Pular para o conteúdo principal

TV Digital no #TDC2011: Você não pode perder esse evento!

Pessoal,

Eu e os colegas Thiago Vespa e Carlos Fernando Gonçalves estamos coordenando a trilha de TV Digital, que vai ocorrer no TDC2011 (The Developers Conference). Este é um evento organizado pela Globalcode, que vai ocorrer entre os dias 6 a 10 de Julho de 2011. A trilha de TV Digital será no dia 7 de julho de 2011.

Grade de programação

A grade dessa trilha está praticamente completa, vocês podem conferir abaixo:

Programação

Quinta, 7 de julho de 2011
08:30 às 09:00Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00Abertura
10:10 às 11:00Ferramentas de autoria para o ISDB-Tb
Hildebrando Trannin
11:10 às 12:00Interatividade na TV Digital - Ginga e Plataformas de Desenvolvimento
Rodrigo Cascão Araújo
12:00 às 13:00Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00Lançamento mundial do JDK 7
(Transmissão ao vivo São Francisco, Londres e São Paulo)
14:10 às 15:00Modelagem de Conteúdos Educativos de Televisão Digital Interativa
Francisco Rolfsen Belda
15:00 às 15:30Coffee-break & networking
15:40 às 16:30TV Digital interativa versus TV Conectada: o futuro da interatividade no Brasil
Alan César Belo Angeluci
16:40 às 17:30Cadeia Produtiva na TV Digital - rumo a certificação
Carlos Otávio Schocair Mendes
17:40 às 18:30Desenvolvendo e Integrando Serviços Multiplataforma de TV Digital Interativa
Raphael de Carvalho Barbosa
18:40 às 19:00Encerramento e sorteios


Resumo das palestras

Abaixo coloco um resumo sobre as palestras acima:

Ferramentas de autoria para o ISDB-Tb

A palestra irá debater a necessidade de ferramentas de autoria que auxiliem na criação de aplicações interativas para a consolidação do IDSB-Tb.

O foco se dará na comparação entre as ferramentas atuais e na apresentação de uma nova ferramenta, desenvolvida pela equipe da Batuque TV Digital, que abstrai as linguagens NCL e Java e proporciona uma maior rapidez e facilidade na criação de conteúdo interativo para a TV Digital.

A palestra será focada na necessidade de ferramentas de autoria para a consolidação do ISDB-Tb. Com ferramentas de autoria será possível trazer para os profissionais criativos (que não sabem programar) a oportunidade de criar aplicações interativas.

Atualmente encontramos diversas ferramentas para composição e edição de vídeo que ajudam os profissionais de mídia a produzir conteúdo para a TV Analógica (um ótimo exemplo é o Avid Media Composer).

Já na TV Digital, temos para a linguagem NCL algumas ferramentas, como o Composer (versão atual descontinuada) e NCL Eclipse, que auxiliam no processo de autoria de uma aplicação interativa. Para Java e Lua, temos os chamados ambientes de desenvolvimento, no caso de Java podemos citar o Eclipse e o Netbeans.

Entretanto, em ambos os casos ainda é preciso ter conhecimento de programação para criação de conteúdo interativo. Portanto, se você é um produtor de mídia será preciso estudar lógica de programação e alguma linguagem do ISDB-Tb.

O ideal para os profissionais sem conhecimento de programação seria a existência de ferramentas de autoria que conseguissem abstrair as linguagens de programação através de componentes gráficos (editores de texto, como o Microsoft Word, são bons exemplos). Dessa forma, a curva de aprendizado seria menor e a produtividade seria consideravelmente maior.

Pensando nisso, a equipe da Batuque TV Digital desenvolveu uma ferramenta de autoria voltada para os profissionais sem conhecimento de programação. A ferramenta oferece uma interface intuitiva e que utiliza técnicas de WYSIWYG e manipulação direta para abstrair as linguagens da TV Digital.

Interatividade na TV Digital - Ginga e Plataformas de Desenvolvimento

Nesta apresentação serão abordados conceitos básicos sobre TV digital com enfoque nos benefícios proporcionados pela tecnologia de Interatividade. O padrão brasileiro para interatividade conhecido como Ginga será apresentado, bem como as plataformas necessárias para o desenvolvimento neste padrão.

- O que é TV Digital?
- O padrão nipo-brasileiro ISDB-Tb
- Interatividade na TV Digital
- O canal de retorno
- O set-top box
- Classificação das aplicações interativas
- O middleware Ginga (NCL e Java)
- Carrossel de Dados
- Ciclo de Vida da Interatividade

Modelagem de Conteúdos Educativos de Televisão Digital Interativa

O conteúdo da palestra foi concebido em projeto de pesquisa originalmente produzido no âmbito do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP atualmente em curso junto ao Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento, da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação (Faac), da Unesp em Bauru. Ele propõe atividades de exploração, análise, desenvolvimento e aplicação em torno de um modelo de referência capaz de representar, instruir e validar a produção de conteúdos audiovisuais interativos para emissoras educativas de televisão digital, com foco em seus processos e produtos.

Sua concepção decorre da elaboração preliminar de um modelo estrutural de conteúdos educativos de televisão digital constituído por uma série de planilhas, tabelas e mapas conceituais, resultante de pesquisa prévia e já empregado experimentalmente no desenvolvimento de um protótipo de aplicação que simula um ambiente televisivo para a aprendizagem de engenharia, contendo cenário tridimensional, navegação multi-linear e acesso a vídeos com conteúdos extras e complementares sob demanda.

De modo geral, o projeto visa testar e aprimorar esse modelo por meio de sua aplicação no desenvolvimento sistemático de conteúdos educativos de televisão digital em projetos em curso no Programa de Pós-Graduação e na emissora de Televisão Digital Universitária da Unesp em Bauru, contribuindo para o estabelecimento e a validação de processos regulares de desenvolvimento desses conteúdos, a partir da elaboração de um novo modelo de referência para a produção programas audiovisuais interativos.

É possível levantar ao menos três hipóteses que associam a modelagem de conteúdos a seus processos de produção:

- Modelos estabelecidos para mídias convencionais não satisfazem requisitos introduzidos pela televisão digital;
- Linguagens de notação devem combinar rigor simbólico a elementos visuais de inteligibilidade;
- O processo de produção de conteúdos tende a fragmentar-se em redes colaborativas e seus produtos podem ser descritos como ambientes navegacionais de fruição interativa.

Identifica-se, ainda, um conjunto de problemas que podem associar-se como sub-projetos à essa proposta, tais como

- Desenvolvimento de uma ontologia de padronização semântica para os processos e conteúdos descritos;
- Adaptação dos conteúdos modelados e prototipados para dispositivos móveis e portáteis;
- Criação de ambientes temáticos contextualizados para aprendizagem audiovisual;
- Validação avançada das aplicações prototipadas por meio de análises heurísticas e cognitivas.

TV Digital interativa versus TV Conectada: o futuro da interatividade no Brasil

Discute de forma problematizada a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre e seus impactos na cadeia de produção e nos variados atores envolvidos – Governo, Radiodifusores, Fabricantes e Empresas de Software. Analisa o futuro da televisão sob a ótica da inclusão, do modelo de negócio e das inovações no campo da produção com o transmídia e a interatividade.

Cadeia Produtiva na TV Digital - rumo a certificação

Apresentação da cadeia produtiva no Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) apresentando aspectos da norma ABNT e legislação brasileira apontando a Certificação desta cadeia como solução para a Interatividade na TV Digital.

Como pontos importantes com a discussão da norma brasileira do SBTVD concomitante a legislação vigente apresentando os componentes da cadeia produtiva do sistema.

Apresentação dos pontos positivos e negativos da norma e legislação que dificultam implementação efetiva de programas interativos.

Espera-se ao final da palestra reservar um tempo ao debate apresentando como solução a certificação dos atores desta cadeia produtiva (produtora de conteúdo interativo, emissora de TV, receptor de TV Digital e desenvolvedor do middleware GINGA.

Desenvolvendo e Integrando Serviços Multiplataforma de TV Digital Interativa

Abordando a experiência da Fundação CPqD no desenvolvimento de serviços multiplataforma para TV Digital Interativa serão comentados os principais desafios para desenvolver os serviços no contexto do middleware brasileiro. Também será enfatizado como os serviços interativos estão sendo integrados de forma a garantir um conjunto único de negócio para as diversas plataformas de TV.

