Pular para o conteúdo principal

GWT e o desenvolvimento Web

Quando desenvolvemos para este novo mundo velho chamado internet ou Web, muitas vezes deixamos de lado o principal envolvido: o navegador.

Mas desde que a Netscape introduziu linguagem de script e a Microsoft criou componente de requisição assíncrona ao servidor, surgiu uma das palavras que mais causaram barulho nos últimos anos: AJAX, ou seja:

Javascript + DHTML = navegador mais inteligente, ou ainda, a volta do conceito de Network Computer, que hoje é elegantemente chamado computação na nuvem, o que deixa muitas pessoas com a cabeça nublada.

Com a introdução do V8 no Google Chrome, do TraceMonkey no Firefox e do Nitro no Safari, temos javascript com, praticamente, as mesmas características que potencializam a performance da Tecnologia Java: JIT (compilador em tempo real para código de máquina) e Garbage Collector.

Nisso, o V8 vai mais além com a geração de classes para cada objeto modificado (criando forte tipagem virtual). Motivos pelos quais, esses navegadores têm posição tão forte no peacekeeper.

Como a maioria de nós conhece bem a tecnologia Java, quando temos que lidar com outra, como a Javascript, ficamos assustados. E, não fica por aí, a diferença entre os modelos DOM’s dos navegadores. Como disse nosso caro amigo Vinicius Senger, desenvolver em Javascript é um projeto de vida.

Mas, voltando novamente ao GWT, imagine escrever uma fonte java parecido com AWT. A tela, depois vem um programa e transforma isso em HTML e Javascript, além de uma versão própria para cada navegador.

Você provavelmente pensaria: que chato, onde fica a diversão então? Que nada, você dirá: uau, funciona!

Programadores Java, vamos conquistar a web! Siga as redes sociais da The Developer's Conference e acompanhe as novidades do maior evento de TI. Estamos no Twitter, Facebook, LinkedIn e Instagram.

Comentários

E a diversão? Fica por conta de continuar precisando escrever CSS e de tratar as diferenças dos browsers ao dispor visualmente os elementos. Como sempre foi. :)
Muito bom o primeiro post a respeito do GWT a idéia foi boa, uma introdução bem informal não assustando os leitores.
Acredito que a idéia seja essa, aos poucos você vai arregaçando as mangas :)
Unknown disse…
Realmente essa "sacada" de transformar o Java em JavaScript é o grande diferencial do GWT. Outra vantagem GWT, assim como no JSF, é o "apelo" em componentes visuais (UI), permitindo que vc crie/utilize extensões terceiras (como GWT Ext, SmartGWT e outros) ganhando muito em produtividade!
Wagner Santos disse…
Grande Eder !!!

Bem interessante o post, por conta do Browser Wars, acabei adepto de bibliotecas como jQuery, EXT JS, etc...
Agora o contrário é interessante tb,, chamada de funções Java em JS com DWR ;-)
Abraço e sucesso !!
Yara Senger disse…
Grande Glaucio,

Muito legal seu post/colaboração valiosa no nosso blog colaboritvo. GWT está realmente se tornando cada vez mais importante e popular.

Depois de ter presenciado diversas "aulas espontâneas do prof. Glaucio" sobre Flex, Ajax, e afins, lendo seu texto da para imaginar você falando isto tudo.

É ótimo saber a sua opinião sobre GWT e vou tomar a liberdade de dar a minha opinião, não da perspectiva técnica, mas da perspectiva de alguém que se pergunta: eu preciso mesmo ler, aprender, testar GWT ?

Estive no evento Google Developer Day e na apresentação do Google Wave, eles falaram bastante sobre GWT e o que podia ser criado com GWT, ou seja... se Google Wave deslancha fortalece o GWT, e vice versa.

Imagino que também seja possível fazer deploy de aplicações com GWT no Google App Engine, e de novo o sucesso de um projeto puxa o outro...

Não quero assumir que GWT vai ter sucesso porque é da Google, mas acho importante ficar atento e acompanhar esta tecnologia porque faz parte de uma estratégia maior.

