Pular para o conteúdo principal

Retrospectiva Trilha de Teste TDC 2011 + Trilha de Teste TDC 2012

No ano passado (2011) eu tive o prazer de coordenar a Trilha de Teste do TDC 2011 – The Developers Conference.

Gostaria de apresentar para vocês alguns números desta trilha, algumas escolhas de palestras e também o que estaremos planejando para a Trilha de Teste do TDC 2012.

Porque o TDC tem uma Trilha de Teste?
Sabemos hoje pela crescente, senão essencial melhoria dos sistemas que desenvolvemos. Há várias iniciativas dentro de uma equipe de desenvolvimento para que o produto tenha a qualidade final esperada por seus usuários.

Porém somente testes dentro do time de desenvolvimento não nos garante a qualidade geral do software. Para isso existe uma série de profissionais que focam únicos e exclusivamente em Teste de Software.

Dentro da área de teste possuímos diversas áreas de conhecimento e vertentes diferentes, onde se faz cada vez mais necessário termos este tipo de profissional atuando para garantir a qualidade dos sistemas desenvolvidos pelas empresas.

Um passo muito imponte que podemos observar das três trilhas de teste foi à abordagem de diversos assuntos técnicos dentro da área de Teste de Software, mostrando que teste não é só “testa aí!”.

Trilha de Teste TDC 2011 – São Paulo
Este trilha foi um mix de assuntos bem interessantes com assuntos de nível básico até avançado.
Dois destaques desta trilha foram a palestra sobre Teste de Segurança e sobre Especificação por Exemplos. Nesta mesma trilha tivemos uma palestra sobre Agile Testing que foi apresentada nas outras trilhas de Teste em Florianópolis e Goiânia.

Como última palestra tivemos uma Mesa Redonda com perguntas feitas pelos participantes da Trilha de Teste, o vídeo da Mesa Redonda pode ser visualizado no link abaixo.

Informações Gerais
Esta trilha ocorreu no dia 07/07/2011, quinta-feira
Número de participantes: 129


Trilha de Teste TDC 2011 – Florianópolis
Nesta edição da Trilha de Teste tivemos novas palestras muito interessantes e diferentes. Já virando uma tradição tivemos a palestra de Agile Testing, mas tivemos diferentes assuntos como “Práticas de Testes Manuais e Automáticos para aplicativo de TV Digital em dispositivos móveis” onde foi apresentado como a Nokia testa manualmente e automatiza os testes do software de TVDigital.

Tivemos também a apresentação sobre ATDD – Acceptance Test Driven Development e BDD – Behavior Driven Development apresentando como podemos nor organizer e aplicar estas técnicas em nosso ambiente de trabalho.

Aprendemos também a configurar o Jenkins para a execução de testes automatizados com a palestra “Botando o Jenkins para rodar seus testes”.

Informações Gerais
Esta trilha ocorreu no dia 20/08/2011, sábado
Número de participantes: 134


Trilha de Teste TDC 2011 – Goiânia
Nesta Trilha de Teste tivemos algumas novas palestras onde uma das mais interessantes foi a de “Automação de Teste para iPhone e iPad com Frank”. Tivemos também uma ótima apresentação sobre “Derrubando as barreiras da comunicação testers x desenvolvedor” que nos faz pensar se realmente testers e desenvolvedores são inimigos.

Como nas outras Trilhas tivemos a Mesa Redonda, mas antes dela um hands on de Selenium 2 (Webdriver) com Page Objects, mostrando o quanto o teste automatizado orientado a browser pode ser modular e reutilizável.

Informações Gerais
Esta trilha ocorreu no dia 29/10/2011, sábado
Número de participantes: 40

Agradecimentos da Trilha de Teste
Primeiramente ao Jorge Diz, que foi o coordenador da Trilha de Teste do TDC 2010 e que me ajudou a coordenar a Trilha de São Paulo. Também aos nossos patrocinadores Iterasys e ThoughtWorks.


O que teremos neste ano de 2012?
Os temas ainda são surpresa, mas existe uma novidade muito interessante para todos: a Trilha de Teste está dividida em duas! Isso mesmo!

Trilha de Teste University
Esta trilha tem o foco de trazer todos os assuntos básicos da ára de teste de software, como certificações, como começar, como planejar e executar testes, como iniciar em automação, etc...
É voltada principalmente para o público universitário, iniciante ou curiosos da área.

Coordenadores: Jorge Diz e Elias Nogueira
Data: 05/07 (quinta-feira)

Trilha de Teste RegularVai abordar assuntos intermediários/avançados, sempre trazendo as novidades da área de teste e como aplicar diversas abordagens, como testes de segurança e agile que tivemos no ano passado.
Embora esta trilha tenha assuntos mais avançados que a Trilha de Teste University, esta trilha á aberta para qualquer pessoa.

Coordenadores: Leonardo Oliveira e Elias Nogueira
Data: 06/07 (sexta-feira)

Como submeter uma palestra?
Você pode submeter uma palestra para qualquer trilha, não só para a de teste, mas para isso é necessário o preenchimento do Call4Papers.
São 3 tipos de apresentações: relâmpago (5 min), mini palestra (15 min) e palestra ou debate (45 min)
http://www.thedevelopersconference.com.br/tdc/2012/saopaulo/call4papers

Como me inscrever nas Trilhas de Teste?
Acesso o site do TDC e faça sua inscriação
http://www.thedevelopersconference.com.br/tdc/2012/index.html#saopaulo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já pensou em ser palestrante em algum evento ?

