Pular para o conteúdo principal

Embraer: Arquitetura de Referência para Construção de Software

Não obstante a tecnologia Java fornecer amplo espectro de possibilidades que norteiem a implementação de um ambiente estável e produtivo para desenvolvimento de software, muitas empresas são surpreendidas em meio a situações difíceis no que tange a problemas com as aplicações concebidas.

Basicamente, os problemas estão relacionados à insuficiente investigação no potencial da tecnologia (Java, frameworks e ferramentas) que, somado aos apertados prazos de entrega, resultam em soluções imediatistas que em pouco tempo já apresentam as tão conhecidas 'dores de cabeça' pós-implantação.

Há muitos anos a Globalcode recebe inúmeros contatos de clientes, solicitando para os apoiarem na solução destes problemas. Assim, em 2007, disponibilizamos para o mercado corporativo um serviço destinado à análise, identificação e recomendações para validar ou corrigir práticas de programação e/ou uso inadequado da tecnologia. O serviço denomina-se "Análise e Diagnóstico de Ambiente de Desenvolvimento Java" e tem como objetivo analisar a questão sobre a trilogia formada por tecnologia, recursos humanos e metodologia; com o objetivo de otimização e obtenção de melhor qualidade, desde o requisito até o ambiente de produção, dez diferentes componentes são analisados, mapeados e estruturados em uma documentação clara, objetiva e pragmática, orientando sobre medidas (de curto, médio e longo prazo) a serem adotadas com base em um plano de ação (incluindo a transferência de conhecimento).

Logo após, derivou-se deste serviço outra linha de abordagem, direcionada para as corporações que tinham planos para implantarem a plataforma Java, mas não dispunham de bagagem técnica, prazo ou pessoal suficiente para empreender este desafio. E assim nasceu o produto 'Java Enterprise Treinamentoring' que inicia por uma análise do cenário de negócio atual e identificação de onde se pretende chegar com a nova arquitetura (aplicabilidade).

A partir daí, os consultores concebem a arquitetura de referência, documentam, desenvolvem um aplicativo de referência para exercitar a nova arquitetura e treinam a equipe responsável no cliente.

Desde então, empresas do ramos petrolífero, turístico, farmacêutico e serviços de internet têm sido beneficiados com a contratação desta modalidade exclusiva de consultoria, culminando atualmente com uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, a Embraer, que há mais de 40 anos vem contribuindo para integrar o mundo pela aviação.

Desde meados de março a Globalcode está trabalhando em um projeto de implantação da arquitetura de referência para o ambiente de desenvolvimento de software em Java, comandada por Marcio Monteiro (Arquiteto de soluções da Embraer) e Vinicius Senger, pela Globalcode. Neste projeto, destaca-se também a inclusão da metodologia ALM (application lifecycle management), para monitoração, controle e gestão do processo de construção de software.

Em todos os projetos anteriores com outros clientes, a equipe Globalcode apresentou propostas de arquiteturas, concebidas com base nos levantamentos realizados, o que já permitiu estabelecer um acervo de mais de doze modelos referenciais, incluindo aquele que já havia sido pré-definido pela equipe de tecnologia de TI da Embraer.

Esse acervo inclui combinações de diversas tecnologias padrão Java EE com frameworks e ferramentas open source de qualidade comprovada no mercado. Alguns exemplos de tecnologias utilizadas são:

* JSF e RichFaces (View)
* JPA e Hibernate (persistência)
* JMS, EJB e Spring
* Maven (construção de código)
* Nexus (gerenciamento de bibliotecas)
* Subversion (controle de versões)
* Hudson (integração contínua)
* RedMine (gerenciamento de projeto e rastreamento de bugs)

Waldir U. Hadad
Diretor Comercial
Globalcode

Comentários

Entre as tecnologias utilizadas, só discordo do Subversion. O Git realmente oferece muitas vantagens além do SVN, mesmo se a equipe não for distribuida.

Postagens mais visitadas deste blog

10 reasons why we love JSF

1. One-slide technology: it's so simple that I can explain basic JSF with one slide. 2. Easy to extend: components, listeners, render kit, Events, Controller, etc. 3. Real-world adoption: JBoss, Exadel, Oracle, IBM, ... 4. Architecture model: you can choose between more than 100 different architecture. 5. Open-mind community: using JSF you are going to meet very interesting people. 6. We are using JSF the last 5 years and we found very good market for JSF in Brazil 7. Progress: look to JSf 1.1 to JSF 1.2, JSF 1.2 to JSF 2.0. People are working really hard! 8. Many professionals now available 9. It's a standard. It's JCP. Before complain, report and help! 10. Ed Burns, spec leader, is an old Globalcode community friend! EXTRA: My wife is specialist in JSF. She's my F1 for JSF :) Nice job JSF community! -Vinicius Senger

O que é Lógica de programação?

Este é o segundo de uma série de posts voltados aos leitores do blog que estão dando início à carreira de desenvolvimento de software. O assunto de hoje é a lógica de programação. Para ler antes: Entendendo como funciona a programação de computadores: linguagens de programação, lógica, banco de dados A lógica de programação é um pré-requisito para quem quer se tornar um desenvolvedor de software, independente da linguagem de programação que se pretende utilizar. Mas o que é de fato a Lógica de Programação e como saber se eu tenho esse pré-requisito? A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado. Para criar essa organização, instruções simples do programa, como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador, são interconectadas a estruturas lógicas que guiam o fluxo da execução do programa. Isso é muito próximo ao que usamos em nosso cotidiano para realizar atividad...

NIO.2 do Java 7: uma nova API do Java para file system

Uma das novidades mais importantes e aguardadas do Java 7 foi a NIO.2, a nova API para a manipulação I/O com Java. A NIO.2, também conhecida como JSR 203 , disponibiliza um conjunto de novos componentes, projetados para melhorar caracterísiticas de I/O com Java como por exemplo: uma nova API para o acesso e manipulação de conteúdo do file system (sistema de arquivos); outra API para operações assíncronas com I/O; e a atualização da API para comunicação via sockets ( channel sockets ).   O Java, antes da versão 7, tratava a manipulação do sistema de arquivos de forma primitiva. O programador tinha de trabalhar com a classe File para representar arquivos e/ou diretórios, com um número escasso de funcionalidades. Uma operação simples como copiar um arquivo demandava um código relativamente grande. Outras funcionalidades triviais, como por exemplo o uso de links simbólicos, não eram suportadas. Esses são alguns dos motivos para justificar o uso de bibliotecas terceiras...

TDC BUSINESS, chega a São Paulo com novas trilhas de Inteligência Artificial e Inovação

Maior conferência de profissionais de tecnologia do Brasil abordará temas em alta no momento como, por exemplo, Inteligência Artificial, Segurança, Ciência de Dados e Inovação O TDC BUSINESS, a 17° edição do The Developer's Conference na cidade de São Paulo, que acontece entre os dias 19 e 21 de Setembro, reunirá profissionais e especialistas da área para troca de experiência, compartilhamento de conteúdos e networking. Com o tema central: “Tecnologia para negócios transformadores”, o evento será totalmente híbrido, ocorrendo presencialmente no espaço Pro Magno, e com transmissão simultânea e atividades de network pela internet. A expectativa é reunir mais de 14.000 pessoas, somando a participação presencial e online.   Segundo Yara Mascarenhas, Fundadora e Host do Evento, “nosso objetivo com o TDC é inspirar a colaboração entre os profissionais e empresas para construir uma nova realidade para o mercado de TI.  Vamos juntar tecnologia e negócios com as trilhas técnicas...

TDC ONLINE: SUA PLATAFORMA DE PALESTRAS GRAVADAS DO TDC DISPONÍVEL

Além do conteúdo ao vivo transmitido online nas edições do TDC, agora você pode ter acesso à centenas de palestras gravadas, através da nossa nova plataforma de vídeos - o TDC Online, que reúne todas as Trilhas premium, Stadium e Salas dos Patrocinadores das edições anteriores de 2022, TDC Innovation e TDC Connections.  Para acessar, basta clicar na edição em que você participou ( TDC Innovation ou TDC Connections ); Fazer o mesmo login (com e-mail e senha) cadastrados na hora de adquirir ou resgatar o seu ingresso no TDC; E clicar na Trilha de sua opção, e de acordo com a modalidade do seu ingresso. Logo em seguida, você será direcionado para a seguinte página com a lista de todas as palestras por Trilha: Pronto! Agora você tem acesso à centenas de palestras gravadas da sua área de interesse, para assistir como e quando quiser! Caso tenha esquecido a senha, clique na opção "Esqueci a senha" , insira o e-mail que você realizou para o cadastro no evento, e aparecerá a op...

Java no mundo das Telecomunicações

Este é meu primeiro post aqui no blog e gostaria de dizer que estou muito feliz em também poder contribuir com esta grande (e crescente) família Globalcode. Vou começar escrevendo aqui sobre um tópico pouco explorado no universo Java: o seu uso no mundo das telecomunicações. Vários de vocês podem ter trabalhado em projetos para empresas de telecom utilizando a tecnologia Java. Eu mesmo já participei de alguns, implantando sistemas de tarifação, faturamento, CRM e cobrança. Mas o objetivo deste post é um pouco diferente: estou falando do uso de Java na própria rede de telecom. Como vocês podem imaginar, esta rede que permite que ligações telefônicas sejam feitas de seu celular ou aparelho fixo é um tanto quanto complexa, lidando com aspectos como roteamento, bilhetagem, roaming , etc. E o Java está presente neste cenário também. Para provar que não estou mentindo, abram o site do JCP e cliquem no link "JSRs by Technology". Observem que uma das categorias lista é a JAIN ( Jav...