Bom, além disto, é interessante notar o número de instrutores e amigos que se empolgam com GWT, como o Eder Magalhães, autor do minicurso de GWT referenciado por você.

Muito obrigada!

[]s
Yara

Mais referências:
Mini Cobertura do Google Developer Day:
http://www.globalcode.com.br/site/noticias/painel.seam?chave=GoogleDeveloperDay2009

Entrevista com Pamela Fox e Mike Repass da Google sobre Google App Engine:
http://www.globalcode.com.br/site/noticias/painel.seam?chave=EntrevistaPamelaMikeGoogle
Digão disse…
Mexi muito pouco com a ferramenta, mas fui na estreia do Mini-curso de GWT na Globalcode, muito bom o MC, o conteúdo passado mostrou a utilidade da ferramenta. Para aqueles q não foram, quando tiver novamente não perca tempo.

Postagens mais visitadas deste blog

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad...

NIO.2 do Java 7: uma nova API do Java para file system

Uma das novidades mais importantes e aguardadas do Java 7 foi a NIO.2, a nova API para a manipulação I/O com Java. A NIO.2, também conhecida como JSR 203 , disponibiliza um conjunto de novos componentes, projetados para melhorar caracterísiticas de I/O com Java como por exemplo: uma nova API para o acesso e manipulação de conteúdo do file system (sistema de arquivos); outra API para operações assíncronas com I/O; e a atualização da API para comunicação via sockets ( channel sockets ).   O Java, antes da versão 7, tratava a manipulação do sistema de arquivos de forma primitiva. O programador tinha de trabalhar com a classe File para representar arquivos e/ou diretórios, com um número escasso de funcionalidades. Uma operação simples como copiar um arquivo demandava um código relativamente grande. Outras funcionalidades triviais, como por exemplo o uso de links simbólicos, não eram suportadas. Esses são alguns dos motivos para justificar o uso de bibliotecas terceiras...

TDC BUSINESS, chega a São Paulo com novas trilhas de Inteligência Artificial e Inovação

Maior conferência de profissionais de tecnologia do Brasil abordará temas em alta no momento como, por exemplo, Inteligência Artificial, Segurança, Ciência de Dados e Inovação O TDC BUSINESS, a 17° edição do The Developer's Conference na cidade de São Paulo, que acontece entre os dias 19 e 21 de Setembro, reunirá profissionais e especialistas da área para troca de experiência, compartilhamento de conteúdos e networking. Com o tema central: “Tecnologia para negócios transformadores”, o evento será totalmente híbrido, ocorrendo presencialmente no espaço Pro Magno, e com transmissão simultânea e atividades de network pela internet. A expectativa é reunir mais de 14.000 pessoas, somando a participação presencial e online.   Segundo Yara Mascarenhas, Fundadora e Host do Evento, “nosso objetivo com o TDC é inspirar a colaboração entre os profissionais e empresas para construir uma nova realidade para o mercado de TI.  Vamos juntar tecnologia e negócios com as trilhas técnicas...

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op...

Java no mundo das Telecomunicações

Este é meu primeiro post aqui no blog e gostaria de dizer que estou muito feliz em também poder contribuir com esta grande (e crescente) família Globalcode. Vou começar escrevendo aqui sobre um tópico pouco explorado no universo Java: o seu uso no mundo das telecomunicações. Vários de vocês podem ter trabalhado em projetos para empresas de telecom utilizando a tecnologia Java. Eu mesmo já participei de alguns, implantando sistemas de tarifação, faturamento, CRM e cobrança. Mas o objetivo deste post é um pouco diferente: estou falando do uso de Java na própria rede de telecom. Como vocês podem imaginar, esta rede que permite que ligações telefônicas sejam feitas de seu celular ou aparelho fixo é um tanto quanto complexa, lidando com aspectos como roteamento, bilhetagem, roaming , etc. E o Java está presente neste cenário também. Para provar que não estou mentindo, abram o site do JCP e cliquem no link "JSRs by Technology". Observem que uma das categorias lista é a JAIN ( Jav...