Você já deve ter participado de algum evento e pensado como deve ser legal ser palestrante... E para falar a verdade, é muito bom mesmo. Eu adoro, o Vinicius adora e conheço muitas pessoas que curtem cada minuto da participação no evento como palestrante. Com certeza é uma responsabilidade a mais. Você sente medo, adrenalina, tem que se preparar. Literalmente coloca a cara a tapa para qualquer pessoa te avaliar em todos os sentidos. Qual o seu tom de voz?  Seus slides são legais? Você manja mesmo ?  Seu português está ok?  E as palavras em inglês ?  Teve algum deslize técnico? E MUITO mais.  Mas é claro que a exposição tem dois lados... e os resultados podem ser ótimos. Normalmente conhecemos mais pessoas como palestrantes e podem surgir boas oportunidades de negócio. É sempre positivo ter uma nova referência positiva quando as pessoas buscam nosso nome no Google, podemos fazer a diferença para quem está assistindo a palestra e muito mais.  No The Developer's

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

TDC INNOVATION lança University Pass

Modalidade de ingresso tem como objetivo ajudar na capacitação dos universitários Uma pesquisa realizada em 2020 pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) diz que até o ano de 2024 o Brasil precisará de cerca de 420 mil profissionais na área de Tecnologia da Informação. Porém, por ano, a mesma pesquisa diz que o país forma apenas 46 mil profissionais capacitados no nicho. Pensando nisso, para ajudar na formação e capacitação desses jovens profissionais, o TDC INNOVATION, segunda edição do ano do The Developer's Conference, lança o University Pass, modalidade de ingresso que possibilita aceso digital gratuito a todas as palestras do evento, ou com 50% de desconto para quem preferir ir pessoalmente. Com o tema central “Desafios para a criação do futuro Digital”, o TDC INNOVATION ocorrerá entre 1 e 3 de junho, de forma híbrida: presencialmente no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis, e com transmissão simultaneamente pela

Segurança da informação no alvo: o que esperar do futuro?

A segurança da informação não se trata apenas de proteger os dados contra acesso não autorizado. Na prática, refere-se aos recursos que impedem: uso; registro; inspeção; divulgação; interrupção; modificação; destruição de dados. O uso de dados pode abranger desde um perfil nas redes sociais a detalhes financeiros, biometrias ou novos projetos. Por isso, a preocupação com a proteção dos dados é crescente, tanto para empresas quanto clientes. Para muitas pessoas, a coleta de dados é considerada invasão de privacidade, criando desconfiança do titular dos dados, pois o uso dos dados pode ser facilmente corrompido, utilizado para fins não declarados. Apesar de o uso dos dados terem impulsionado os avanços tecnológicos na última década, as organizações lidam com o desafio de distinguir dados de informações pessoais de modo a proteger a privacidade e as preferências dos clientes. Neste artigo, abordaremos o impacto da segurança da informação e o que esperar do futuro. Confira casos conhecido

TDC Digital: o que você precisa saber para transformar sua carreira em 2022

O TDC Digital é o maior evento de TI do mercado e proporciona crescimento profissional a partir de palestras com especialistas e oportunidades de networking com o mundo todo, direto da sua casa. Através da escolha individual de cada participante é possível obter experiências imersivas e transformadoras conforme o tema-chave de cada trilha.  O evento também é o lugar ideal para ajudar no desenvolvimento de carreiras, permitindo que qualquer pessoa com vontade — e um tema interessante — seja palestrante e compartilhe suas experiências e conhecimentos. Para aqueles que querem  participar como ouvinte a plataforma do TDC favorece conferências dinâmicas, e o encontro de diversas comunidades e ecossistemas de TI. E, após a escolha de uma trilha, fica mais fácil acompanhar especialistas para aprender e se inspirar. Em 2021, o The Developer’s Conference (TDC) foi 100% digital e, em três dias de evento, contou com mais de 300 horas de conteúdos , incluindo: Agile; Testes; Design; Web e Mobile;

Inscrever sua equipe em eventos de TI vale a pena? Entenda aqui

Os eventos de TI são importantes para o aprendizado contínuo, especialmente em uma área tão dinâmica, como a de tecnologia. A necessidade de estar sempre por dentro das tendências pode esbarrar em algumas objeções, como investir em especializações pouco práticas ou opções pulverizadas de mercado. Por isso, participar de conferências e assistir palestras de especialistas é uma excelente oportunidade para sua equipe se desenvolver. O melhor de participar de eventos de TI é expandir os conhecimentos e habilidades independentemente da experiência específica, seja um desenvolvedor web ou full stack, por exemplo, as conferências de tecnologia podem ajudar o profissional a se aperfeiçoar. Isso ocorre devido ao contato com outros especialistas e colegas da mesma área. Além disso, é possível descobrir novas soluções e fazer networking . Neste artigo, você conhecerá as vantagens da sua equipe participar em eventos de TI. Aproveite a leitura! Vantagens de participar de eventos de TI Se o seu ob