Pular para o conteúdo principal

Retrospectiva Trilha de Teste TDC 2011 + Trilha de Teste TDC 2012

No ano passado (2011) eu tive o prazer de coordenar a Trilha de Teste do TDC 2011 – The Developers Conference.

Gostaria de apresentar para vocês alguns números desta trilha, algumas escolhas de palestras e também o que estaremos planejando para a Trilha de Teste do TDC 2012.

Porque o TDC tem uma Trilha de Teste?
Sabemos hoje pela crescente, senão essencial melhoria dos sistemas que desenvolvemos. Há várias iniciativas dentro de uma equipe de desenvolvimento para que o produto tenha a qualidade final esperada por seus usuários.

Porém somente testes dentro do time de desenvolvimento não nos garante a qualidade geral do software. Para isso existe uma série de profissionais que focam únicos e exclusivamente em Teste de Software.

Dentro da área de teste possuímos diversas áreas de conhecimento e vertentes diferentes, onde se faz cada vez mais necessário termos este tipo de profissional atuando para garantir a qualidade dos sistemas desenvolvidos pelas empresas.

Um passo muito imponte que podemos observar das três trilhas de teste foi à abordagem de diversos assuntos técnicos dentro da área de Teste de Software, mostrando que teste não é só “testa aí!”.

Trilha de Teste TDC 2011 – São Paulo
Este trilha foi um mix de assuntos bem interessantes com assuntos de nível básico até avançado.
Dois destaques desta trilha foram a palestra sobre Teste de Segurança e sobre Especificação por Exemplos. Nesta mesma trilha tivemos uma palestra sobre Agile Testing que foi apresentada nas outras trilhas de Teste em Florianópolis e Goiânia.

Como última palestra tivemos uma Mesa Redonda com perguntas feitas pelos participantes da Trilha de Teste, o vídeo da Mesa Redonda pode ser visualizado no link abaixo.

Informações Gerais
Esta trilha ocorreu no dia 07/07/2011, quinta-feira
Número de participantes: 129


Trilha de Teste TDC 2011 – Florianópolis
Nesta edição da Trilha de Teste tivemos novas palestras muito interessantes e diferentes. Já virando uma tradição tivemos a palestra de Agile Testing, mas tivemos diferentes assuntos como “Práticas de Testes Manuais e Automáticos para aplicativo de TV Digital em dispositivos móveis” onde foi apresentado como a Nokia testa manualmente e automatiza os testes do software de TVDigital.

Tivemos também a apresentação sobre ATDD – Acceptance Test Driven Development e BDD – Behavior Driven Development apresentando como podemos nor organizer e aplicar estas técnicas em nosso ambiente de trabalho.

Aprendemos também a configurar o Jenkins para a execução de testes automatizados com a palestra “Botando o Jenkins para rodar seus testes”.

Informações Gerais
Esta trilha ocorreu no dia 20/08/2011, sábado
Número de participantes: 134


Trilha de Teste TDC 2011 – Goiânia
Nesta Trilha de Teste tivemos algumas novas palestras onde uma das mais interessantes foi a de “Automação de Teste para iPhone e iPad com Frank”. Tivemos também uma ótima apresentação sobre “Derrubando as barreiras da comunicação testers x desenvolvedor” que nos faz pensar se realmente testers e desenvolvedores são inimigos.

Como nas outras Trilhas tivemos a Mesa Redonda, mas antes dela um hands on de Selenium 2 (Webdriver) com Page Objects, mostrando o quanto o teste automatizado orientado a browser pode ser modular e reutilizável.

Informações Gerais
Esta trilha ocorreu no dia 29/10/2011, sábado
Número de participantes: 40

Agradecimentos da Trilha de Teste
Primeiramente ao Jorge Diz, que foi o coordenador da Trilha de Teste do TDC 2010 e que me ajudou a coordenar a Trilha de São Paulo. Também aos nossos patrocinadores Iterasys e ThoughtWorks.


O que teremos neste ano de 2012?
Os temas ainda são surpresa, mas existe uma novidade muito interessante para todos: a Trilha de Teste está dividida em duas! Isso mesmo!

Trilha de Teste University
Esta trilha tem o foco de trazer todos os assuntos básicos da ára de teste de software, como certificações, como começar, como planejar e executar testes, como iniciar em automação, etc...
É voltada principalmente para o público universitário, iniciante ou curiosos da área.

Coordenadores: Jorge Diz e Elias Nogueira
Data: 05/07 (quinta-feira)

Trilha de Teste RegularVai abordar assuntos intermediários/avançados, sempre trazendo as novidades da área de teste e como aplicar diversas abordagens, como testes de segurança e agile que tivemos no ano passado.
Embora esta trilha tenha assuntos mais avançados que a Trilha de Teste University, esta trilha á aberta para qualquer pessoa.

Coordenadores: Leonardo Oliveira e Elias Nogueira
Data: 06/07 (sexta-feira)

Como submeter uma palestra?
Você pode submeter uma palestra para qualquer trilha, não só para a de teste, mas para isso é necessário o preenchimento do Call4Papers.
São 3 tipos de apresentações: relâmpago (5 min), mini palestra (15 min) e palestra ou debate (45 min)
http://www.thedevelopersconference.com.br/tdc/2012/saopaulo/call4papers

Como me inscrever nas Trilhas de Teste?
Acesso o site do TDC e faça sua inscriação
http://www.thedevelopersconference.com.br/tdc/2012/index.html#saopaulo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

Muitas vagas, otimismo e sensação de reaquecimento da economia

2010 começou cedo, contrariando a expectativa que muitos Brasileiros tem de "O ano começa mesmo depois do carnaval".  Embora o inicio do ano tenha sido "repleto" de catástrofes naturais e muita chuva aqui no Brasil, no campo profissional o otimismo está evidente, as pessoas estão cheias de energia e boas perspectivas em relação as oportunidades de JavaEE 6 e muitas outras tecnologias. Mas, parece que não são somente as pessoas que estão otimistas, os anúncios de vagas voltaram a crescer, empresas anunciando boas vagas, ou grandes quantidades de vagas, refletindo o que podemos chamar de "Otimismo corporativo" . Veja algumas empresas que anunciaram vagas: IBM SpringSource   Yahoo!  Elumini   Cyberlynxx   Google Kaizen SPC Brasil Se em 2009, um ano de crise fizemos tudo isto , imagine em 2010. E você está preparado ?  Está otimista ? []s Yara http://twitter.com/yarasenger http://twitter.com/globalcode

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger