador de certificações, e tentar tirar todas as certificações possíveis, mas acho ...

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad...

JSF 2 - Composite Components, você não precisa mais ser um ninja

Estamos em uma nova era da computação, os dados não estão mais localizados em um banco dentro de sua empresa, vivemos a explosão de redes sociais, informações são geradas a todo instante, e se torna essencial que sua aplicação conheça os serviços disponíveis na web e consumam suas APIs geralmente disponíveis por serviços REST. Legal, mas como ficam meus aplicativos Java EE neste novo cenário? Para quem vem acompanhando a evolução da plataforma, é notório que todo esforço vem sendo utilizado para aumentar a produtividade e a integração com novos serviços. Basicamente duas especificações surgem com muita força para atender este cenário, a JSR - 314 (JSF-2) e JSR - 311 (JAX-RS), neste post exploraremos a JSR-314 (JSF2) e sua nova forma de criar Composite Components. Uma das grandes queixas dos desenvolvedores JSF era a complexidade em criar composite components, era necessário um vasto conhecimento sobre o ciclo de vida de uma aplicação JSF. Agora, você não precisa ser mais um “ninja” em ...

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um...

Sistema interativo de TV Digital com Ginga-J

No início de 2009, os estudantes de Sistema de Informação do Centro Universitário de Votuporanga ( UNIFEV ), Caio César Pereira de Souza e Rodrigo Gonçalves Constantino me apresentaram uma proposta para que eu fosse co-orientador junto ao professor orientador Djalma Domingos da Silva , em seu Trabalho de conclusão de curso (TCC) com tema TV Digital. A base que motivou o assunto, foi a palestra apresentada por Maurício Leal na I Conferência Java Noroeste sobre o tema TV Digital, realizada em 2006 em Votuporanga-SP. Ficamos muito entusiasmados com a possibilidade de interatividade na TV Digital, e a grande quantidade de possibilidades de desenvolvimento de aplicativos nesta área. Acompanhamos de perto as notícias na imprensa e todo o esforço e iniciativas realizadas pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) , que organizou e produziu especificações ABNT, normatizando o sistema de TV Digital Terrestre. O foco do TCC foi realizar o desenvolvimento de uma pequena ...