- Apresentação de uma visão geral do sistema de transmissão de aplicações Ginga pela televisão digital terrestre
- Exibição e descrição dos serviços de TV Digital Interativa que estão sendo desenvolvidos pela Fundação CPqD
- Principais dificuldades encontradas durante o desenvolvimento dos serviços interativos
- Integração dos serviços multiplataforma através da definição de um arquitetura de referência e utilização de WebServices

Palestrantes

Para ver o perfil dos palestrantes é só acessar o seguinte link:http://www.thedevelopersconference.com.br/tdc/2011/saopaulo/trilha-tvdigital#palestrantes

Só gente fera! Não dá para perder o conteúdo que será passado no evento, primeiríssimo nível :-)

Lançamento mundial do JDK7

Olhe bem a grade de TV Digital. Olhou? Prestou atenção na palestra do horário 13h10 às 14h00? É isso mesmo! Na quinta feira, para quem for em qualquer uma das trilhas, inclusive a de TV Digital, vai ter a oportunidade de acompanhar o lançamento mundial do JDK7! Isso mesmo!

Nós brasileiros, e principalmente os participantes do TDC nesse dia, terão a oportunidade singular de presenciar esse lançamento, e de ter a chance de ouvir e trocar experiências com engenheiros da própria Oracle envolvidos na plataforma. Amazing!

E o melhor: esse lançamento terá transmissão ao vivo para 3 países: Brasil (São Paulo), Inglaterra (Londres) e Estados Unidos (San Francisco).

O TDC desse ano realmente tem muita coisa legal, e não para por aí...

"Fica, vai ter almoço!"

Como diriam aqueles anúncios de TV: "E não é só isso! Você leva inteiramente grátis com o ingresso do TDC um almoço incluso!" E isso é verdade pessoal: todos os participantes vão ganhar um Combinado do Subway em todos os dias do evento!

Aqui mesmo no blog do Globalcoders saiu um post explicativo:


Você deve estar pensando: caramba, esse evento deve ser o olho da cara, caríssimo, acessível para poucos... :-( Você apenas pensou...

Inscrições para o evento

Para quem tinha dúvidas quanto o preço abaixo estão as informações:


Totalmente acessível! Um dia com palestras ricas em conteúdo de TV Digital, ter a honra de participar de um momento histórico do Java, com almoço incluído, networking, brindes e muito mais por 60 reais. Lógico, quem teve a oportunidade de comprar antes está muito mais feliz da vida.

Não tem um desconto não? Não dá pra fazer melhor? Diz que sim vai...

Tudo bem, vou relevar você atrasadinho :-p

Pensando no pessoal que está mesmo com vontade de participar do evento, e que não conseguiu fazer a inscrição na semana que passou, liberamos um código promocional para que você tenha um desconto.

Ou seja, até essa sexta (01/07/11) você pode fazer sua inscrição por 50 reais (!!!), usando o código abaixo no ato de sua inscrição no site (não se esqueçam).

Código promocional: 1539C78A45A7B63C1FCB29052F642A5418137

Repetindo: o código é válido até sexta-feira e deverá ser utilizado no momento da inscrição!

Agradecimentos

Agradeço ao convite do Carlos Fernando Gonçalves e Globalcode por poder participar da organização e por auxiliar nesse processo, de tornar esse evento cada vez maior, melhor e mais importante. Sinto-me extremamente lisonjeado de poder participar de todo esse projeto :-)

É isso aí, não vai perder esse evento cara!

E acompanhem a hashtag #TDC2011 no Twitter, para saber das novidades do evento ;-)

Até mais!

Rodrigo Ribeiro

Comentários

Caro colega

Aproveito para divulgar mais informações sobre o projeto T-autor , o primeiro software de autoria que permite que produtores de conteúdo como designers, jornalistas, editores e publicitários possam criar aplicações de interatividade SEM a necessidade de saber programação.
Vamos estar fazendo um workshop aberto sobre a ferramenta no Congresso da SET em SP e gostaria de solicitar que divulgasse o evento na sua rede de contatos.

http://labcom.webs.com/inovao.htm

Atenciosamente

Márcio Carneiro dos Santos
Prof. Jornalismo em Redes Digitais e Coordenador do LABCOM/UFMA

Postagens mais visitadas deste blog

Você já pensou em ser palestrante em algum evento ?

