Pular para o conteúdo principal

Devoxx4Kids São Paulo - Brasil - 2015

Será nos dias 7 e 8 de março, a segunda edição brasileira do Devoxx4Kids!

Um final de semana cheio de diversão e aprendizado.

O Devoxx4Kids é um evento de tecnologia destinado ao público jovem, que busca ensinar programação e um pouco de eletrônica para as novas gerações, de uma maneira mais descontraída e cheia de diversãox.

Esta edição traz novidades:
  • 02 dias de eventos.
  • 12 workshops, com 3 horas de duração cada um.
  • 06 tecnologias diferentes: Scratch, Minecraft Modding, KODU, Greenfoot, Robótica com Arduino e Google Coder.
  • Níveis iniciantes e intermediário para atender crianças a partir de 7 anos e jovens a partir de 12 anos de idade.
Conheça aqui um pouquinho das tecnologias que as crianças e jovens poderão praticar:

GOOGLE CODER
Coder é um projeto de código livre, aberto que transforma um Raspberry Pi em uma plataforma simples para ensinar conceitos básicos de construção para a web. Novos programadores podem criar pequenos projetos em HTML, CSS, Javascript e, e ainda acessar os painéis de internet das coisas.


SCRATCH 
Programar histórias próprias e interativas, jogos e animações de forma simples e compartilhá-las online. O Scratch é uma iniciativa gratuita, que tem como finalidade ensinar programação e fundamentos de matemática para crianças. Scratch: Programar histórias próprias e interativas, jogos e animações de forma simples e compartilhá-las online. O Scratch é uma iniciativa gratuita, que tem como finalidade ensinar programação e fundamentos de matemática para crianças.


GREENFOOT
Um software livre e gratuito que ensina crianças a programar para celulares, através de joguinhos, e combina um framework para desenvolvimento em Java, com um ambiente de desenvolvimento integrado








KODU
Programe seu jogo usando o Laboratório de Games Kodu. Em poucas horas você irá criar um jogo 3D que será capaz de rodar tanto no seu computador quanto no Xbox. De um modo divertido e lúdico, você irá programar o cérebro dos personagens fazendo com que eles analisem situações e tomem decisões.
AppStudio é uma ferramenta online onde é possível criar o seu aplicativo para celular e tablet em apenas 4 passos. Se quiser ir mais avançado você poderá baixar o código fonte e continuar a programação no Visual Studio.






ROBÓTICA COM ARDUINO
Os primeiros passos na introdução sobre Arduino e Automação Residencial com hardware e software livres! 
Mais ou menos como se você estivesse posicionando brinquedos sobre uma grande mesa, mas definindo regras de interação para cada um deles.






MINECRAFT MODDING

Ensina o participante a possibilidade do "mod" (de modificar) o seu jogo favorito, em Java, através do ambiente Eclipse. O participante poderá modificar os comandos originais do Minecraft, fazendo o jogo se comportar de forma diferente, conforme sua criatividade.


EMPREENDEDORISMO


Neste workshop, ministrado por professoras do Colégio Visconde de Porto Segurovamos ajudar os jovens a criar e apresentar um protótipo inovador e criativo!
Chindogu é a arte de criar engenhocas para resolver os problemas do dia-a-dia. Porém, existem diversas regras para inventar um produto baseado nessa abordagem, proposta por Kenji Kawakami nos anos 80.
Utilizando diversos materiais recicláveis, as equipes criarão os seus produtos, conciliando tempo, prazo e recursos disponíveis. Na sequência, os apresentarão por meio de pitch (apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse pelo seu produto / serviço / ideia).




Se o seu filho e amigos gostam de computadores, jogos, brinquedos eletrônicos e é bem focado, não deixe-o de fora!

Acesse o site do evento, lá você poderá acompanhar a programação dos workshops e detalhes de seu conteúdo, horários, valores e realizar as inscrições online: http://www.globalcode.com.br/eventos/devoxx4kids/saopaulo-2015

Se você não imagina como é um evento destes, veja algumas fotos da edição do Devoxx4Kids São Paulo 2014 e também o vídeo:



Uma realização da
Globalcode, empresa que promove treinamentos e eventos na área de T.I., com o apoio da comunidade SOUJava e o patrocínio da PayPal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad

Muitas vagas, otimismo e sensação de reaquecimento da economia

2010 começou cedo, contrariando a expectativa que muitos Brasileiros tem de "O ano começa mesmo depois do carnaval".  Embora o inicio do ano tenha sido "repleto" de catástrofes naturais e muita chuva aqui no Brasil, no campo profissional o otimismo está evidente, as pessoas estão cheias de energia e boas perspectivas em relação as oportunidades de JavaEE 6 e muitas outras tecnologias. Mas, parece que não são somente as pessoas que estão otimistas, os anúncios de vagas voltaram a crescer, empresas anunciando boas vagas, ou grandes quantidades de vagas, refletindo o que podemos chamar de "Otimismo corporativo" . Veja algumas empresas que anunciaram vagas: IBM SpringSource   Yahoo!  Elumini   Cyberlynxx   Google Kaizen SPC Brasil Se em 2009, um ano de crise fizemos tudo isto , imagine em 2010. E você está preparado ?  Está otimista ? []s Yara http://twitter.com/yarasenger http://twitter.com/globalcode

Melhorando Performance de JPA com Spring Web Flow

No TDC2009 realizado pela Globalcode em São Paulo foi apresentado um Lightning Talk sobre um problema específico de performance em aplicações Web com JPA e uma possível solução usando o Spring Web Flow . Num período de 15 minutos, os slides a seguir foram apresentados e seguidos de alguns vídeos de demonstração de uma aplicação Web em execução. Melhorando performance do JPA com Spring Web Flow View more presentations from Dr. Spock . Nesta apresentação foi dito que temos encontrado problemas de performance em aplicações Web que utilizam as tecnologias JSF + JPA + Ajax quando precisamos gerenciar um contexto de persistência (EntityManager). Estes problemas se manifestam quando aplicamos uma resposta errada para a pergunta: Como gerenciar o contexto de persistência numa aplicação Web? Se as aplicações não usam Ajax e limitam-se ao modelo orientado a requisições, a solução mais comum é o uso do design pattern chamado "Open Session In View Filter". Através deste design

Dica rápida: Apagando registros duplicados no MySQL

Ola pessoal, Sei que vocês estão acostumados a ver posts meus sobre tecnologia móvel ou algo relacionado, mas hoje vou falar sobre um pequeno "truque" que usei esse final de semana com o MySQL. Eu estava desenvolvendo o lado servidor de uma nova aplicação mobile (ahh, então "tem a ver" com mobile hehe), e quando fui fazer alguns testes percebi que tinha quase 7 mil registros duplicados (!!!) na minha base de dados! Bom, o meu primeiro reflexo como programador foi pensar em fazer um "programinha" Java para buscar e deletar todos esses registros duplicados. Mas ai, resolvi tirar as teias de aranha dos neurônios e usar os vários anos de experiência que passei com SQL e criar uma query que fizesse esse trabalho todo de uma vez!! E a query ficou assim: delete from TABLE_NAME USING  TABLE_NAME, TABLE_NAME  AS  auxtable WHERE   ( NOT  TABLE_NAME.id  =  auxtable.id ) AND   ( TABLE_NAME.name  =  auxtable.name ) Explicação direta: TABLE_NAME

JavaMail: Enviando mensagem HTML com anexos

Introdução Depois do post "JavaMail: Enviando e-mail com Java" , que apresentava como enviar um e-mail com Java, resolvi complementar a assunto apresentando como enviar uma mensagem formatada, em HTML , e também como realizar o envio de anexos. Bibliotecas Além da biblioteca JavaMail, veja mais no post anterior , é necessário incluir o JavaBeans Activation Framework (JAF), apenas se a versão utilizada for anterior ao JSE 6.0 , que já tem o JAF incluso. O JAF está disponível em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index-135046.html , e neste download encontramos, alguns exemplos na pasta demo , documentação, incluindo javadocs, na pasta docs e a biblioteca activation.jar , que deve ser acrescentada no classpath da aplicação para versões anteriores ao JSE 6.0. Exemplo Primeiramente devemos realizar a configuração da javax.mail.Session e da javax.mail.internet.MimeMessage , estes passos podem ser vistos no post anterior . Agora vamos montar um

Devo fazer um curso ou ler um livro?

Acredito que todos os instrutores ou professores, independentemente da área, escola ou centro de treinamento, já devam ter recebido essa pergunta alguma vez na vida: devo fazer um curso ou ler um livro? Para responder a essa pergunta, precisamos avaliar os prós e contras de cada opção. Trabalho com treinamento há algum tempo e, hoje, recebi essa pergunta de um aluno. Não adianta responder a ou b sem argumentar, demonstrando as opções conforme a situação do aluno. O conteúdo, a forma de transmissão e a capacidade de assimilação do indivíduo são chaves para haver benefício maior de aprendizado. Tanto em um bom curso quanto em um bom livro, o conteúdo é a premissa básica . Por conteúdo entendemos: se está organizado; se respeita pré-requisitos; se promove o aprendizado guiado e incremental; se aborda de forma satisfatória os principais pontos; se tem bom balanço entre teoria, exemplos e prática (favorecendo exemplos e prática); se tem como premissa a acessibilidade possível (e cabível) pa