Você já deve ter participado de algum evento e pensado como deve ser legal ser palestrante... E para falar a verdade, é muito bom mesmo. Eu adoro, o Vinicius adora e conheço muitas pessoas que curtem cada minuto da participação no evento como palestrante. Com certeza é uma responsabilidade a mais. Você sente medo, adrenalina, tem que se preparar. Literalmente coloca a cara a tapa para qualquer pessoa te avaliar em todos os sentidos. Qual o seu tom de voz?  Seus slides são legais? Você manja mesmo ?  Seu português está ok?  E as palavras em inglês ?  Teve algum deslize técnico? E MUITO mais.  Mas é claro que a exposição tem dois lados... e os resultados podem ser ótimos. Normalmente conhecemos mais pessoas como palestrantes e podem surgir boas oportunidades de negócio. É sempre positivo ter uma nova referência positiva quando as pessoas buscam nosso nome no Google, podemos fazer a diferença para quem está assistindo a palestra e muito mais.  No The Developer's

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op

TDC INNOVATION lança University Pass

Modalidade de ingresso tem como objetivo ajudar na capacitação dos universitários Uma pesquisa realizada em 2020 pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) diz que até o ano de 2024 o Brasil precisará de cerca de 420 mil profissionais na área de Tecnologia da Informação. Porém, por ano, a mesma pesquisa diz que o país forma apenas 46 mil profissionais capacitados no nicho. Pensando nisso, para ajudar na formação e capacitação desses jovens profissionais, o TDC INNOVATION, segunda edição do ano do The Developer's Conference, lança o University Pass, modalidade de ingresso que possibilita aceso digital gratuito a todas as palestras do evento, ou com 50% de desconto para quem preferir ir pessoalmente. Com o tema central “Desafios para a criação do futuro Digital”, o TDC INNOVATION ocorrerá entre 1 e 3 de junho, de forma híbrida: presencialmente no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis, e com transmissão simultaneamente pela

TDC Digital: o que você precisa saber para transformar sua carreira em 2022

O TDC Digital é o maior evento de TI do mercado e proporciona crescimento profissional a partir de palestras com especialistas e oportunidades de networking com o mundo todo, direto da sua casa. Através da escolha individual de cada participante é possível obter experiências imersivas e transformadoras conforme o tema-chave de cada trilha.  O evento também é o lugar ideal para ajudar no desenvolvimento de carreiras, permitindo que qualquer pessoa com vontade — e um tema interessante — seja palestrante e compartilhe suas experiências e conhecimentos. Para aqueles que querem  participar como ouvinte a plataforma do TDC favorece conferências dinâmicas, e o encontro de diversas comunidades e ecossistemas de TI. E, após a escolha de uma trilha, fica mais fácil acompanhar especialistas para aprender e se inspirar. Em 2021, o The Developer’s Conference (TDC) foi 100% digital e, em três dias de evento, contou com mais de 300 horas de conteúdos , incluindo: Agile; Testes; Design; Web e Mobile;

Segurança da informação no alvo: o que esperar do futuro?

A segurança da informação não se trata apenas de proteger os dados contra acesso não autorizado. Na prática, refere-se aos recursos que impedem: uso; registro; inspeção; divulgação; interrupção; modificação; destruição de dados. O uso de dados pode abranger desde um perfil nas redes sociais a detalhes financeiros, biometrias ou novos projetos. Por isso, a preocupação com a proteção dos dados é crescente, tanto para empresas quanto clientes. Para muitas pessoas, a coleta de dados é considerada invasão de privacidade, criando desconfiança do titular dos dados, pois o uso dos dados pode ser facilmente corrompido, utilizado para fins não declarados. Apesar de o uso dos dados terem impulsionado os avanços tecnológicos na última década, as organizações lidam com o desafio de distinguir dados de informações pessoais de modo a proteger a privacidade e as preferências dos clientes. Neste artigo, abordaremos o impacto da segurança da informação e o que esperar do futuro. Confira casos conhecido

Inspire a mudança com a liderança ágil

A liderança ágil é essencial para que uma organização realize mudanças de negócios significativas. Ser líder é uma tarefa desafiadora, especialmente em um cenário de constantes transformações, principalmente na forma de lidar com a relação empresa e pessoal. Pesquisas sobre liderança na era digital revelam que algumas soft skills têm sido substituídas por outras, o profundo conhecimento na área de negócio, ser referência nas tecnologias utilizadas, ter foco total no prazo e nas entregas e conhecer um arsenal de técnicas e ferramentas, têm dado espaço a habilidades, como: empatia; adaptabilidade; visão e propósito; engajamento constante; senso de equipe.   A colaboração entre pessoas de todos os níveis hierárquicos são vitais, afinal, as equipes estão trabalhando para o mesmo objetivo: o encantamento e atendimento das necessidades do cliente que proporcionarão um crescimento sustentável da organização. Com propósito claro, estratégia e prioridades definidas, os times desfrutam de uma